Vinho da semana – Gadais Père et Fils – Muscadet Sèvre et Maine

Muitas pessoas me pediram para dar dicas de vinhos que eu gosto, e vou tentar fazer isso pelo menos uma vez por semana… O vinho desta semana é um que eu amo muito! Um vinho branco, excelente para dias quentes e para bebericar batendo papo!

A Muscadet, também conhecida como Melon de Bourgogne,  é uma uva pouco conhecida e explorada aqui no Brasil, o que é uma pena, pois produz alguns vinhos sensacionais no Vale do Loire, na França (aquela região dos castelos, sabe?) Ela é uma uva que produz vinhos secos, leves, com um acentuado toque mineral. É uma excelente forma de fugir dos super conhecidos e já batidos Chardonnay e Sauvignon Blanc (come on people, tá na hora de tomar umas coisas diferentes, néam?)

Vinho branco francês - Muscadet

 

(Olha a carinha dele aí)

O Gadais Père et Fils  é um excelente vinho para beber sozinho, sem harmonização, na beira da piscina, como dizia um professor meu de enologia (ai, que chique!), mas é combinado com alguns frutos do mar, principalmente ostra, que ele mostra toda a sua personalidade. Ele também vai bem com outros tipos de frutos do mar, como mexilhão, lula e até com alguns peixes… com ceviche também fica tudo! Uma tarde de sábado de calor, com ostras frescas abertas na hora, só com um limãozinho e uma garrafa deste vinho geladinho… Felicidade define! Ah! Quem precisar de dicas de lugares para comprar ostra fresca em SP, eu conheço um ótimo e que ainda entrega em casa, pergunte-me como! (rs!)

vinho que combina com ostras frescas

(Última festa da ostra na casa da minha sogra, regado a muito Muscadet!)

Cuidado quando forem comprar, pois muitos atendentes de vinhos, que deviam estudar um pouco mais, confundem esta uva com a Muscat, uva que produz alguns vinhos de sobremesa muito bons… Quando for comprar, diga que está procurando o Muscadet, vinho seco, que vai bem com ostras, para ver se eles entendem!

Ah! Decidi que não vou dar nota para os vinhos porque acho um critério meio furado… é muito influenciável pelo momento, pela companhia, temperatura do vinho, harmonização… Só vou dizer se gosto ou não e porque… e aí cada um que prove e veja se tem o gosto parecido com o meu! (Críticas também são bem-vindas, gosto da discussão!)

O que mais gosto deste vinho: Ele é fácil de beber, agradável, até quem não está muito acostumado com vinho branco vai gostar! Porém, bem diferente dos vinhos brancos que tomamos normalmente.

O que não gosto muito: Ele é um pouco difícil de encontrar aqui em SP, e o preço também é um pouquinho alto! Mas vale cada centavo!

É um vinho para degustar, saborear, beber com calma, baixinho, tipo a Bossa Nova (ãhn?)

Gadais Père et Fils – Muscadet Sèvre et Maine

Onde encontrar: Eu sempre compro na Grand Cru dos Jardins – Rua Bela Cintra, 1799 – (11) 3062-6388

Quanto custa: R$ 70

Se os atendentes da Grand Cru disserem que não tem, ou que não trabalham com este vinho, insista! De todas as vezes que eu comprei, eles disseram isso e depois veio alguém mais experiente e achou o vinho! Eu já sei até onde ele fica na loja, se quiser eu vou com vocês comprar! Ah! E pode me convidar para uma taça depois que eu aceito!