Vinheria Percussi: Comida Italiana Clássica em Pinheiros

Há algumas semanas, fomos convidados para conhecer a Vinheria Percussi.

vinheria percussi

O restaurante, que já tem mais de 30 anos, é um marco da cozinha clássica italiana em São Paulo. Os irmãos Lamberto e Silvia, filhos dos fundadores, comandam, respectivamente, a carta de vinhos e a cozinha do restaurante que leva o sobrenome da família.

+ Veja o que fazer em São Paulo esta semana +

Fomos visitar a Vinheria Percussi em uma quinta a noite e encontramos o restaurante cheio, porém isso não fez com que o atendimento perdesse a qualidade. Fomos extremamente bem recebidos e atendidos por garçons simpáticos e muito atenciosos.

A Vinheria Percussi é um restaurante clássico sem ser antiquado e isso também se revela no ambiente. Salão mais escurinho, com montagem de mesa clássica e apesar de receber muitos executivos e reuniões de negócios, a atmosfera do restaurante é bem romântica, perfeita para casais em comemorações.

vinheria percussi restaurante
Ambiente da Vinheria Percussi

 

Nós fomos provar o “Menu I Classici” e apesar dessa opção não estar mais disponível, deu para saber como é a comida do restaurante e tivemos uma boa amostra do que deve ser todo o restante do menu da Vinheria Percussi.

O menu que provamos custava R$ 90 com couvert, entrada, prato e sobremesa e mesmo que ele já tenha acabado, sempre tem novidades no menu da Vinheria Percussi.

Começamos com um vinho delicioso da região de Abruzzo, o Montepulciano d’Abruzzo Terrana DOC 2014 Fattoria Nicodemi (R$ 120). Um vinho leve, fresco, de taninos agradáveis, sem passagem por madeira e que combinou perfeitamente com as massas que pedimos.

vinheria percussi cardápio
O vinho que pedimos, escondido atrás das taças

 

Não nos agradou muito o couvert, que veio com os pães frios e um pouco ressecados.

vinheria percussi menu
O couvert da Vinheria Percussi

 

Em seguida, a entrada também não foi a grande estrela da noite. A opção do nosso cardápio era a Salada Caprese, com mussarela de búfala orgânica e tomates frescos.

vinheria percussi endereço
Salada Caprese

 

Feita com bons ingredientes, a Caprese tinha uma apresentação com um quê de antiquada e não condizia com todos os outros pratos que nos foram apresentados. Acredito que a nossa expectativa fosse maior em relação a este prato.

Porém, quando recebemos nossos pratos de massa, deixamos a percepção do couvert e da Caprese para trás e entendemos a verdadeira vocação da Vinheria Percussi: as massas são ótimas.

+ Conheça o Ecully, um bom restaurante francês em São Paulo +

Eu pedi o Spaghetti all’amatriciana, com tomates, panceta, cebolas douradas e queijo de ovelha.

vinheria percussi veja sp
Delicioso Spaghetti all’amatriciana

 

Recebi uma massa deliciosa. Spaghetti gostoso, cozido à perfeição. O molho all’amatriciana tinha muita personalidade, com um molho de tomate apurado e sabor intenso dos outros ingredientes.
Um prato de sabores muito intensos e bem desenvolvidos, daqueles que você não quer desperdiçar nem uma gota de molho.

O Thiago foi no clássico Spaghetti alla Carbonara, feito com ovos caipiras, panceta e queijo de ovelha.

vinheria percussi grubster
Carbonara super cremoso, um arraso!

 

Deixe de lado toda a polêmica envolvendo os ingredientes e a forma correta de se fazer um carbonara e se jogue neste prato da Vinheria Percussi. É maravilhoso, um carbonara muito bem feito, desses pratos que te fazem muito feliz.

Thiago e eu tivemos dificuldades em nos mantermos com um só prato e fizemos uma troca troca constante de pratos. Não deu para decidir qual foi o melhor, mas na dúvida, fique com os dois!

Ficamos muito felizes que a sobremesa seguiu a boa linha dos pratos. A nossa era uma degustação de três clássicos: Babá al rum, Cannoli & Crème Caramel.

vinheria percussi preço
A foto está ruim, mas este pudim…ai, ai, ai.

 

Eu não sei se eles tem estes três itens no cardápio tradicional, mas caso tenham, não deixe de provar o Crème Caramel, uma versão européia do nosso querido Pudim de Leite. Estava macio, leve, sedoso, com açúcar na medida, delicioso. Uma baita de uma sobremesa!

+ Chou: boa comida e ambiente romântico +

Os outros dois, Babá al rum e Cannoli também estavam ótimos. Mas o pudim não tem concorrência entre as sobremesas, acredite!

O café, Lavazza, é servido com uns docinhos deliciosos, incluindo macaron e um ótimo suspiro!

vinheria percussi restaurante sp
Docinhos para acompanhar o café

 

Apesar de um começo de refeição um pouco vacilante, a experiência na Vinheria Percussi foi ótima.
As massas e as sobremesas deram um show e nos deixaram bastante satisfeitos.

Ah! É legal saber que um restaurante tão consolidado se preocupa genuinamente com a opinião dos clientes. No final da refeição, fomos encorajados pelo garçom a responder um cartão de comentários, que segundo ele, é lido pelo próprio Lamberto. Uns dias depois, recebi por e-mail uma resposta aos comentários e um agradecimento. Dei uma olhada pela Internet e vi que eles não fizeram isso porque eu tenho um blog, é uma prática comum da casa. Ouvir o cliente, certamente uma das razões para existirem há tantos anos!

Então, se você gosta de restaurantes clássicos e está procurando um lugar legal para comer boas massas em São Paulo, considere a Vinheria Percussi. E depois me conta o que achou, é claro!

Vinheria Percussi (http://www.percussi.com.br/)
Rua Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, SP – (11) 3088-4920 – Metrô mais próximo: Fradique Coutinho (500 m).
Segunda, das 12h às 15h; terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábados, das 12h às 16h30 e das 19h a 0h e domingos, das 12h às 16h30.
O restaurante não é barato, mas vale a pena para uma comemoração especial.

 

Já foi na Vinheria Percussi? Me conta quais são seus pratos preferidos de lá.

*A equipe do Magali Viajante conheceu o restaurante a convite da Vinheria Percussi, porém toda a experiência relatada aqui é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Quer conhecer a cena gastronômica paulista? Reserve o seu hotel em São Paulo por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,TwitterYouTube, BlogLovin e Pinterest. Segue lá!

2 comments

  • Um grande prazer recebê-los! Esperamos que retornem em breve, pois serão sempre muito bem-vindos em nossa casa (assim como seus leitores)! Em tempo, o Pudim de Leite está no menu à la carte também, acompanhando um delicioso crème brûlée de café, na sobremesa Latte & Caffè.

    Abraço!

    • Oi, Lamberto,

      Que delícia ler o seu comentário! Voltaremos com certeza, obrigada por ter nos proporcionado uma noite tão gostosa.

      Fiquei feliz em saber que o pudim está no menu, não vejo a hora de prová-lo novamente.

      Um grande abraço

Comments are closed.