Um Dia em Valparaíso: O Que Fazer na Cidade

Valparaíso, ou Valpo, para os mais íntimos, é uma cidade que sempre figura nos planos dos brasileiros visitando o Chile.

+ Faça um delicioso biscoito de gengibre e melado e mate a vontade de comer doce +

Também, pudera, a cidade fica perto de Santiago e é cheia de atrativos naturais e culturais. É Patrimônio Cultural da Humanidade e era uma das cidades favoritas do poeta Pablo Neruda.

Eu já estive duas vezes em Valparaíso e como a grande maioria dos brasileiros que vai até lá, passei apenas um dia na cidade, fazendo um bate-volta de Santiago até lá e combinando o passeio com a vizinha Viña del Mar.
Quem já passou mais tempo na cidade diz que vale muito a pena gastar uns diazinhos por lá. Mas se o seu roteiro está apertado e só dá pra dedicar uma tarde a Valparaíso, aqui neste post tem umas boas ideias do que você pode fazer por lá.

1. Casa La Sebastiana

la sebastiana valparaíso
A vista que o Neruda tinha a partir da sua casa, La Sebastiana

 

A La Sebastiana foi uma das casas de Neruda. O poeta mudou para lá no começo dos anos 60 em busca de uma vida mais tranquila, longe das perturbações de Santiago. Lá, viveu até 1973 e foi na casa que passou a sua última virada de ano, em 72.

Hoje a La Sebastiana é um museu e centro cultural que abriga parte da história da vida de Neruda.

Mesmo que você não queira entrar na casa e ir ao museu, vale dar uma passada na La Sebastiana para apreciar a incrível vista que se tem de Valparaíso lá do alto.
Muita gente diz que é a melhor vista da cidade e embora o museu seja pago, caso você queira visitar apenas os jardins e apreciar a vista, não pagará nada por isso.

2. Plaza de los Poetas

valparaíso chile
Valparaíso é pura poesia

 

A poucos passos de La Sebastiana está a Plaza de los Poetas, uma praça simples com estátuas de três poetas chilenos muito importantes: Pablo Neruda, Gabriela Mistral e Vicente Huidobro.

A pracinha não tem nada a mais do que as três estátuas, mas pode servir para te inspirar a ler as belas obras dos três poetas…

 

3. Caminhar pelas ruas de Valparaíso

valparaíso chile inverno
As casinhas coloridas de Valparaíso

 

Uma palavra que define muito bem Valparaíso é pitoresco! A cidadezinha é bastante pitoresca, com seus morros íngremes e casinhas coloridas por todos os lados.

Talvez esse tenha sido o passeio que eu mais gostei em Valparaíso (e é o que eu mais gosto em diversas cidades): andar pelas ruas sem rumo, vendo as casas, as pessoas, a vida passar.

Você vai descobrir uma cidade muito charmosa, cheia de cafés, centros culturais e cantinhos escondidos. E ainda dá pra tirar um monte de fotos e se encantar com as cores vibrantes de Valparaíso.
Mas sugiro que você faça isso morro abaixo, porque morro acima não tem pernas que aguentem.

 

4. Passar em uma das muitas lojinhas de artesanato

valparaíso cerro alegre
Uma das muitas lojinhas de souvenir de Valparaíso

Enquanto caminha por Valparaíso, especialmente no caminho da Casa Sebastiana até o Paseo Yugoslavo, você verá muitas barracas e lojinhas de souvenires.
Tem um monte de tranqueira, mas dá pra encontrar alguma lembrança legal da cidade. Eu tenho um ímã super bonito de Valpo que comprei em uma dessas lojinhas. Certamente você vai achar algo que goste!

5. Paseo Yugoslavo

paseo yugoslavo valparaíso
Paseo Yugoslavo: ótimo para caminhar e apreciar a vista

 

O Paseo Yugoslavo é uma grande área peatonal que dá acesso ao ascensor El Peral, a nossa próxima atração.
Mas antes de descer, gaste um tempo no Museo de Bellas Artes de Valparaíso e depois, encante-se com a vista que se tem lá de cima da Plaza Sotomayor, a mais importante da cidade.

Além da vista e do museu, também dá para ver alguns grafites e passear sem pressa e sem cansar, já que o paseo é plano.

+ Conheça a cidade de San Pedro de Atacama +

6. Descer pelo ascensor El Peral

valparaíso chile pontos turísticos
Olha a inclinação do funicular…

 

Quando chegar em Valparaíso, você perceberá que a cidade é uma verdadeira pirambeira. Morros e morros, um mais íngreme que o outro, não são nada convidativos para uma caminhada muito longa.

Provavelmente (e que é o mais indicado), você subirá até a parte alta da cidade de carro, mas tem um jeito bem mais interessante de descer.

O ascensor El Peral é um funicular usado pelos próprios moradores como transporte. Mas depois que ele foi descoberto pelos turistas, ele vive cheio de gente querendo descer o morro de um jeito divertido e autêntico.

Ele não é o único funicular da cidade – no total, Valparaíso conta com 16 deles, que fazem o transporte das pessoas dali.

O legal é saber que o El Peral é de 1901 e ainda tem a aparência dessa época. É um funicular simples, pequeno e sem tecnologia avançada. Ver o trilho inclinado antes de descer causa uma certa desconfiança, mas uma vez dentro dele, os 39 metros de diferença são vencidos facilmente.

É uma atração barata, original e muito interessante para se locomover na cidade.

 

7. Plaza Sotomayor

fotos de valparaíso
O imponente prédio da Armada do Chile, na Plaza Sotomayor

 

A Plaza Sotomayor, localizada no centro da parte baixa de Valparaíso, reúne dois importantes ícones da história do Chile: o  Monumento a los Héroes de Iquique e o Edifício Armada de Chile, do exército nacional.

Mesmo cheia de gente, barulhenta e confusa, a praça é linda. Dá para ter uma ideia de quão grande e importante já foi Valparaíso e ver uma face totalmente diferente da cidade. Saem os morros e as casinhas pitorescas e entram imponentes prédios históricos, com ruas com a cara da América Latina.

+ Assista o vídeo que fizemos em Valparaíso +

Termine o seu passeio por aqui, despeça-se da cidade e parta para o seu pr´oximo destino no Chile.

Se fizer como muitos brasileiros, a próxima parada será em Viña del Mar. Assista este vídeo para saber mais da cidade.

 

O meu passeio por Valparaíso foi curto e rápido, mas eu gostei bastante da cidade e essas atrações te garantirão uma boa visita de meio dia.

Você já foi para Valparaíso? Tem dicas da cidade? Deixe seus pitacos na caixa de comentários abaixo.

 

*A equipe do Magali Viajante viajou a convite da Adestinos Chile, porém toda a experiência relatada aqui é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Reserve o seu hotel em Valparaíso por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!

2 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *