Torta de Carne com Cerveja Escura | Magali Cozinha

Eu tenho um grupo de amigas que se reúne periodicamente para falar sobre assuntos interessantes.
Há algumas semanas, nos reunimos para saber mais de Hitchcock e como a sua obra estava diretamente ligada à gastronomia.
Nesta ocasião, a minha queridíssima amiga Cris Maccarone, que já colaborou aqui no blog dando dicas de fotos de comida, apresentou parte da sua tese de mestrado para nós, com o delicioso blog que criou para isso, o Degustando Hitchcock.

+ Confira as dicas da Cris para tirar fotos matadoras +

Cinema e gastronomia tem tudo a ver. Desde filmes que abordam o tema como linha central do enredo, como o recente Pegando Fogo, filmes com pratos icônicos, como a Sopa de Tartaruga de Festa de Babette e até documentários maravilhosos sobre comida, como o brilhante Chef´s Table, da Netflix.

O que eu não sabia (e que a Cris me ensinou) é que a obra do Hitchcock tivesse tantas referências, diretas ou não, à comida.
Ela fez disso sua tese de mestrado, traçando um paralelo entre o enredo dos filmes e pratos relacionados a eles.
O resultado deste panorama completo está no blog dela, o Degustando Hitchcock, em que ela apresenta todos os filmes de Hitchcock e sugere uma receita para cada um deles.

Pois no dia do nosso encontro, além do papo, ela também serviu uma deliciosa Torta de Carne com Cerveja Escura e um Bolo Inglês. Eu fiquei enlouquecida com os dois, de tão bons que eram.

Por isso, decidi reproduzir aqui em casa a receita dela e postar o resultado pra vocês. A Torta de Carne é deliciosa, fácil de fazer e fica perfeita para diazinhos mais frios, como os que tem feito agora. Excelente pedida para o jantar!

+ Veja o que você não pode deixar de comer em Maceió +

Torta de Carne com Cerveja Escura
(Rende oito pedaços)
torta de carne com cerveja preta
Ingredientes:

(Para a massa)
– 1  1/2 xícara de chá de farinha de trigo
– 100g de manteiga gelada
– 1 colher de chá de sal
– 1/4 de xícara de chá de água gelada

(Para o recheio)
– 500g de acém
– 1 cebola
– 1 cenoura
– 1 lata de cerveja escura (prefira as que tem pouco amargor)
– 1 colher de sopa de óleo
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1/2 xícara de água
– Sal
– Pimenta do reino

(Para pincelar)
– 1 gema
– 1 colher de sopa de água

Modo de Preparo:

Em um bowl, coloque a farinha de trigo e o sal. Corte a manteiga em cubinhos e junte à farinha. Misture com as pontas dos dedos até obter a manteiga desfazer e a massa obter a textura de uma farofa grossa.
Coloque aos poucos a água gelada, misturando somente até obter uma massa homogênea. Faça uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira.

torta de carne em pedaços
É assim que a massa tem que ficar antes de ir

Para o recheio, corte a carne, a cebola e a cenoura em cubos pequenos. Em uma panela grande, aqueça o óleo e sele a carne até que ela fique dourada. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Coloque a cenoura e tempere tudo com sal e pimenta.
Junte a cerveja e deixe a carne cozinhar em fogo médio até estar macia e o líquido ter quase secado.
Dissolva a farinha de trigo na água e junte na panela, para ajudar a espessar um pouco o molho. Cozinhe por mais uns 10 minutos, para perder o sabor de farinha crua.
Prove a carne e ajuste o sal e a pimenta, caso seja necessário. Desligue o fogo e deixe o recheio de carne esfriar.

torta de carne facil
Pega esse recheio!

Com um rolo, abra a massa bem fininha, com cerca de 0,5 cm de espessura. Unte um refratário de cerca de 20 cm de diâmetro com manteiga. Use cerca de 1/3 da massa para forrar o fundo e as laterais do refratário. Coloque o recheio, já frio. Abra o restante da massa e cubra a torta, pressionando bem a borda para o recheio não vazar.

Misture a gema com a água e pincele essa mistura em toda a superfície da torta.

Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 minutos ou até que a massa fique bem douradinha.

Tire do forno e sirva ainda quente!

+ Descubra todas as receitas que a Magali já fez até hoje! +

Essa torta fica tão deliciosa que nem precisa de acompanhamento. Dá pra você comer ela sozinha, assim que sair do forno.

Ah! Ficou curioso com o bolo inglês e as outras receitas da Cris? Então passa lá no Degustando Hitchcock pra conferir todas elas.

 

Depois tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *