Toronto: Como ir do aeroporto Pearson até o centro da cidade?

Uma das dúvidas mais recorrentes entre os viajantes, principalmente quando estão indo para uma cidade pela primeira vez, é como ir do aeroporto até o centro da cidade por um preço razoável.

+ Conheça a Chinatown e o Kensington Market em Toronto +

Isso porque normalmente os aeroportos ficam distantes dos hotéis e pontos turísticos e alguns tipos de transporte, como táxi, podem custar uma pequena fortuna que vai fazer você ter que tirar dinheiro de uma coisa mais interessante, como um passeio ou um restaurante.

Por isso, eu sempre recomendo que as pessoas pesquisem se há algum tipo de transporte público disponível. Nem sempre tem e nem sempre é bom, mas alguns, como o trem CPTM de Newark até Manhattan, valem a pena pelo preço. Falei sobre esse trem há algumas semanas, veja o post aqui.

Viajar para um país que tem boa estrutura nem sempre é garantia de bom transporte público, mas em Toronto é diferente. Por lá, os trens, ônibus e street cars realmente funcionam e é bem fácil (e barato) sair do aeroporto.

Chegando no aeroporto internacional, o Toronto Pearson, você terá diversas opções de transporte:

– você sempre pode alugar um carro, mas eu não recomendo essa opção se você for ficar na cidade. Toronto tem regras super rígidas para estacionar na rua e as regras de trânsito de lá são tão rígidas, que pode ser meio confuso dirigir na cidade para quem não está familiarizado

– você pode contratar um carro ou uma van particular para ir te buscar no aeroporto. Essa é uma opção muito conveniente e confortável, mas custa mais caro. Se você contratar antes, com horário pré-agendado, o serviço vai te custar perto de CAD100 (que dá mais ou menos R$ 255 reais, na cotação de hoje).
Eu recomendo que você use esse serviço caso tenha dinheiro sobrando, viaje com criança pequena, com muitas malas ou em qualquer situação que exija mais conforto. Eu recomendo o serviço da King Tours pra ir e voltar do aeroporto. Eles são super profissionais e você pode reservar aqui no blog mesmo (no final deste post) e ainda ganhar 10% de desconto

táxi/limo: o aeroporto de Toronto Pearson conta com o serviço de táxi da forma com conhecemos (com taxímetro), ou de limos, que são carros um pouquinho melhores que tem um preço fixo até a cidade. Ambos serviços custarão entre CAD 60 e CAD 85, dependendo da localização e trajeto + 15% de gorjeta

vans compartilhadas: são grandes vans que vão até o centro e os principais hotéis de Toronto. É uma boa opção, mas pode demorar pra chegar no seu destino. Vai que você dá o azar do seu hotel ser o último da rota… O valor é por pessoa e custa cerca de CAD 50.

Uber: o governo da província de Ontário cobra uma taxa extra de empresas que buscam passageiros no aeroporto, como o Uber. Por isso, não costuma valer a pena chamar um pra sair do aeroporto, pois provavelmente vai custar mais do que o táxi. Pra ir da cidade até o aeroporto, aí sim costuma ser uma boa opção. (Em tempo: o Uber funciona super bem em Toronto, com o mesmo aplicativo que você já tem instalado no seu celular. Recomendo!)

Ônibus: é a opção mais barata, mas também a mais demorada e menos recomendada para quem viaja com muitas malas. Você pode pegar o ônibus 192 Airport Rocket que vai direto do aeroporto até a Kipling Station, em aproximadamente 30 minutos. De lá, você pode pegar o metrô para o seu destino.
Atenção: a passagem do ônibus custa CAD 3,25, mas o motorista não devolve troco. Ou seja, você deve ter a quantia exata quando entrar no ônibus.

Ônibus executivo Toronto Aiport Express: este ônibus é um pouco mais confortável do que um comum, de linha, e liga o aeroporto até a Union Station, que fica perto de vários hotéis. A viagem demora cerca de uma hora e custa CAD 26.

Trem UP Express: essa foi a opção que eu escolhi e achei que valeu muito a pena pelo preço e qualidade do serviço. Vou contar um pouco mais pra vocês sobre essa experiência.

up express toronto
O trem é novo, limpo, confortável e seguro

 

O UP Express é um trem de superfície que foi inaugurado em 2015 e que liga o aeroporto Pearson a três estações de metrô de Toronto: Union Station, Bloor/Dundas e Weston.

O preço muda de acordo com a estação que você irá descer e custa CAD 5,30 para Weston, CAD 5,65 para Bloor e CAD 12 para Union Station.

Os trens saem do aeroporto a cada 15 minutos e a viagem dura cerca de 25 minutos até o destino final, que é a Union Station.
Ele funciona das 5h30 até à 01 da manhã.
Eu peguei o último trem e além de ser novíssimo, ele é confortável, seguro e com bastante espaço para acomodar as bagagens.

Ah! E não se preocupe: mesmo que você esteja viajando sozinho e precisar pegar o trem de madrugada, ele é bem seguro. Eu não me senti ameaçada em nenhum momento e vi várias mulheres sozinhas pegando o último trem.

Você pode comprar o ticket online para o dia de sua preferência, mas também é extremamente fácil comprar no aeroporto, no desembarque.
Existem várias máquinas nos diferentes terminais do Pearson em que você pode comprar os tickets em dinheiro ou cartão de crédito para serem usados até uma hora depois da compra. Ou seja, comprou, embarcou.

Eu li que os trens do UP Express costumam sempre estar vazios, então não se preocupe em não ter tickets disponíveis.

O meu voo de Newark até Toronto atrasou muito e eu cheguei por volta da meia noite no aeroporto. A sorte foi que eu desembarquei no Terminal 1, que é de onde sai o UP. Consegui pegar a bagagem, passar na imigração, comprar meu ticket às 0h34 e chegar até o trem a tempo. Esperei cerca de 10 minutos e ele saiu.

up express pearson airport
Olha o horário que comprei meu ticket. Sorte que consegui pegar o último trem, que saía à 1h.

Caso você chegue em outro terminal (mas espero que o seu tempo não seja tão curto quanto o meu), pode pegar o Link Train gratuito, que é um trem que conecta todos os terminais do aeroporto 24 horas por dia, 7 dias por semana. E fique tranquilo que o aeroporto é bem sinalizado e foi bem fácil de achar o UP Express.

Quando entrar no trem, é importante que você guarde o seu ticket, pois haverá um fiscal conferindo-o durante a viagem. Caso você não tenha ticket (que também é uma opção caso esteja com pressa), você pode entrar direto no trem e pagar lá dentro mesmo, somente com cartão de crédito, mas aí haverá uma taxa extra de CAD 2.

+ Visite o St. Lawrence Market, em Toronto +

Eu recomendo que você veja no Google Maps qual das três estações fica mais perto do seu hotel e de lá, se não der pra ir andando, é só pegar um Uber.
Eu fiquei hospedada em Parkdale e decidi descer na Bloor Station, que ficava há apenas 3 km do meu bed and breakfast.

Quando desci do trem, por volta de 1h30 da manhã, as ruas do entorno da estação estavam vazias e escuras. Confesso que fiquei com um medinho, mas foi aí que percebi como Toronto é segura. Chamamos um Uber e esperamos cerca de 10 minutos. Sem problemas, sem gente esquisita nos abordando. A cidade já me ganhou aqui.

O Uber até lá custou CAD 7. Fazendo as contas, gastamos CAD 18,30 em duas pessoas para ir do aeroporto até o nosso destino. Mesmo convertendo, o que na época deu R$ 55, achei que valeu super a pena por um serviço seguro, confortável e eficiente.

Você também pode voltar para o aeroporto de UP Express. Funciona da mesma maneira, é só pegá-lo em uma das três estações e descer tranquilinho no aeroporto.

Eu realmente recomendo que você use este serviço quando estiver em Toronto. Como quase tudo na cidade, ele funciona super bem e será o melhor custo-benefício para a sua viagem.

Ah, caso você queira utilizar os serviços da King Tours para ir e voltar do aeroporto, é só reservar aqui no blog, na imagem abaixo, para ganhar 10% de desconto.

+ Veja o passeio incrível que a King Tours faz até Niagara Falls +

Loading…

Você já usou o UP Express pra sair do Toronto Pearson? Deixe aqui embaixo as suas recomendações.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, InstagramTwitterYouTube e até Snapchat. Segue lá!