Salmão com Azedinha: Prepare o Jantar do Dia dos Namorados

Se você quer fazer um jantar diferente neste Dia dos Namorados, essa receita de Salmão com Azedinha é o que você precisa para impressionar o ou a mozão!

+ Quer conhecer um restaurante peruano novo em SP? Então vá no QCeviche +

Pra quem não conhece, a azedinha é uma PANC – Planta Alimentícia Não Convencional e pode ser encontrada em diversos lugares do mundo.
Nos Estados Unidos, ela chama sorrel e na França, onde ela é muito conhecida, é chamada de oseille.

Eu lembro que quando eu morava na França, um dos pratos mais comuns do almoço na escola onde eu estudava era o Saumon à l’oseille. Naquela época eu não sabia o que era azedinha, achava a tal da oseille uma delícia e ficava imaginando se seria possível encontrar a planta também aqui no Brasil.

Reserve o seu hotel em Paris por este link do Booking

Eu, mesmo sem nunca ter sido grande fã de salmão, aprendi a gostar do prato afinal ele aparecia no cardápio do meu almoço uma vez a cada 15 dias, mais ou menos. Confesso que eu gostava mais pelo molho, cremoso e delicioso e pela azedinha, que como o nome diz, é bem azedinha e parece uma folha que já vem temperada com limão, uma delícia.

O saumon a l’oseille é um prato clássico francês e ficou famoso pelas mãos dos chefs da família Troisgros.

Voltando ao Brasil, descobri que existia a tal da oseille por aqui sim e que a azedinha, tão pouco conhecida aqui, era barata e tinha exatamente o mesmo gosto da folha francesa.

Aí quando eu estava pensando em que prato propor para o Dia dos Namorados, me veio essa opção na cabeça.
Apesar de não consumir muito salmão, sei que os brasileiros gostam muito do peixe. Mas esse prato vai fazer você sair da mesmice da forma como prepara e consome salmão.

O molho Salmão com Azedinha é a alma dese prato. Ele é cremoso, rico, feito à base de creme de leite. A azedinha traz a acidez e complexidade necessárias. E o salmão “nada” neste molho cheio de sabores.

Por ser um prato com elementos tão fortes e sabores tão pronunciados, eu gosto de servir ele assim mesmo, sem nenhum acompanhamento. Mas se você fizer questão de algo para acompanhar, pode servir com alguma coisa neutra, como batatas assadas ou arroz branco. Não precisa, mas pode ser.

Então confere a receita e prepare-se para arrasar neste dia dos namorados.

+ O que você não pode deixar de fazer em Lyon, na França +

Salmão com Azedinha
(para duas pessoas)

salmão com azedinha

Ingredientes:

  • 280 gramas de salmão fresco e limpo
  • 40g de azedinha fresca, sem o talo
  • 1 cebola
  • 20 ml de vermute
  • 40 ml de vinho branco seco
  • 160 ml de caldo de peixe (dê preferência para o caseiro, não use caldos industrializados)
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • Suco de 1/4 de limão siciliano
  • Zests de limão siciliano
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Manteiga e óleo vegetal

+ Como viajar para Paris sem ir à falência +

Modo de Preparo:

Comece preparando o molho: corte a cebola em cubos bem pequenos, lave a azedinha, retire o talo e corte cada folha em quatro partes.
Em uma panela, coloque a cebola picada, o vermute, o vinho branco e o caldo de peixe. Leve ao fogo médio até reduzir cerca de metade do volume e obter um caldo brilhante e quase licoroso. Quando chegar neste ponto, adicione o creme de leite e deixe cozinhar até obter uma consistência um pouco mais espessa, um pouco mais fluida que um molho béchamel.

Enquanto isso, prepare o salmão: divida a peça em dois pedaços retangulares grandes, um para cada prato (como na foto acima). Retire a pele e todas as espinhas do peixe. Tempere com sal e pimenta e leve para selar em uma frigideira antiaderente, com um pouco de manteiga e óleo vegetal. Este processo é bem rápido, leva cerca de um minuto de cada lado. Preste atenção para o peixe não passar do ponto e ficar seco. Reserve o peixe.

Quando o molho de creme de leite chegar na consistência desejada, desligue o fogo e adicione as folhas de azedinha. Tempere com sal e com algumas gotas de limão siciliano.

Em um prato fundo, coloque uma quantidade generosa do molho. Ponha o peixe por cima. Decore com zests de limão siciliano e com um pouco de azedinha fresca, cortada bem fininha.

Sirva imediatamente e se prepare para muitos elogios!

Este prato harmoniza perfeitamente com vinhos brancos da uva Chenin Blanc do Vale do Loire, na França, e também com Sauvignon Blanc da Nova Zelândia. Capriche!

salmão com azedinha troisgros

Ah! Se você tiver dificuldade de encontrar azedinha em São Paulo, fale com o pessoal do Da Terra, eles produzem e entregam uma deliciosa azedinha orgânica!

Tenha certeza que este prato vai contribuir para uma noite muito especial com a sua pessoa amada.
Deixe aqui na caixa de comentários quais foram as reações que você recebeu ao servir este prato.

Essa receita foi inspirada na original da família Troisgros, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,TwitterYouTube, BlogLovin e Pinterest. Segue lá!