Salada Marroquina de Cenoura, Laranja e Páprica | Magali Cozinha

Cozinhar sempre foi uma das minhas paixões. Lembro do primeiro prato que a minha mãe me ensinou a fazer (uma sopa de feijão que sei fazer até hoje) e desde pequena adoro pesquisar receitas e pratos diferentes para testar. Certamente, essa paixão me levou até à faculdade de gastronomia e à minha profissão.

+ Quer comer comida asiática diferente e deliciosa? Então vá conhecer o Jui +

Nos dias de hoje, a paixão continua. Claro que não com tanto tempo disponível como na minha adolescência, mas hoje a paixão se mistura ao meu trabalho.
Com o compromisso de sempre trazer novas receitas para vocês todas as semanas, sempre estou pesquisando coisas diferentes e fora do óbvio para apresentar nessa seção.

E nessa procura, comecei a pesquisar sobre comidas de rua do mundo e achei essa receita simples, mas deliciosa de Salada Marroquina de Cenoura, Laranja e Páprica. Aparentemente (pois nunca fui pro Marrocos para conferir) essa salada é servida em barraquinhas na rua, acompanhada de frango com harissa.
Eu adoro salada, mas às vezes fico bastante entediada com a falta de criatividade que as pessoas tem para fazer saladas mais variadas que alface, tomate, pepino, cebola.
E de entendiante, essa salada não tem nada. A páprica, que eu confesso que nunca tinha usado em saladas, é que dá o toque todo especial deste prato.

Ela é facílima e super rápida de fazer e combina perfeitamente com carnes mais ricas, que são ótimas para esse friozinho. Com cordeiro, vira um típico jantar marroquino!
O meu palpite é que ela fica perfeita em um churrasco, para ajudar a quebrar a quantidade de gordura e sódio das carnes.
Mas ela também fica ótima sozinha, como único prato. Não importa o acompanhamento, pois o que vai brilhar na refeição certamente será essa salada.

Salada Marroquina de Cenoura com Laranja e Páprica
(Para duas pessoas)
salada marroquina
Ingredientes:
– 1 1/2 colher de sopa de gergelim (preto, branco, com sabor, pode escolher qual você preferir)
–  1 maço pequeno de rúcula
– 4 cenouras
– 2 laranjas, de preferência pêra ou Bahia – a lima não tem um sabor pronunciado, que é necessário nessa receita
– Suco de 1/2 limão
– 15 folhas de salsinha
– Sal
– Pimenta do reino

(Para o molho de páprica)

– 1 colher de chá de mel
– 1/4 de colher de chá de sal
– 1 colher de sopa de água
– 1/2 colher de chá de páprica (eu usei a picante, mas com a doce fica bom também)
– 1 colher de chá de mostarda amarela
– 60 ml de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de vinagre
– Pimenta do reino

+ Mais receitas com cenoura? Clique aqui e veja um delicioso Muffin de Cenoura +

Modo de Preparo:

Coloque o gergelim em uma frigideira anti-aderente. Acenda o fogo baixo e vá tostando o gergelim, deixando-o um pouco no fogo e mexendo a panela de vez em quando. Cuidado para não queimar: você pode perder o ponto muito rápido, por isso é importante mexer sempre.
Quando o gergelim começar a ficar um pouco mais dourado e a soltar um aroma agradável, ele estará pronto. Retire da panela e reserve.
Não adianta comprar o gergelim já torrado. Fazemos isso em casa para ele liberar seus óleos e ficar mais saboroso. O que já está pronto na loja não tem esse mesmo efeito.

salada marroquina original
Tome muito cuidado na hora de tostar o gergelim

Lave a rúcula. Descasque a cenoura e rale-a no ralador grosso. Descasque a laranja e corte-a em gomos (este corte também é chamado de supreme. Vou fazer um vídeo em breve para mostrar como ele é feito).
Lave a salsinha e pique-a grosseiramente.
Em um bowl ou prato bem bonito, para levar à mesa, arrume as folhas de rúcula no fundo e por cima coloque a cenoura e a laranja. Salpique a salsinha picada. Tempere com o suco de limão.

Pegue um vidro pequeno com tampa que feche bem (pode ser esses vidros de azeitona, geleia, desses que sobram em casa) e coloque todos os ingredientes do molho. Feche bem e chacoalhe vigorosamente até misturar tudo e obter um molho bem homogêneo.

salada marroquina tradicional
Usar um pote para misturar molhos é uma ótima dicas para ter molhos homogêneos sem fazer bagunça

Coloque o molho sobre a salada e finalize com o gergelim tostado.

Pronto! Uma salada linda, deliciosa e bem diferente para a sua semana!

Se você não for servir a salada na hora, guarde todos os ingredientes na geladeira separados: um pote para a rúcula, um para a laranja, um para a cenoura e um para o molho. Na hora de servir, é só juntar tudo!

Ah! Mais uma dica que vale ouro: Essa salada também fica ótima para levar de marmita, para comer no trabalho. É só levá-la montada, porém com o molho separado. Depois, é só regar com o delicioso molho de páprica.

Viu como comer salada não precisa ser chato e igual todos os dias?

+ Veja todas as receitas publicadas pela Magali +

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!