Salada de Quinoa com Chuchu e Avocado | Magali Cozinha

Muita gente acha chuchu um legume sem graça, sem gosto e sem muitas possibilidades. Acha que só dá pra fazer o de sempre: refogadinho ou em uma sopa de legumes.
Mas a verdade é que ele, como tantos outros legumes, apresentam uma grande variedade de preparos, inclusive a mais simples de todas: cru, como em uma salada.
Sim, você nunca imaginou isso, mas dá pra comer chuchu cru sim e fica uma delícia. Super fresco e saudável, agrega crocância e sabor para aquela sua saladinha sem graça.

+ 59 opções de passeios para a semana em SP +

Mas como aqui no Magali comida sem graça não tem vez, resolvi fazer essa semana uma salada hiper saudável, fácil de fazer, gostosa, vegana e à prova de dieta. Essa é pra ficar no shape para o feriadão desta semana.

Esta salada leva quinoa, que além de gostosa, é uma fonte de proteínas (ótima pra quem quer ganhar músculos), ajuda na digestão e é ótima para a saúde da mulher. O molho, à base de leite de coco, é outro plus dessa receita. Nada daqueles molhinhos sem graça de azeite e sal.

Aposto que até os menos adeptos da comida saudável vão gostar dessa salada.

Salada de Quinoa, Chuchu e Avocado
(Dá para três pessoas)
salada de quinoa
Ingredientes:

– 1 xícara de quinoa em grãos crua
– 1 chuchu
– 1/2 pepino
– 1 avocado (você pode usar abacate também)
– 1 punhado de coentro
– Algumas folhas de hortelã
– 1/2 xícara de macadâmia (se preferir, pode usar castanha de caju, nozes, amêndoas, castanha do Brasil…)

(Para o molho)

– 1/3 de xícara de leite de coco
– 1/2 pimenta dedo de moça
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– 1 limão
– 1 punhado de coentro
– 1/3 de xícara de azeite de oliva
– Sal

+ Veja todas as receitas que a Magali já fez até hoje +

Modo de Preparo:

Comece cozinhando a quinoa. Lave bem os grãos (como se lava arroz) e coloque em uma panela com bastante água, cerca de dois dedos acima da quinoa. Leve para ferver e após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até ela ficar macia. Tempere com sal. Escorra a água e deixe esfriar.

salada de quinoa receitas
Assim que fica a quinoa quando está cozida

Enquanto a quinoa esfria, prepare o molho. Tire as sementes e os veios brancos da pimenta dedo de moça e pique-a. Descasque e pique o gengibre e pique grosseiramente o coentro.
Tire as zests do limão.
Misture todos os ingredientes: o leite de coco, a pimenta dedo de moça, o gengibre, o suco e as zests do limão, o coentro, o azeite e o sal. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Descasque o chuchu e corte ele e o pepino (que pode ser com casca mesmo) em uma julienne bem fina, com o auxílio de um descascador de legumes. Coloque em um bowl e deixe os legumes imersos em água com cubos de gelo até a hora de servir, para eles ficarem bem crocantes.
Corte o avocado em fatias. Pique grosseiramente o hortelã e o coentro.

Quando a quinoa estiver fria, coloque-a em um bowl e misture com os legumes. Por último, misture o molho somente na hora de servir. Salpique as macadâmias por cima e sirva como acompanhamento ou como prato principal do seu jantar.
Garanto que a sua salada será um sucesso!

Ah! Depois me conta o que você achou do chuchu cru. O resultado é surpreendente!

* Receita inspirada no site Food 52

+ Aprenda como cortar cebolinha com a Magali +

Depois tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!