Especial Receitas das Olimpíadas: Moqueca de Peixe | Brasil

Infelizmente acabou a Olimpíada. Toda a torcida, as tardes assistindo jogos, a descoberta de esportes nunca antes vistos, as confusões, as fofocas, os atletas bonitos, os ouros e todas as histórias bacanas foram embora. E deixaram saudade.

+ No Mocotó também tem uma peixadinha deliciosa. Veja aqui +

Mas se tem uma coisa que é certa dessa Olimpíada é que o Brasil fez bonito. Como sede, arrasamos nos shows de abertura e encerramento e organizando o evento sem grandes contratempos. Nossos atletas também foram nota mil. O que dizer de Bruno, Alison, Rafaela, Robson, Thiago, Martine, Kahena, Isaquias e mais tantos outros atletas brasileiros que levaram medalha? Eles certamente alegraram o cotidiano de um país que andava tão cabisbaixo ultimamente.

Além do esporte, tem muitas outras coisas no Brasil que são motivo de orgulho para o nosso povo. Uma delas é a nossa gastronomia. E para homenagear o nosso desempenho nos Jogos Olimpícos, eu não poderia fechar essa série de Receitas das Olimpíadas representando outro país que não o Brasil.

Pra isso, escolhi um dos meus pratos preferidos: a moqueca de peixe.
E pra mim, uma boa moqueca nordestina tem que obrigatoriamente ter três ingredientes: leite de coco, azeite de dendê e coentro. Tire um desses e você tem outro tipo de moqueca, mas não a nordestina, que ficou famosa na Bahia, mas que pode ser encontrada em tantos Estados do Nordeste.

É um prato fácil de fazer e delicioso. Se você correr, ainda dá tempo de fazer hoje!

+ Aprenda a fazer Moussaka, o prato ícone da Grécia +

Moqueca de Peixe
(Serve duas pessoas)

moqueca de peixe
Ingredientes:
– 500g de peixe branco (já limpo) de sua preferência (use algum que tenha carne firme e que seja um pouco mais gordinho. Eu usei tainha e achei o resultado excelente)
– 1 dente de alho
– 1/2 limão
– 2 cebolas
– 2 tomates
– 1 pimentão verde
– 1 pimentão amarelo
– 1 pimentão vermelho
– 1 vidro de leite de coco
– 2 colheres de sopa de azeite de dendê
– 1 pimenta dedo de moça
– 2 ramos de coentro
– Sal a gosto

moqueca de peixe ingrediente
Alguns ingredientes da moqueca de peixe


+ Mais uma receita com peixe. Dessa vez, da Tailândia +

Modo de Preparo:

Peça para o seu peixeiro limpar o peixe para você e deixar apenas os filés com pele, sem escamas.
Verifique se não há nenhum espinho no peixe e se houver, retire com uma pinça. Corte o filé em pedaços de aproximadamente 4 dedos de largura.

Pique o alho e corte a cebola, os pimentões e os tomates em rodelas. Retire os veios e as sementes da pimenta e pique-a.

Tempere o peixe com alho, sal e suco de limão. Em uma panela grande, coloque um fio do azeite de dendê e sele o peixe. Quando ele estiver dourado, retire-o da panela e aí mesmo, coloque em camadas a cebola, os pimentões, o tomate e o peixe, sempre alternando- o com os legumes.
Finalize com o restante do dendê e o leite de coco. Tempere com sal.

Cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por uns 15 minutos, ou até o peixe estar macio.
Retire do fogo e coloque a pimenta dedo-de-moça e o coentro picado grosseiramente.

Você pode servir essa moqueca com arroz de coco, farofa de dendê e um vinagrete de tomates verdes. Eu servi apenas com a farofa e ficou uma delícia!

Prato leve e delicioso para começar a semana!

Para harmonizar, recomendo um Sauvignon Blanc pouco alcoólico de países como a Nova Zelândia ou Chile. Tenho um espumante chileno aqui em casa e vou ver se fica bom, depois aviso vocês!

Bom apetite!

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!