Receita Simples de Escondidinho de Legumes – Magali Cozinha


Eu cozinhei ouvindo esse show. Que vibe cozinhar com Emicida e Criolo!

Essa semana não tinha nada pronto para jantar e eu queria fazer alguma coisa rápida, fácil e gostosa. Abri a geladeira e comecei a ver o que tinha lá, para eu não precisar sair para comprar nada e também para não jogar nada fora #desperdíciozero.
Aí eu vi que tinha um montão de legumes, era segunda feira e eu podia bem me aproveitar da onda do Segunda-feira sem carne ou NoMeatMonday.
Fiz um Escondidinho de Legumes, ficou bom pacas, comi e postei a foto no Instagram. Aí, várias pessoas começaram a me pedir a receita porque queriam fazer o escondidinho em casa. Fez tanto sucesso no Instagram que resolvi postar a receita aqui pra vocês.

Como hoje é sábado e provavelmente você vai jantar fora ou se jogar em um hamburgão, é uma boa sair para comprar as coisas e planejar esse escondidinho para a segunda feira, assim você participa também do movimento #NoMeatMonday!

+ Veja a receita de Panzanella, outro prato vegetariano que a Magali já preparou + 

Mas o legal dessa receita é realmente usar o que você tem em casa. Dá pra trocar tudo. Dá pra usar os legumes que você mais gosta ou que você tem em casa, dá para trocar a batata por batata doce, mandioquinha, mandioca, abóbora e até banana doce. Se você quiser uma carninha, dá pra colocar uma linguiça no meio. Se você é vegano, é só fazer o purê sem leite e manteiga e não colocar queijo em cima. Ou seja, tudo dá jogo!

- Essa foi a minha seleção, mas você pode colocar o que tiver na sua geladeira -
– Essa foi a minha seleção, mas você pode colocar o que tiver na sua geladeira –

Não tem desculpa pra não fazer. Let’s go!

Escondidinho de Legumes
Escondidinho de Legumes - Magali Viajante

Ingredientes para 2 pessoas:

– 4 batatas
– 1 xícara de leite
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 abobrinha
– 1 berinjela japonesa
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 1 tomate
– 1/2 pimentão amarelo
– 1/4 de couve flor
– 1/4 de brócolis
– 1 cenoura
– 2 colheres de sopa de molho de tomate
– Azeite
– Parmesão ou mussarela ralada
– Sal
– Pimenta do reino

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte em quatro. Cozinhe-as até ficarem bem macias.
Enquanto elas cozinham, prepare os legumes: pique bem o alho, corte a abobrinha, a berinjela, a cebola, o tomate, o pimentão e a cenoura em cubos médios. Separe a couve flor e o brócolis em flores pequenas.
Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite, e refogue a cebola e o alho. Quando estiverem dourados (mas sem queimar, adicione nesta ordem e um de cada vez: cenoura, pimentão, abobrinha, berinjela e tomate. A cada legume que você adicionar, mexa bem e deixe refogar por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta do reino.
Adicione o molho de tomate, mexa bem e deixe cozinhar por alguns minutos. Os legumes devem estar cozidos, mas ainda firmes.
Se for necessário, pode acrescentar um pouco de água para auxiliar no cozimento, porém os legumes não devem ficar muito úmidos.

Esprema as batatas ainda quentes e com o fogo ligado, adicione a manteiga e o leite, mexendo bem, até obter a textura de purê, aveludada e homogênea.

Para a montagem, use um pirex (ou qualquer outra forma que você tiver, a única diferença é que no pirex transparente vai ficar mais bonito – você também pode fazer em ramequins individuais, se preferir) e coloque metade do purê aí.
Alise bem e coloque por cima todo o recheio.
Coloque então a outra metade do purê e finalize com o queijo ralado.

Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por uns 15 minutos, ou até o queijo derreter e ficar bem dourado.

- Olha essa crosta de queijo -
– Olha essa crosta de queijo –

Aí é só servir com uma saladinha simples (do que você tiver em casa). Eu fiz só uma saladinha de rúcula, tomate cereja e molho de mostarda. Ficou mara!
Ah! E essa receita, apesar de simples, dá até para servir para seus amigos ou alguém que for te visitar. Sempre faz o maior sucesso. Aí é só correr para o abraço!!!

+ Veja todas as receitas que a Magali já preparou + 

Se você fizer essa receita ou outras sugeridas aqui no blog, poste no Instagram com a hashtag MagaliViajante, que eu reposto lá no meu Insta!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e até Snapchat. Segue lá!