Receita Maravilhosa de Peixe Frito Thai

Toda semana eu testo receitas novas para colocar aqui no blog. Algumas dão certo e outras nem tanto, mas eu adoro passar um tempão pesquisando ingredientes, modos de preparo e receitas novas e depois passar outro tempão preparando e provando. Só não gosto de limpar depois…

Mas semana passada, neste meu ritual de testes, eu me dei muito bem. Estava me preparando para fazer a receita de Banoffee (que postei semana passada para vocês) e o Thiago falou: “Já que você vai fazer a sobremesa, eu vou fazer um Peixe Thai que você vai amar.”

+ Aprenda a fazer uma Banoffee Pie: é facinho, facinho +

Pois bem, ele fez o tal do peixe thai e eu morri de amores, mesmo! Foi um dos peixes mais saborosos, diferentes e fáceis de fazer que eu já comi. Ele é cheio de sabores frescos e fica ótimo para estes dias quentes que tem feito.
Vai por mim (e pelo Thiago, que tem os créditos desta receita): faça este peixe, o sucesso é certo!

+ Quer fazer ceviche em casa? Então veja essa receita do Thiago +

Peixe Frito Thai
(dá para duas ou três pessoas com bastante apetite)
peixe thai

Ingredientes:
(Para o peixe)

– 1 peixe pequeno inteiro de 500g a 1kg (com cabeça). Nós usamos o vermelho e ficou ótimo, mas também funciona com pargo, linguado ou mesmo um robalo pequeno
– Alho
– Óleo
– Pimenta do reino
– Cominho

(Para o molho)
– 1 vidro de leite de coco
– 1 colher de sopa de curry tailandês (nós usamos o verde, mas o vermelho e o amarelo também ficam bons. Se você misturar e usar um pouquinho de cada, também fica bem gostoso)
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
– Uma pitada de sal

(Guarnições)

– 1 maço de coentro
– 2 pimentas dedo de moça
– 100g de gengibre

(Para empanar e fritar)
– Farinha de trigo
– Maizena (a quantidade de farinha e maizena vai depender do tamanho do peixe que você estiver usando, mas o ideal é usar metade farinha e metade maizena, para ficar mais crocante)
– Óleo de soja ou outro óleo vegetal bom para fritura

+ Veja todas as receitas que a Magali já fez até hoje +

Modo de Preparo:

peixe tailandês
Hello from the other siiiiiiiiide

 

Quando for comprar o peixe, peça para o peixeiro tirar a barriga, as escamas e as guelras, deixando o peixe inteiro. Quando chegar em casa, você precisa apenas cortar as barbatanas.
Faça incisões profundas na pele do peixe.

peixe tailandês mangá
Pode cortar bem a pele, até chegar na carne

Pique o alho e misture com o cominho, a pimenta do reino e um pouco de óleo, apenas para a mistura grudar no peixe. A quantidade desses ingredientes depende da intensidade do sabor que você quer no peixe. Se gostar bastante de alho, coloque mais. Se não for muito fã de cominho, dê uma maneirada.
Esfregue esta mistura no peixe, deixando penetrar bem nas incisões que fez na pele. Deixe o peixe tomando gosto nesta mistura por pelo menos uma hora, na geladeira.

peixe tainha
Ele vai ficar com essa “cara” depois que você massagear bem os temperos

Prepare a guarnição: Descasque o gengibre com uma colher e corte em tiras finas. Guarde as aparas do gengibre.
Limpe a pimenta dedo de moça, tirando as sementes e os veios brancos. A única parte que será usada da pimenta é a parte bem vermelhinha. Corte a pimenta em tiras finas. (Cuidado neste passo: se você tiver a pele muito sensível, faça isso com uma luva. Caso faça sem luvas, cuidado para não coçar os olhos em seguida.)
Desfolhe o coentro e reserve seus talos.

peixe tainha no forno
Saca só essa guarnição, que linda e fresca!

Para o molho, coloque todos os ingredientes (leite de coco, curry, açúcar mascavo e sal) em uma panela. Coloque aí também as aparas de gengibre picadas e os talos de coentro picados.
Misture bem e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e teste o ponto. Este molho deve ficar com a consistência de um molho branco bem ralinho. Quando atingir o ponto, desligue o fogo. O molho está pronto.

Tire o peixe da geladeira uns vinte minutos antes de fritar. Ele deve estar em temperatura ambiente para ser frito, se estiver gelado, não cozinha corretamente e não fica suculento.
Antes de fritar, seque bem o peixe com um papel toalha, isso ajudará na crocância dele.

Em uma panela grande, que caiba o peixe inteiro, aqueça o óleo em quantidade suficiente para cobrir o peixe. A temperatura do óleo deve estar em torno de 180°C.

Somente na hora de fritar, tempere o peixe com sal e passe na mistura de farinha de trigo e maizena.
Coloque o peixe no óleo quente e aumente o fogo. Como o peixe é bem grande, a temperatura do óleo cairá bastante quando você colocar ele na panela.
Deixe fritar por cerca de 3 minutos (se o óleo não cobrir bem o peixe, deixe por 3 minutos cada lado) ou até ficar bem dourado e com uma coloração uniforme.

peixe thai receita
Olha que belezinha este peixe fritando!

Para a montagem, coloque o peixe inteiro em um prato grande, cubra ele com uma camada generosa de guarnições, coloque o molho e finalize com mais uma camada das guarnições. Sirva imediatamente!

O negócio aqui é a explosão de sabores: a carne úmida e tenra do peixe, o picante e adocicado do molho e o frescor da guarnição, então não economize na quantidade de molho ou de guarnições.

O bacana deste prato é colocar o peixe inteiro mesmo no centro da mesa e cada um vai se servindo das partes que gosta mais.

Para acompanhar, arroz japonês ou arroz de jasmim são perfeitos. O arroz encharcado do molho fica uma delícia!

Parece difícil, mas não é. Quero muito saber o que acharam deste peixe, que é um dos meus preferidos da vida! Valeu, Thiagão!

peixe thai
Tá pronto!!!!

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!