Receita de Malabie, Manjar Libanês

Tem vezes que a gente vai receber uns amigos de última hora em casa (ou vai visitar outros amigos, na casa deles) e queremos fazer algo doce que seja gostoso, pra fugir do famoso pote de sorvete comprado no supermercado.

+ Tá com saudade da Califórnia? Dá pra matar um pouquinho da saudade no Pacífico Coastal Grill +

Pra essas ocasiões em que se procura algo rápido, fácil e diferente, eu sempre recorro ao Malabie, o manjar libanês.

Lembro-me bem da primeira vez que provei o Malabie. Eu era adolescente, havia começado há pouco tempo a faculdade de gastronomia e tive a sorte de ter aula com um dos melhores chefs de cozinha árabe de São Paulo, o Edmundo Issa.

Ele é um daqueles cozinheiros que tudo o que faz fica maravilhoso. Depois do Malabie dele, já provei vários por aí, alguns muito bons, mas nenhum tão gostoso quanto o do chef de enorme coração.

E é a receita dele que trago hoje pra vocês. Fica pronto em um instante e vai surpreender seus amigos que acham que vão comer mais um manjar de coco tradicional.

O Malabie lembra um manjar, mas ao invés de leite de coco, leva água de flor de laranjeira e no lugar da ameixa, damasco.

Só cuidado na hora de dosar a água de flor de laranjeira. Não pese a mão, ela é aromática e deliciosa quando usada na quantidade certa, em excesso, estragará toda a sua preparação e será impossível comer. Com a quantidade sugerida nessa receita, não tem erro.

+ Aprenda a fazer Hommus em casa +

Malabie
(Rende duas porções)

malabie doce arabe

Ingredientes:

(Para o manjar)

– 500 ml de leite integral
– 35g de maisena
– 30g de açúcar
– 1 colher de café de água de flor de laranjeira (dependendo da marca, a água de flor de laranjeira pode ser mais forte ou mais fraca. Coloque aos poucos e vá provando)

(Para a calda)

– 150g de damasco seco
– 250 ml de água
– 250g de açúcar
– 1 colher de café de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo:

Comece preparando a calda: deixe os damascos de molho na água por 1 hora. Depois deste tempo, adicione o açúcar e leve ao forno brando por 30 minutos, até formar uma calda grossa. Se a calda ficar muito grossa, “puxa-puxa”, é só adicionar mais água.
Retire do fogo e adicione a água de flor de laranjeira. Reserve.

Para o manjar, coloque em uma panela o leite, o açúcar e a maisena e leve ao fogo baixo mexendo sempre, com cuidado para não empelotar e nem queimar o fundo da panela.
Deixe engrossar até obter um creme espesso. Retire do fogo, coloque a água de flor de laranjeira e misture bem.

Retire os damascos da calda e corte-os em pedaços menores.

Coloque o manjar em taças individuais de sobremesa ou de Martini. Coloque um pouco da calda por cima e decore com o damasco. Leve a geladeira e sirva-o individualmente, bem geladinho.

O creme do Malabie não fica muito doce e o açúcar vem da calda. Coloque mais ou menos calda de acordo com a sua preferência.

Agora é só se deliciar!

+ Veja aqui todas as receitas da Magali +

O Malabie leva poucos ingredientes e fica pronto em 30 minutos + o tempo de geladeira. E sempre faz o maior sucesso aqui em casa!

 

Quais são suas sobremesas rápidas favoritas? Deixe as suas dicas na caixa de comentários abaixo.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

 

4 comments

Comments are closed.