Receita de Japchae, o Delicioso Macarrão Coreano

Comida coreana anda na moda. Novos restaurantes tem surgido no mundo inteiro e muito mais gente tem se interessado pela comida da Coréia do Sul.

+ Aprenda a fazer Babaganoush, a pasta árabe de berinjela +

Eu frequento restaurantes coreanos e como comida de lá há uns dez anos. Graças a minha sogra (que é descendente de japoneses e não de coreanos), conheci alguns outros pratos que não só o Bulgogi, o famoso churrasco coreano.

Um desses pratos é o Japchae (pronuncia-se Tchaputché). Uma festa da família não pode estar completa sem que a minha sogra prepare o tal do macarrão coreano de batata doce com carne e legumes.

O Japchae se tornou um dos pratos que são a assinatura da minha sogra. E ela faz como ninguém. Ela aprendeu a fazer com uma colega coreana.

O prato é leve e delicioso. Fica ótimo em dias mais quentes (sim, eu sei que está meio friozinho ainda em SP, mas segura que logo o verão está aí) e também é ótimo para quem está de dieta. O macarrão de batata doce não tem glúten e dá pra fazer excelentes versões vegetarianas deste prato.

A receita que eu fiz hoje aqui no blog (gentilmente cedida pela minha sogra, valeu Sá) é bem completa, com vários legumes. Você pode adaptar para uma versão mais simples, ou ainda mais completa, com vegetais e proteínas de sua preferência.

Eu decidi fazer só com carne, mas a minha sogra coloca kani e fica ótimo. Você pode fazer de frango, camarão ou a proteína que preferir. Certeza que vai ficar uma delícia!

+ Conheça o 1041 Station, novíssimo bar em SP +

Japchae
(Dá para 6 a 8 pessoas)

japchae ingredients

Ingredientes:

– 1 pacote de macarrão coreano de batata doce (encontrado na Liberdade ou em lojas de produtos coreanos)
– 4 dentes de alho
– 1 1/2 pacotes de Hondashi
– 1 xícara de chá de shoyu (dê preferência para um shoyu com menos sal, como o Kikkoman Shio-no-kaori ou o Maruiti Koikuti)
– 1 colher de sopa rasa de açúcar
– 2 xícaras de café de óleo de gergelim
– Óleo de soja para refogar os legumes
– 500g de fraldinha
– 1 maço de cebolinha
– 1 cebola grande
– 1 brócolis pequeno
– 1 couve flor pequena
– 20 unidades de vagem
– 1 cenoura grande
– 1 pimentão amarelo
– 1 pimentão vermelho
– 1 pacote de shiitake (200g)

japchae
Ingredientes do Japchae

 

Modo de Preparo:

Corte a cenoura, os pimentões, a cebolinha e o shiitake em tiras de mais ou menos 5 cm de comprimento. Corte a cebola em fatias longitudinais e as vagens ao meio. Pique o alho. Separe o brócolis e a couve flor em flores pequenas.

japchae receita
Tudo pronto para entrar na panela

 

Corte a carne em tiras. Reserve tudo.

Ferva bastante água em uma panela grande e coloque aí o macarrão. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando, até ele ficar transparente e com a consistência bem elástica. Escorra e tempere com um pouco de shoyu e Hondashi enquanto o macarrão ainda estiver quente. Não use todo o tempero, pois você irá temperar mais no final.

Aqueça uma frigideira, coloque um pouco de óleo de soja e a cebolinha, até murchar um pouco. Adicione um pouco de shoyu e hondashi e coloque sobre o macarrão já cozido.

Nessa mesma frigideira, sele a carne e quando já estiver no ponto, tempere com um pouco de shoyu, hondashi e açúcar. Lembre-se de deixar o tempero de cada item bem leve, pois o sabor ficará bastante intenso no final, quando tudo estiver misturado. Coloque a carne em cima do macarrão.

Usando ainda a mesma frigideira, coloque um pouco de óleo e vá refogando cada legume separadamente, sempre deixando-os firmes, al dente e levemente temperados. Repita esse processo com os pimentões, cebola, brócolis, couve flor, shiitake, etc, até acabar todos os legumes. Vá colocando cada legume sobre o macarrão já cozido.

É importante que você faça todo o processo em fogo alto, porém tome cuidado para não queimar a borda da frigideira. Caso isso aconteça, lave a frigideira e recomece o processo.

Depois que todos os legumes e proteínas já estiverem prontos, misture tudo com o macarrão. Reforce o tempero caso seja necessário. O gosto deve ser de shoyu e alho, levemente adocicado.

japchae recipe
Pronto para comer!

 

O Japchae pode ser servido como entrada ou como acompanhamento de outros pratos coreanos. Na nossa família, ele é servido como uma salada até em churrascos!

Ele pode ser servido quente ou frio, de acordo com a sua preferência. O meu preferido é ele bem geladinho!

+ Aprenda a fazer Temaki em casa com a minha sogra! +

Mashisso!!!!

japchae noodles
Quer um pouco?

 

Já comeu Japchae? Qual é a sua combinação perfeita de legumes e proteínas? Deixe suas dicas aqui embaixo!

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

 

 

 

 

 

4 comments

  • Olá, sou nascido na coreia e cresci comendo japchae em festas da igreja ou casamentos. É um prato que dificilmente é servido em restaurantes coreanos a la carte (talvez por kilos)
    Quero parabenizá-la por divulgar um prato tão saboroso mas que é ainda desconhecido dos brasileiros.

    • Oi, Erico,

      Fiquei super feliz em ler o seu comentário. Um dos objetivos do blog é esse: levar informação e cultura gastronômica para as pessoas.
      Eu adoro Japchae! Você gostou da receita que eu apresentei? Está fiel a que é servida na Coréia?

      Um abração

  • Ótima receita. Fiquei em dúvida quanto ao óleo de gergelim… quando coloco? Obrigada

    • No tempero, Rita, pode ser depois que tudo estiver pronto, coloque o óleo de gergelim para temperar.
      Vou arrumar no post, li agora e achei que não estava claro.
      Espero que tenha tirado sua dúvida.

      Um abraço

Comments are closed.