Receita de Pão de Aveia com Mel | Magali Cozinha

Uma das coisas mais legais quando você começa a cozinhar e a buscar uma vida mais saudável é que a maioria das coisas industrializadas para de ter graça.
Você começa a descobrir que nem é tão difícil assim fazer a sua própria granola, o seu próprio iogurte, os seus próprios bolos, molhos… E vê também que na maioria das vezes, fica muito mais gostoso e custa muito menos fazer em casa do que comprar pronto.
E umas das coisas mais legais de se fazer pra quem está começando a se aventurar neste mundo da cozinha saudável é pão!

+ Já tomou o sorvete da Davvero? É bom mesmo? +

Fazer pão é um mundo de possibilidades quase que infinitas. Dá pra fazer pão de tudo quanto é jeito, com diversos ingredientes e usar receitas bem fáceis ou mais sofisticadas.

Eu adoro fazer pão e já faço há algum tempo, mas eu e o Thiago desenvolvemos essa receita de Pão de Aveia e Mel recentemente e ficamos encantados com o resultado. É o pão perfeito para o café da manhã. Ele leva aveia, farinha de trigo e mel e fica maravilhoso.
Uma outra novidade desta receita de hoje é que eu assei este pão em uma Le Creuset, uma panela de ferro fundido e ficou excelente, com uma crosta linda. Mas se você não tiver uma Le Creuset em casa, não se preocupe, eu testei e dá pra fazer em uma forma convencional também. O resultado fica bem parecido!

+ Veja todas as receitas que a Magali já fez +

Pão de Aveia e Mel
(Rende dois pães grandes)
pao de aveia
Ingredientes:
– 4 xícaras de farinha de trigo
– 2 1/2 xícaras de aveia em flocos finos
– 2 colheres de sopa de mel
– 2 colheres de sopa de manteiga derretida
– 1 1/2 colher de chá de sal
– 2 tabletes de fermento biológico
– 2 xícaras de água

Modo de Preparo:

Em um bowl, faça um vulcão com a farinha, o sal e a aveia. Faça um buraco no meio e aí coloque o fermento fresco esfarelado, o mel e a manteiga derretida. Comece a incorporar esses ingredientes à farinha de trigo aos poucos, com as pontas dos dedos.
Coloque metade da água e misture bem com as mãos para obter uma massa homogênea.
Coloque a massa em uma superfície limpa e levemente enfarinhada e comece a trabalhar a massa, sovando bastante. Essa fase será bem demorada, pois essa massa precisa ser bem trabalhada para ficar macia. Não economize no muque!

Você também pode fazer todo esse processo na batedeira planetária, é bem mais fácil e rápido. Mas se você não tiver uma planetária, não se preocupe. Dá super certo na força bruta também.

Vá adicionando o restante da água aos poucos, misturando bem, até obter uma massa lisa, úmida e homogênea. Talvez você precise adicionar mais ou menos água. Não tem problema, é só ir sentindo o ponto da massa.
Esta massa ficará com a aparência um pouco mais pesada do que massas feitas somente com farinha de trigo, por causa da aveia. Mas se você trabalhar ela bem, até obter uma massa bem bonita e macia, sem grudar na ponta dos dedos, o seu pão não ficará pesado.

Quando a massa estiver pronta, coloque em um bowl de vidro, cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por aproximadamente 2 horas, ou até a massa dobrar de tamanho. Evite deixar a massa em lugares frios ou com corrente de vento.

pao de aveia de liquidificador
A massa deve ficar com essa textura

Quando a massa tiver dobrado de tamanho, coloque-a em uma superfície levemente enfarinhada, separe-a em dois pedaços e faça uma bola com a massa, ou se preferir, deixe um formato mais alongado. Coloque as massas na sua panela Le Creuset ou em uma forma, cubra com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos. Se fizer o pão no formato alongado, faça alguns cortes profundos na massa para dar um efeito bem bonito quando assar.

pao de aveia
Faça talhos na massa crua

Pré-aqueça o forno a 230°C.

Leve o pão ao forno. Se você estiver utilizando uma panela de ferro fundido como a Le Creuset, deixe o pão no forno por 30 minutos com a panela tampada e em seguida, destampe a panela e deixe assar por mais 15 a 30 minutos.
Se você estiver utilizando uma forma comum, leve para assar por 45 minutos a 1 hora destampado, normalmente.

Verifique se o pão está com uma crosta dourada e crocante, retire do forno e espere amornar para retirar da forma ou da panela.

Prove um pedacinho do pão puro, para sentir como este pão é saboroso, ou coma com o que preferir.
O melhor jeito, na minha opinião, é comer este pão quentinho apenas com manteiga.
Ele fica perfeito no café da manhã, na torradeira.

Se dois pães forem muito pra você, você pode presentear um deles para alguém querido, ou congelar para comer depois. Eu congelei os meus e eles continuam ótimos depois da passagem pelo freezer.

+ Aprenda a fazer um delicioso Tempurá de Sorvete. É super fácil! +

Uma coisa eu te digo com certeza: você vai se apaixonar por este pão e pelo processo de fazer seus próprios pães. Os pães da padaria e do supermercado estão com os dias contados!

pao de aveia
Olha que lindo que fica! E com uma crosta super crocante!

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

One comment

Comments are closed.