Receita de Bolo de Abobrinha: É doce e é delicioso!

Se tem uma coisa ruim em acompanhar todas as contas do Instagram de comida e entrar em vários blogs e sites sobre o assunto, é que além de você ficar constantemente com fome, você fica pirando nas fotos e tem vontade de testar todas as receitas.

Faz umas duas semanas que eu vi uma foto de um bolo no Instagram que me chamou muito a atenção. Era uma foto bonita, bem produzida, mas o bolo parecia realmente gostoso. Quando li a legenda, fiquei mais curiosa ainda: era um bolo ~doce~ de abobrinha.

O perfil em questão era o Food 52, site americano de receitas e de referências que eu inclusive já citei aqui no blog.

+ 15 contas gringas para seguir no Instagram. Duvido você não salivar +

Aí entrei no site para dar uma olhada na receita e vi que tinham milhares de receitas de bolo de abobrinha. Aparentemente, é bem comum nos Estados Unidos. (Eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar e nem tinha pensado na possibilidade de fazer algo doce com a abobrinha, mas pensando bem, até que faz sentido, porque ela tem um gosto bem neutro.)

+ Tem abobrinha sobrando? Faça um escondidinho de legumes vegetariano +

Aí fiquei com aquilo na cabeça, encontrando uma brecha na correria do dia-a-dia e na minha dieta para fazer o tal do bolo.

Ontem, domingo de frio, perfeito pra ficar embaixo das cobertas e aquela vontade de comer alguma coisa gostosa. Vou cozinhar!
Aproveitei que íamos receber uns amigos que curtem provar tudo e resolvi usá-los como cobaias para o temido bolo de abobrinha.

O bolo ficou uma delícia e foi sucesso total entre os amigos. Todo mundo gostou e comemos quase o bolo inteiro de uma tacada só.

+ Aprenda a fazer um delicioso bolo de amêndoas e mel +

A receita é simples (mas eu dei uma adaptada para os ingredientes brasileiros), o resultado é muito bom. Ótimo para fazer para quem não curte muito o legume preparado da maneira tradicional. Só não conta antes do que é o bolo porque senão já sabe, né?

Bolo de Abobrinha
(Dá uma forma de bolo inglês de 27cm x 11cm)

Receita de Bolo de Abobrinha Doce
Ingredientes:
(Para massa)

– 3 xícaras de abobrinha italiana ralada, com casca (você pode ralar na espessura que quiser. Eu fiz no ralador médio)
– 2 xícaras de açúcar granulado
– 240g de farinha de trigo
– 1 colher de chá de sal
– 2 colheres de chá de gengibre ralado
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 3 ovos
– Zest de 2 limões sicilianos
– 2 colheres de chá de extrato de baunilha
– 1 xícara de azeite
– Manteiga sem sal para untar a forma

(Para a calda):

– 1/4 xícara de suco de limão siciliano
– 1/3 xícara de açúcar
– 1 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma retangular para bolo inglês de aproximadamente 27cm x 11cm com manteiga sem sal. Forre o fundo e as laterais da forma com papel manteiga e unte também o papel.

Em um bowl, misture a abobrinha ralada com 1/4 de xícara de açúcar granulado. Deixe a mistura repousar por uns 15 minutos, até a abobrinha soltar bastante água. Retire toda a água, coloque a abobrinha em uma peneira e aperte bem para tirar toda a umidade. Quanto mais seca estiver a mistura de abobrinha e água, melhor. (Se você colocar a abobrinha sem tirar boa parte do líquido antes, ela soltará toda a água no bolo e a massa vai desandar.) Esse é um passo muito importante da receita.

Em um bowl, misture a farinha de trigo, o sal, o gengibre, o fermento e o bicarbonato.

Em outro bowl, bata bem o restante do açúcar (1 xícara + 3/4), os ovos, as zests de limão e o extrato de baunilha até obter uma mistura homogênea. Adicione o azeite aos poucos, sem parar de bater, até que ele seja totalmente incorporado na massa. Não é necessário bater este bolo na batedeira, um fouet resolve.

Com uma colher de pau, misture delicadamente os ingredientes secos (aquela mistura de farinha, sal, gengibre…) à essa massa com azeite que você acabou de bater. Não bata mais a massa, apenas misture delicadamente até ficar homogêneo e sem grumos.

Adicione a abobrinha, que deve estar bem sequinha. Por via das dúvidas, dê mais uma apertadinha nela para tirar o líquido antes de misturar com o restante da massa. Misture a abobrinha na massa.

Despeje a massa na forma e asse a 180°C por aproximadamente 1 hora e 10 minutos. Para saber se o bolo está pronto, coloque um palito no meio dele. Se sair limpo, está prontinho. Esse bolo fica com uma cor super bonita, um dourado bem escuro.

Deixe o bolo esfriar na própria forma por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, faça a calda de limão siciliano. Em um bowl, bata bem o suco de limão com o açúcar e depois adicione o açúcar de confeiteiro. Quando estiver bem homogêneo, sem nenhum ponto branco de açúcar, a calda está pronta.

Tire o bolo da forma levantando o papel manteiga e tire o papel do bolo, como se estivesse descascando-o.

Pincele a calda por cima do bolo e também dos lados. Pode colocar toda a calda porque o bolo irá absorver.

Espere o bolo esfriar. A calda irá formar uma camada durinha em cima do bolo. Aí é só cortar e ir para o abraço. Se jogaaaa!

Valeu Food52. O bolo de abobrinha se tornou um dos meus preferidos.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

One comment

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *