Receita de Banoffee Pie Para o Dia de Ação de Graças

Essa semana comemora-se o famoso Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving Day), feriado americano para reunir a família e agradecer pelas conquistas do ano.

banoffee receita

Eu fiz um jantar de Ação de Graças somente uma vez, em 2006, e desde então venho pensando em comemorar essa data novamente, mas nunca me sobra tempo, disposição ou vontade de planejar.
Essa é uma das minhas metas para este ano, já que só tenho motivos para agradecer por tudo o que conquistei em 2015, e gostaria de compartilhar esse momento com pessoas queridas.

Sei que muita gente vai dizer: “Nossa, mas por que você comemora um feriado americano?”
E não é por ser americano, brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade. Gosto da simbologia e do significado do Dia de Ação de Graças e por isso quero comemorá-lo novamente.
(E vamos parar com a chatice, né, meu povo, se você não curte o feriado, não comemora e pronto. Sem problemas, cada um no seu quadrado!).

+ A Magali te dá motivos para viajar para os EUA +

Se você também está querendo fazer alguma coisa especial no Dia de Ação de Graças, e já deu um Google, sabe que as sobremesas típicas para a data envolvem abóbora e pecan. Mas se você quiser fazer uma coisa diferente, fácil e bem gostosa, uma Banoffee Pie vai fazer sucesso na sua noite.

Eu já tinha comido essa torta algumas vezes em um restaurante de SP, mas tive a chance de comer a verdadeira em Curitiba, lá na Bella Banoffi e me apaixonei. Pra quem não conhece, é uma torta de doce de leite e banana, que é clássico tanto nos Estados Unidos quanto aqui no Brasil.

+ Tá procurando um destino no Brasil para comer bem? Vá para Curitiba! + 

Se joga nessa receitinha fácil e que vai fazer seus amigos agradecerem por você ter feito.

Banoffee Pie
(rende uma torta grande, com uns oito pedaços generosos)

banoffee de banana
Coisa linda!

 

Ingredientes:

(Para a massa)
– 1 pacote de biscoito maisena
– 200g de manteiga sem sal
– 1 pitada de sal

(Para o recheio)
– 300g de doce de leite (se for usar o doce de leite pronto, use um de qualidade, mas você também pode fazer o seu próprio, se preferir)
– 4 bananas nanicas
– Suco de meia tangerina
– 50g de amendoim sem sal
– 250g de creme de leite fresco (você também pode usar nata, fica bem mais gostoso, mas eu não encontrei)
– 50g de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

Normalmente, quando se prepara massa de biscoitos para tortas, é recomendado deixar o biscoito bem fininho, em pó mesmo, mas eu acho que a massa pedaçuda fica mais gostosa e funciona melhor para essa torta.
Para preparar a massa, coloque os biscoitos no processador e use a função pulsar até que eles estejam triturados, porém sem virar pó, deixe alguns pedaços maiores.
Derreta a manteiga e em um bowl, misture os biscoitos triturados, a manteiga e o sal, até obter uma massa que grude.

Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo removível de aproximadamente 22 cm de diâmetro.
Leve a massa para gelar por 30 minutos.

O creme de leite deve estar com uma consistência pastosa, fácil de espalhar. Se ele estiver muito duro, leve ao fogo com uma gotinha de água, mexendo sempre, até ele ficar mole. Espere esfriar.

Quando a massa já estiver bem gelada e o doce de leite frio, espalhe o doce de leite por toda a superfície da massa, cobrindo bem todos os cantos. A massa deve sumir embaixo do doce de leite. Alise com uma espátula para ficar com a superfície bem uniforme.

Corte os amendoins em pedaços grandes e jogue em cima do doce de leite.

Corte as bananas em rodelas grossas. Pingue algumas gotas de suco de tangerina para evitar que a banana oxide.
Arrume as rodelas de banana em cima do doce de leite até cobrir toda a superfície da torta.

Bata o creme de leite até ficar um pouquinho mais duro do que chantilly. Atenção: não coloque açúcar no creme. Como a torta leva doce de leite, que já é bastante doce, use somente o creme de leite batido, sem adoçar, para não ficar enjoativo.

Coloque o creme de leite batido em cima da torta, alisando com uma espátula, ou confeitando com um bico de confeiteiro, como você preferir.

Rale o chocolate meio amargo por cima, para decorar.
(Uma dica: não precisa comprar um chocolate específico para isso, use o que você tiver em casa. Eu usei um chocolate com caramelo e ficou maravilhoso!)

Leve para gelar por uma hora antes de servir. Tá pronto!

banoffee pie
Olha ela pronta, que linda!

Fica uma delícia!!!!! Pode me agradecer, eu não me importo!

+ Bolo de mel e amêndoas: perfeito para presentear os amigos +

*Essa receita foi inspirada em uma que encontrei no site Food52, que tem receitas ótimas. Essa já está testada e aprovada para vocês!

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

2 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *