Receita da semana para aplacar o calor: Tinto de verano!

Jezuis, tá um calor do Zimbábue nesta cidade… E tudo o que estamos precisando é nos refrescar de algum jeito. Mas já que com água não está dando (por razões óbvias), temos que recorrer à outras alternativas: ventilador, ar condicionado, gelo, sorvete, neve, entrar na geladeira…

Mas esqueça todas essas coisas. A receita da semana do Magali te mostra um jeito delicioso, rapidinho e fácil de se refrescar neste deserto que é São Paulo.

Esta receita, “Tinto de verano” é um sorbet de vinho tinto tipicamente espanhol. A textura final vai variar de acordo com a técnica que você usar: se tiver máquina de sorvete, vai ficar parecendo um sorbet; se não tiver, e só colocar no freezer, vai ficar parecendo uma raspadinha. Mas não se preocupe, as duas são igualmente deliciosas.

Como é super fácil e rápido para fazer, sugiro que você faça hoje e deixe gelando. Assim amanhã, sexta, quando você chegar do trabalho cansadão, mas animadão para o final de semana, vai ter uma surpresa gelada te esperando.

À receita…

Sorbet “Tinto de Verano”

Captura de Tela 2014-10-16 às 16.29.05

Ingredientes:
– 300g de açúcar
– 300 mL de vinho tinto seco(se você quiser um sabor bem típico e característico, use um vinho espanhol jovem, mas qualquer vinho tinto seco com o mínimo de qualidade vai ficar bom também)
– 300 mL de Sprite ou Soda
– Zests e suco de 1 limão siciliano

Modo de preparo:
Coloque em uma panela 300 mL de água e o açúcar e leve ao fogo médio até que o açúcar dissolva. Aumente o fogo e deixe a calda ferver por uns 5 minutos, mas retire-a do fogo antes de começar a ganhar cor de caramelo. Reserve até que esteja completamente frio.

Em um bowl ou uma jarra grande, misture o vinho tinto, a Sprite, o limão siciliano e a calda de açúcar fria. Misture tudo muito bem.

Se você tiver máquina de sorvete em casa, é só colocar na máquina e deixar bater até ficar com consistência de sorbet. Depois é só colocar no freezer e esperar congelar (de um dia para o outro é melhor).

Maaaas, se você não tiver a máquina, também dá para fazer, só dá um pouquinho mais de trabalho.
Coloque essa mistura em um refratário grande (para que fique bem espalhado) e leve ao freezer. Depois de umas duas horas, retire do freezer e raspe a superfície que está congelada com um garfo ou uma colher, misturando bem, para incorporar ar. Repita esta operação umas duas ou três vezes.
Prontinho! Você terá um belo sorbet refrescante para as suas noites de calor.

P.S: Você pode variar essa receita com o que quiser… pode trocar o vinho por suco de limão, de morango, suco verde (não, aí já exagerei).

Depois quero ver as fotos e os comentários do Tinto de Verano de vocês!