Quibe de Abóbora com Ricota: Pra Começar o Ano Levinho, Levinho

quibe de abóbora

Primeiro post de 2016!

E também a primeira segunda feira e dia útil do ano. Dia de colocar em prática todas as resoluções, os planos e correr atrás dos objetivos do ano.

+ Ainda dá tempo de rever os melhores de 2015! +

Eu sei que muita gente tem a resolução de ser mais saudável em 2016. Fazer exercícios, comer menos porcaria, alimentar-se melhor, fazer dietas. Muita gente, inclusive eu. Mas no meu caso, acredito que mais importante do que seguir uma dieta ou cortar este ou outro item da alimentação, é comer consciente e gostoso.

Ter prazer no que se come é essencial para mim e por isso não consigo fazer dietas em que só pode comer frango com batata doce o resto da vida e também não encaro comidas que não tenham gosto de nada. Gosto de sabor, tempero, emoção. Na comida e na vida.

+ Assista as receitas da Magali no YouTube +

E por isso busco a consciência ao comer. Tem problema comer uma batata frita delícia de vez em quando? Não. Mas se for comer, coma sem culpa e sem desculpas, escolha a batata frita. E no outro dia você escolhe o frango com batata doce e tá tudo certo.

+ Aprenda a fazer um delicioso Escondidinho Vegetariano +

Você que está lendo este texto e provavelmente a maioria das pessoas está começando uma dieta hoje ou tentando comer mais saudável. Se isso incluir comer menos carne (que é uma excelente resolução, para mim) e provar novos sabores, tem uma receita super fácil de fazer hoje e que dá pra você comer qualquer dia da semana sem culpa e vai fazer você se sentir leve, leve: é um belo Quibe de Abóbora com Ricota.

Esta receita é originalmente do Dedo de Moça, e eu já testei, retestei, fiz diversas vezes e sempre fica bom. Seu jantar de hoje à noite (e a marmita de amanhã) já estão garantidos.

Quibe de Abóbora com Ricota
(Dá para quatro pessoas com fome!)
quibe de abóbora com ricota
Ingredientes:
– 850 mL de água
– 1 maço pequeno de hortelã fresco
– 250g de trigo para quibe (se você quiser usar o grão de trigo inteiro também dá certo e fica uma delícia, é só cozinhá-lo antes)
– 400g de abóbora kabotcha
– Sal a gosto
– Pimenta do reino
– Cominho
– Salsinha
– Hortelã
– Cebolinha
– 85 mL de azeite de oliva extravirgem
– 150g de ricota (se você quiser fazer a versão vegana deste prato, dá para substituir a ricota por tofu ou legumes, por exemplo)
– 60g de uva passa branca
– 1 cebola
– Coalhada para acompanhar (pode ser a seca ou a fresca, qual preferir).

Modo de Preparo:

Coloque a água no fogo e quando começar a ferver, desligue e coloque o maço de hortelã já limpo, como se fosse fazer um chá. Tampe e deixe infusionar por uns 5 minutos.

Coloque o trigo para quibe neste chá e deixe hidratar por 30 minutos. Se você estiver usando o trigo em grãos, pode usar o chá como parte do líquido para cozinhá-lo na panela de pressão.

Enquanto isso, corte a abóbora em pedaços grandes e cozinhe-a com a casca mesmo (é bem mais fácil descascá-la depois de cozida).

Enquanto isso, higiene bem as ervas e pique-as. A quantidade a ser usada de cada erva depende do seu gosto. Para esta receita, eu prefiro usar bastante hortelã e cebolinha e pouca salsinha.
Corte metade da cebola em cubos pequenos e a outra metade em tiras fininhas.

Hidrate a uva passa em 1/2 xícara de chá de água.

Quando a abóbora já estiver cozida, tire a casca e amasse-a, como se fosse fazer um purê rústico. Coloque no purê o trigo já hidratado, as ervas, a cebola em cubos pequenos e o azeite e tempere bem com sal, pimenta do reino e um pouco de cominho. Misture bem até ficar homogêneo.

Faça o recheio: esfarele a ricota com as mãos, junte a uva passa já escorrida e tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite. A ricota é apenas uma sugestão de recheio, você pode variá-lo como quiser: tofu, legumes, cottage…

Em uma assadeira, coloque metade da massa de abóbora, apertando bem para compactá-la. Espalhe bem o recheio por cima e cubra com o restante da massa do quibe.
Espalhe as tiras de cebola e leve ao forno a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Sirva com coalhada seca ou fresca.

Ah, mais uma dica: este quibe aguenta bem na geladeira, então você pode fazer um grandão e ficar comendo vários dias, se quiser…

Eu desejo pra você que 2016 seja um ano leve, bem levinho!!!

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!