Pudim de Doce de Leite | Magali Cozinha

Essa semana me deu muita vontade de comer um pudim de doce de leite.

+ Aprenda a fazer um pão indiano vegano que fica uma delícia para comer com curry +

Achei estranho eu ter essa vontade, já que apesar de gostar um pouco, não sou maluca por doces e nem por doce de leite.
Também achei estranho porque não consigo me lembrar se já comi pudim de doce de leite. Tendo a achar que não, mas como vontade para mim não é coisa que dá e passa, resolvi me arriscar e fazer esse pudim.

Eu poderia ter usado um doce de leite industrializado (e você também pode usar e ter um resultado ótimo na sua receita), mas na vibe que estou de preparar os meus próprios alimentos, resolvi então fazer um doce de leite caseiro pela primeira vez.

Descobri que é super fácil de fazer o tal do doce de leite caseiro. Ficou uma delícia, só preciso ainda melhorar a textura, já que este ficou grudando no dente, coisa que eu não gosto. Mas para o uso neste pudim, essa textura não traria nenhum problema.

Fazer doce de leite em casa é fácil, barato e você obtém um produto com menos conservante, corante e aditivos químicos. Não é exatamente o que eu chamo de saudável, mas com certeza é melhor do que o industrializado.

Demora pra ficar pronto, é verdade. Fiquei uma hora mexendo uma panela com toda a paciência. Mas a cada dia eu descubro que gosto mais e mais de cozinhar e que ter um tempo de trabalho longe do computador é uma delícia.

A receita final, o pudim, ficou ótima e é daquelas comidas que te lembram da infância, da comida de mãe, de vó e de várias coisas boas.
Além de todo esse carinho, é um alento também pra quem mora fora do Brasil e não encontra doce de leite com tanta facilidade.

A sobremesa do seu final de semana (ou de hoje mesmo) já está garantida.

+ Faça o seu próprio leite de amêndoas em casa +

Pudim de doce de leite

pudim de doce de leite
Quebrou um pouquinho, mas ficou lindo e delicioso!

 

(Dá um pudim grande)

Ingredientes:

  • 1,5 l de leite
  • 2 xícaras (chá) + 9 colheres (sopa) de açúcar
  • 75 ml de água
  • 4 ovos inteiros + 2 gemas
  • Raspas de 1/2 limão siciliano
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

+ O que você precisa saber antes de ir para Buenos Aires? +

Modo de preparo:

Para fazer o doce de leite, coloque em uma panela grande 1 litro de leite e 2 xícaras de açúcar. Misture bem e leve ao fogo baixo por 1 hora, mexendo sempre para não deixar o leite ferver e nem pegar o fundo. Tem que mexer o tempo todo mesmo.
Não deixe cozinhar muito mais que 1 hora para ele não ficar com uma textura muito grudenta. Ele deve ficar com uma cor mais clara do que os doces de leite industrializados, um bege clarinho. Retire do fogo.

Enquanto o doce de leite cozinha, prepare o caramelo: em uma forma de buraco no meio, coloque as 9 colheres de açúcar e a água fria e leve ao fogo até formar um caramelo bem dourado. Incline a forma para que o caramelo cubra também as laterais dela. Retire do fogo e reserve.

Ferva o restante do leite e adicione aí o doce de leite (se você for usar a versão industrializada, use 350g do doce). Mexa bem até ter uma mistura homogênea. Desligue o fogo e deixe o leite esfriar.

Em um bowl, bata bem os ovos e as gemas. Adicione-os ao leite já frio. Coloque então as raspas de limão siciliano, o extrato de baunilha e misture bem. Coloque essa mistura na forma com o caramelo e leve ao forno pré-aquecido a 160°C, em banho maria, por 1 hora, ou até que ao espetar um palito no centro do pudim, esse saia limpo.

Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, leve à geladeira por três horas ou até estar bem geladinho.
Desenforme na hora de servir.

Este pudim fica uma delícia e vai ser um dos meus prazeres culinários da semana. Afinal, a gente já tem que passar tanta vontade na vida, que quando a vontade é simples de resolver como um pudim de doce de leite caseiro, a gente tem mais é que se jogar sem culpa, não é mesmo?

receita de pudim de doce de leite

Já fez doce de leite caseiro? Conta pra mim como você fez e o que achou dessa receita.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Reserve o seu hotel por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!