Peru Day: Aprenda a Fazer um Chicharrón Peruano de Frutos do Mar


Duvido você não se emocionar com este vídeo!

Essa semana está rolando a Peru Week, um evento para promover o Peru como destino turístico e a gastronomia peruana. Nós aqui do blog, que temos uma história com o Peru e amamos tanto o país, seu povo e sua culinária, resolvemos entrar na onda e trazer uma receita de um dos pratos que mais agradam, mas que ainda é pouco conhecido por aqui, o Chicharrón de Frutos do Mar.

+ Veja porque Lima tem que ser um dos seus próximos destinos +

O chicharrón é originalmente preparado com barriga de porco frita em banha (super adequado para uma segunda feira!), e é um clássico da cozinha latina que hoje possui versões em quase todos os países “hispano hablantes” do hemisfério Sul.

+ Aprenda a fazer ceviche em casa +

No Peru, esta receita original de porco é servida em sanduíches com batata doce na chapa e salsa criolla. É bom pra caramba e quando você for pra lá, não pode deixar de provar.

chicharron peruano
Um dos melhores sanguches do mundo!

A versão de hoje é um pouco mais leve, feita com peixes e frutos do mar e perfeita como entrada, para petiscar com os amigos em um dia de calor. Você vai ficar viciado nisso, trust me!

+ Quer comer comida peruana de verdade em SP? Vai no El Nuevo Sabor Latino + 

Chicharrón de Frutos do Mar
(Para quatro pessoas)
chicharron peruano receita
Ingredientes:

– 500g de peixe branco e frutos do mar variados, limpos (aqui você pode usar o que gostar mais, mas a minha versão preferida é com polvo, lula, camarão e peixe. Para o peixe, escolha algum que não seja muito fino, como pescada, badejo, raia. E o chicharrón fica melhor com peixe branco, não adianta fazer com atum ou salmão que não fica gostoso)
– 1 cerveja lager long neck (qualquer cerveja leve, mas que tenha sabor. Por alguma razão desconhecida, a cerveja que dá o melhor resultado nessa receita é a Cerpa)
– 2 ovos
– 50 mL de shoyu
– Pimenta do reino preta
– Cominho a gosto
– Sal

Para empanar:
– Maizena (a quantidade suficiente para cobrir todos os pedaços de peixe e frutos do mar. O correto seria usar farinha de chuño, uma farinha de batata muito usada no Peru e na Bolívia, mas como é bem difícil de encontrá-la por aqui, a maizena é o que dá o melhor resultado
– Sal
– Pimenta do reino preta
– Cominho

Salsa Criolla:
– 2 limões
– 2 cebolas roxa
– 1 pimenta dedo de moça
– Coentro
– Sal

Para fritar:
– Óleo de soja (ou qualquer outro que você preferir que seja bom para fritura)

Modo de preparo:

Limpe os peixes e frutos do mar. Corte os peixes em cubos grandes. Deixe os camarões inteiros, as lulas em rodelas mais grossas e o polvo em fatias grossas.

Coloque em uma vasilha a cerveja, os ovos, o cominho, o shoyu, o sal e a pimenta do reino. Mergulhe os peixes e os frutos do mar nessa mistura e deixe marinando por umas quatro horas. Se quiser que fique com o sabor mais pronunciado, deixe de um dia para o outro (fica beeeeeem mais gostoso!).

Perto da hora de servir, prepare a salsa criolla. Corte a cebola em tiras finas e lave bem (umas duas ou três vezes em água corrente) até sair o “ardido”.
Tire a semente e os veios da pimenta dedo de moça e pique-a em cubos pequenos. Corte o coentro em pedaços grandes, não precisa ser bem picadinho.
Em um bowl, coloque a cebola roxa, o coentro e a pimenta e esprema os limões (atenção: esprema os limões com as suas mãos mesmo, não use espremedor, pois eles costumam “amargar” o suco de limão). Misture tudo e coloque o sal somente na hora de servir.

Para empanar, misture a maizena com a pimenta, o sal e o cominho. Retire os peixes e frutos do mar da marinada, escorra bem e empane na maizena. Frite por imersão em óleo a 180°C. Retire os frutos do mar quado tiverem com uma bonita cor dourada, mas fique de olho para não passar, porque é rapidinho!
Deixe escorrer em um papel toalha.

Sirva com bastante salsa criolla por cima!

E depois me fale se não é animal com uma cervejinha gelada. Vou fazer uma petição para ter isso nos botecos daqui!

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!