Páscoa: Como Fazer um Coulant au Chocolat, o Verdadeiro Petit Gâteau

Tem alguns pratos e receitas que me intrigam, como a Torta Holandesa que não é encontrada na Holanda, o Temaki que não é popular no Japão e a carne argentina que na verdade é produzida no Brasil.
Seguindo esta ideia, tem também o Petit Gâteau, bolinho de nome francês que é uma verdadeira febre por aqui.
petit gateau
+ Conheça o Imai, um izakaya que fica fora do eixo gastronômico da cidade +

Quando fui estudar na França, em 2009, perguntei para vários chefs confeiteiros e colegas como se fazia um verdadeiro Petit Gâteau. Todos me olharam como se eu estivesse falando grego, pois não sabiam o que era um Petit Gâteau, além de um bolo pequeno (a tradução literal do termo).
Depois de um tempo por lá, durante uma aula de confeitaria, aprendemos a fazer um Coulant au Chocolat, bolo de chocolate que me surpreendeu quando ficou pronto, pois era, na verdade, um Petit Gâteau.

O Coulant au Chocolat é um bolo tradicional e super clássico da França. Lá no Institut Paul Bocuse, a escola que estudei, aprendemos a preparar a receita original do tal bolo. E para a minha surpresa, mais uma vez, não é nada complicado preparar o Coulant.

+ Como é estudar no Institut Paul Bocuse, na França +

Seja Coulant ou seja Petit Gâteau, a verdade é que o bolinho é delicioso, super fácil de fazer e uma excelente opção de sobremesa para a sua Páscoa.

Então bora aprender a receita francesa:

Coulant au Chocolat
(Rende aproximadamente 20 bolinhos)
petit gateau receita
Ingredientes:
– 250g de chocolate meio amargo
– 225g de manteiga sem sal
– 112g de farinha de trigo
– 325g de açúcar
– 375g de ovos

Dica: um ovo tem entre 50g e 60g. Nesta receita, se você não tiver balança, usará aproximadamente 6 ovos grandes ou 7 pequenos.

+ Aprenda a fazer Rolinhos Vietnamitas de Legumes com Camarão: uma ótima opção para a Páscoa +

Modo de Preparo:

Pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Coloque os dois em um bowl grande e leve ao microondas por 30 segundos, para derreter. Tire do microondas, mexa bem e se não estiver bem derretido, leve por mais 30 segundos.
Repita a operação quantas vezes for necessário.
É importante que você leve o chocolate ao microondas por 30 segundos de cada vez para que a temperatura excessiva não queime o chocolate.

petit gateau png
Chocolate e manteiga derretidos

Bata bem os ovos e o açúcar até obter uma mistura um pouco esbranquiçada.
Junte a farinha de trigo peneirada e misture com a ajuda de uma espátula. Não precisa bater muito para não desenvolver o glúten, por isso, não use fouet ou batedeira.

Junte a mistura de chocolate e manteiga à de ovos, açúcar e farinha e mexa delicadamente até obter uma massa lisa e homogênea.

Cubra o bowl com um filme plástico e leve a massa à geladeira até o dia seguinte.

Este é o passo mais importante do Coulant e onde muita gente erra. Se você assá-lo logo depois que fizer a massa, ele ficará cheio de bolhas e não terá a textura macia e leve que precisa ter.
Deixando-o descansar na geladeira de um dia para o outro, você obterá a textura correta na hora de assar. Este é o pulo do gato.

No dia seguinte, unte e enfarinhe forminhas individuais para Petit Gâteau ou use uma forma para muffins.
Coloque a massa até 3/4 da capacidade da forma e leve para assar em forno pré-aquecido, a 210°C por 12 minutos.

petit gateau facil
Assando o Coulant em uma forma de muffi

Quando você for tirar o Coulant do forno, ele deverá ter uma crosta assada, mas ainda mole no centro.

Tire do forno, desenforme-os e sirva imediatamente com uma bola de sorvete de sua preferência, para fazer o contraste quente e frio, ou apenas o bolinho.

Quando você colocar a colher para cortá-lo, vai escorrer uma calda deliciosa de chocolate, por isso você não pode cozinhar demais o Coulant, senão ele ficará como um bolo de chocolate e perderá a graça.

Caso você não queira fazer 20 bolinhos individuais e sobrar massa, basta colocar em uma forma maior e levar para assar por uns 40 minutos. Ele vira um bolo de chocolate delicioso, eu testei!

petit gateau au chocolat moelleux
Olha como fica lindão o bolo totalmente assado com a massa de Coulant

O Coulant é uma sobremesa super fácil, mas que agrada todo mundo. Você vai fazer o maior sucesso no almoço de Páscoa.

Mesmo eu, que acho o Coulant uma sobremesa um pouco antiquada, amei o resultado. Não conseguia parar de comer os bolinhos!

Depois tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

8 comments

Comments are closed.