Receita de Pão de “Queijo” de Mandioquinha da Bela Gil

Quem acompanha o blog sabe que semana passada eu estava virada na Bela Gil fazendo receitas sem glúten e sem lactose para a minha dieta detox da semana.
Fiz a empada de jiló, que foi o maior sucesso e postei a receita semana passada aqui no blog e também fiz um pão de queijo falso, com mandioquinha. Esse ficou tão bom, que vou compartilhar a receita com vocês hoje.

+ Veja aqui como fazer a empada de jiló +

Eu chamo este pão de mandioquinha de pão de queijo falso porque ele fica surpreendentemente parecido com o quitute mineiro, em sabor e textura, só que não leva queijo, é vegano, não tem glúten nem lactose e é feito de mandioquinha.
Além de todos esses benefícios, ele ainda é super rápido e fácil de fazer.

Quem segue dietas detox, ou de qualquer tipo, recomendadas por nutricionistas (nada de fazer dieta por conta própria, ok?), sabe que às vezes não é a função mais fácil do mundo. A gente desanima, sente falta de açúcar, gordura, sal e acha que não vai conseguir continuar.

A minha dica para esses períodos mais difíceis é procurar receitas que se encaixem na sua restrição alimentar e que mudem um pouco o gosto do que você está comendo, até porque ninguém aguenta comer frango com batata doce e sopa de aspargos todos os dias, não é mesmo?

Essa receita fez a nossa semana detox ficar bem mais fácil. Até o Thiago, que normalmente sofre muito, teve uma semana mais tranquila e se deliciou com os pãezinhos de mandioquinha no lanche.

Eu, que me sinto super bem durante a dieta, adorei a sensação de estar comendo algo delicioso, que eu mesma fiz, e ainda por cima, super saudável.

Este pão de mandioquinha é perfeito para crianças e para aquelas pessoas que não são muito fãs de coisas mais saudáveis. É um best seller, com certeza.

Fiquei feliz como consegui usar duas receitas da Bela Gil e tive resultados ótimos. Fiz uma ou outra mudança na receita original, aí vai pra vocês.

+ Luz, Câmera, Burger: será que o burger é coisa de cinema? +

Pão de Mandioquinha
(Rende uns 22 pães pequenos)

pão de mandioquinha bela gil

Ingredientes:

– 120g de polvilho azedo
– 180g de polvilho doce
– 90 ml de azeite
– 300g de mandioquinha cozida e amassada
– 1/4 de xícara de chá de água
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de sopa de orégano (ou qualquer erva seca que você gostar)
– 1 colher de sopa de cúrcuma em pó

Modo de preparo:

Descasque as mandioquinhas e cozinhe até ficarem macias. Escorra a água e amasse-as com a ajuda de um garfo até obter um purê.

Em um bowl grande, misture os dois polvilhos, o azeite, o sal, o orégano e a cúrcuma. Acrescente então a mandioquinha amassada e vá colocando a água aos poucos, até obter uma massa homogênea e macia. Pode ser que você não precise usar toda a água, ou então que tenha que usar um pouco mais. Vá sentindo a textura da massa, que deve ficar macia e levemente úmida.

pão de mandioquinha da bela gil
A textura da massa é essa…

Faça bolinhas pequenas com a massa, do tamanho de um pão de queijo. Coloque em uma forma sem untar.

pão de mandioquinha fit
Antes de assar

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Retire-os quando estiverem dourados e sirva na hora.

pão de mandioquinha vegano
Prontos para serem devorados!

Esse pãozinho fica uma delícia no café da manhã e no lanche da tarde. Você pode comer puro ou com geleia sem açúcar ou pasta de amendoim.

+ Faça a sua própria Pasta de Amendoim. É super fácil! +

Ele é mais gostoso assim que sai do forno, mas dá para guardar na geladeira tranquilamente por uns 5 dias. É só esquentar na hora de servir!

Se tornou um dos meus snacks preferidos da detox. Valeu, Bela Gil!

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *