Panzanella: comemore o Dia Mundial do Vegetarianismo com uma receita deliciosa!


Uma musiquinha para animar essa quinta feira feia…

Ontem, dia 01 de outubro, foi o Dia Mundial do Vegetarianismo.
Todos sabem que eu não sou e nem pretendo ser vegetariana, mas realmente acho que podemos e devemos reduzir o consumo de carne no nosso dia-a-dia. NINGUÉM precisa comer carne todos os dias, e ficar um ou dois dias da semana sem carne não vai te matar, ou te dar uma crise de abstinência. Aliás, só vai fazer bem para a sua saúde.

No último ano, inconscientemente, eu reduzi muito o consumo de carne. É muito comum que eu passe a semana inteira jantando só legumes ou salada, e coma carne vermelha somente aos finais de semana.
E como tenho muita sorte de ter um marido que cozinha MUITO, além de ser super criativo, nunca sinto falta deste tipo de proteína.

Aproveito para contar uma novidade aqui no blog: a partir deste mês de outubro, teremos a colaboração da Camilla de Salles, do excelente Coração da Paulista (http://coracaodapaulista.com/), que vai atrás de dicas saudáveis e vegetarianas para vocês. Demais, né?
Comecem a seguir o blog dela, que é um dos que eu leio sempre e me trazem muita inspiração (pra vida, musical, sobre a nossa cidade…) e esperem que em breve, vocês vão ver alguns conteúdos da Magali lá também!

Não levanto a bandeira do vegetarianismo (contudo, não tenho nada contra – cada um tem seus motivos e suas escolhas), mas tem uma bandeira que eu levanto sim – contra o desperdício! Fico abismada com a quantidade de comida que jogamos fora todos os dias – e o quanto isso faz mal para a nossa economia e para a sociedade. Você não joga cinco reais no lixo, então porque jogaria um brócolis ou meia dúzia de bananas? #nãofazsentido

Mas sei também, que na correria que vivemos, é comum esquecermos uma coisa lá no fundo da geladeira ou simplesmente não termos tempo para cozinhar aquele chuchu ou fazer uma salada de couve. Mas quando tomamos um pouco de consciência sobre o problema do desperdício (e isso é de cada um, não é nenhum vídeo sensacionalista ou matéria do monte de coisas que o Ceagesp joga fora que vai mudar a sua atitude), passamos a comprar menos e melhor, de forma que nos policiamos para cozinhar mais, comer tudo o que compramos e jogar o mínimo fora. E a verdade é que com um pouco de criatividade, você vai conseguir fazer verdadeiros banquetes com os legumes da sua gaveta da geladeira.

Bom, juntando essas duas vertentes: vegetarianismo e combate ao desperdício, resolvi propor uma receita que comemos um dia desses à noite. Uma delícia, fácil, barato e rápido. É a tal da Panzanella, uma salada italiana típica feita com pão amanhecido.

É assim: sabe aquele pão que sobrou de ontem, ou de anteontem, que você sabe que mais cedo ou mais tarde, vai pro lixo? É esse mesmo que você usa. E na receita abaixo, vou dar uma sugestão de legumes e verduras para usar, mas a verdade é que você pode variar como achar melhor e com o que tiver na geladeira… essa última eu fiz com o que tinha disponível em casa!

Panzanella

Panzanella Magali Viajante

Ingredientes para 2 pessoas:
– Um bom pedaço de pão italiano amanhecido (pode ser qualquer outro pão que tenha um miolo mais consistente, mas o melhor mesmo é o italiano)
– Um punhado de manjericão fresco
– 1 dente de alho grande
– 2 folhas de couve
– 2 tomates
– 1 pepino japonês
– 1 cebola roxa
– 6 bolinhas de mussarela de búfala
– Bastante azeite
– Meio limão siciliano
– Sal

Modo de preparo:
Comece amassando bem o alho, com o manjericão, o alho e um pouco de sal, até obter um pesto com um pouco mais de líquido. O ideal para essa parte é usar um pilão, mas se você não tiver, pode fazer com um socador, ou mesmo cortando tudo pequenininho e misturando.
Corte o pão em cubos grandes e deixe imerso na mistura de alho e manjericão tomando gosto, até ficar bem molhado.
Corte a cebola em pedaços grandes e lave umas duas vezes, para retirar o ardor.
Corte a couve em pedaços grandes ou rasgue as folhas em pedaços de tamanho irregular.
Corte os tomates em oito pedaços cada e o pepino em meia-lua grossas, com a casca.
Corte as mussarelas de búfala em fatias grossas.
Misture todos os ingredientes em um bowl, regue com o molho restante, polvilhe um pouco de flor de sal e esprema o suco de meio limão siciliano, só para realçar ainda mais o sabor.

Sirva imediatamente!

É uma excelente opção de um jantar leve, ou mesmo para acompanhar um prato.
Se você quiser, pode acrescentar outros legumes e verduras, ou mesmo alguma proteína animal… mas como hoje o tema era vegetariano, deixe a carne para amanhã.

Sabe a segunda feira sem carne? Que tal fazer a sua quinta sem carne?

Espero as fotos das versões de panzanella que fizerem… Yummy!

2 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *