Os Melhores de 2016 na Opinião da Magali

É isso aí, mas um ano chegou ao final e com ele a já famosa lista dos melhores de 2016.

É época de fazer retrospectivas, rever o ano e já que 2016 foi meio puxado, vamos falar só de coisas boas, que são lugares que adorei conhecer em 2016 e que valem a pena você visitar em 2017.

Revendo todos os posts do ano, vi que o ano foi legal pra caramba e que comi mais coisas boas que ruins.
Foram mais de 40 estabelecimentos visitados só no Brasil para fazer bons reviews e trazer informações relevantes pra vocês.

Mas vamos à lista e não se esqueça de incluir esses lugares nas suas resoluções para o ano novo.

Melhor restaurante romântico

ecully preço
Leitão, O prato da noite

 

Esse foi, sem dúvida, o Ecully.
Escolhemos o restaurante de Perdizes que tem uma loja da Grand Cru anexa para comemorar nosso aniversário de dois anos de casado e de 9 anos de namoro e a escolha não poderia ter sido melhor.
Ambiente lindo, luzes baixas, bom atendimento, vinhos a preços justos e uma bela comida.
Quando for lá, não deixe de provar o leitão. É divino, de comer de joelhos.

Leia mais sobre o Ecully: https://magaliviajante.com/2016/03/11/ecully-restaurante-para-ir-a-dois-em-perdizes/

 

Melhor asiático

jui restaurante

Essa foi uma das surpresas do ano.
O asiático fora do circuito Jui me impressionou muito pela qualidade e nível de detalhe da comida.
A pequena casa que fica na Chácara Santo Antônio é comandada pelo jovem chef Tan-Tjui Tseng, da Malásia e surpreende pelo sabor, apresentação e preço justo.
Vá até o bairro – e aproveite que agora eles também abrem para o jantar – e não deixe de provar o Ovo com gema mole, creme de missô e crocante de amendoim. A melhor entrada que eu comi no ano (e por isso já merecia um prêmio duplo!)
O Creme Brûlée de gengibre também merece sua atenção.

Mais sobre o Jui, aqui: https://magaliviajante.com/2016/05/20/jui-restaurante-uma-grata-surpresa-fora-do-eixo-gastronomico-de-sp/

 

Melhor brasileiro

jesuíno brilhante restaurante
Porco de sol: sensacional!

 

Outra grande descoberta do ano foi o pequeno e já hypado Jesuíno Brilhante.
Fomos no começo, poucos meses após a abertura, e o que eu comi e vivi lá trouxe algumas das melhores lembranças da minha infância, comendo comida do sertão do Nordeste durante as viagens que minha família fazia de carro.
Pequeno, simples, autêntico, barato… você não comerá comida sertaneja tão boa em nenhum outro lugar de SP!
Lá, você tem que provar os guisados, o porco de sol e uma sobremesa chamada Burra Preta. Aí podemos começar a conversar sobre o tema.

Veja aqui o que eu escrevi sobre a casa em julho deste ano: https://magaliviajante.com/2016/07/15/jesuino-brilhante-comida-sertaneja-de-raiz/

Menção honrosa: não é novidade, mas o Mocotó original da Vila Medeiros continua fazendo comida boa, sem firulas e que impressiona brasileiros e gringos. Vale cruzar a cidade.

 

Melhor mexicano

michelada mexicana
Nossos drinques

 

Veja bem, a melhor comida mexicana de São Paulo não está em um restaurante. Ela pode ser encontrada em feiras gastronômicas, eventos fechados e em jantares em lindas casas. Trata-se d’As Lourdetes, as duas (a terceira foi um busca de novos horizontes fora do país) pupilas de Lourdes Hernandéz que fazem a verdadeira comida tradicional mexicana com muito charme e personalidade.
Elas não estão mais na Casa dos Cariris e ainda não tem lugar fixo, mas se você quiser comer comida mexicana boa de verdade em SP (a única que conheço), vale seguir o Facebook das meninas pra saber o que elas andam aprontando por aí.

Saiba mais: https://magaliviajante.com/2016/04/08/as-lourdetes-comida-mexicana-de-verdade/

 

Melhor peruano

la peruana cevicheria
Polvo do La Peruana: no ponto certo

 

É o La Peruana, que muita gente, inclusive eu, já conhecia por causa do food truck.
O restaurante conseguiu encontrar a equação correta para local, autenticidade da comida, preço, ambiente interessante e atratividade comercial. Tudo isso sem perder a identidade peruana.
O ceviche não é igualzinho ao do Peru, mas é muito gostoso e provavelmente a melhor experiência de comida peruana que você vai ter na cidade.
Além do ceviche, vale provar outros pratos da casa, como o anticucho, o polvo e os picarones.
Se não dá pra ir até o Peru, pelo menos dá pra matar a saudade da comida do país.

Veja aqui quais foram meus pratos preferidos: https://magaliviajante.com/2016/05/13/la-peruana-de-food-truck-a-restaurante/

 

Ideia mais bacana

graber como funciona
Aproveitando a bóia que pedi pelo Grabr. Não é a minha cara?

 

Sim, sei que estamos saindo um pouco do tema alimentação, mas vale a pena falar do Grabr, que foi pra mim uma das grandes sacadas de 2016.
Se você não conhece a plataforma, ela conecta viajantes e compradores para terem produtos de qualquer lugar do mundo sendo entregues na sua cidade de forma barata, prática e sem burocracia.
Voltando a falar de comida, é sua chance de ter em casa aqueles ingredientes que só encontra fora do Brasil, como mostardas francesas, chocolates belgas ou guloseimas americanas.
Eu usei o serviço como compradora e viajante e super recomendo.

Veja como funciona: https://magaliviajante.com/2016/11/08/receba-produtos-mundo-inteiro-sem-sair-casa-grabr/

 

Melhor padaria

tiborna de bacalhau
Me diz se isso não tá lindo demais!

 

É, acho que tem sentido em dizer que os portugueses são bons em fazer pão. Isso ficou ainda mais claro pra mim em 2016 quando conheci a Padaria da Esquina.
A casa que é do chef Vitor Sobral, além de pães maravilhosos, faz ótimos sanduíches e lanches que te levarão para lá a qualquer hora do dia.
A minha dica é provar as bifanas, a Tiborna de bacalhau e levar vários pães pra casa, principalmente o Caco, de batata doce, e o Pão de Deus, com coco. É de Deus mesmo!
Em tempo: a casa não é perfeita e escorregou feio no café, queimado, e na Tiborna de Presunto Cru, extremamente salgada. Mas mesmo assim, vale a visita. É só saber o que pedir.

Leia o post: https://magaliviajante.com/2016/08/19/padaria-da-esquina-delicias-portuguesas-sp/

 

Melhor burger

cabana burger oscar freire

Aí a coisa começa a ficar mais difícil. Este foi o ano do hambúrguer para a Magali e comemos muitas versões na cidade e fora do país.
Analisando friamente todas as opções, fiquei em dúvida entre três hambúrgueres e esse foi um motivo de discórdia pré-Natal (que foi quando escrevi este post) entre eu e o Thiago, meu marido e editor aqui do blog.
Ele escolheu justo o que eu havia eliminado e depois de muita ponderação, elegemos o Cabana como o melhor burger da cidade em 2016.
A casa, que é bem nova, se inspirou na rede americana Shake Shack e faz excelentes smash burgers, pequenos, simples, daqueles que dá vontade de comer mais um, e dois, e três e muitos!

Prove: https://magaliviajante.com/2016/11/18/cabana-burger-novidade-sp-inspirado-shake-shack/

Como o assunto foi polêmico, as outras duas casas recebem uma merecida Menção Honrosa.
Burger Table
e Pão com Carne, parabéns! Os hambúrgueres de vocês são excelentes e também nos dão água na boca toda vez que pensamos.

 

Melhor café

clemente café sp
Capuccino do Clemente Café: maravilhoso

 

Sem dúvida nenhuma, tem que ser o Clemente Café.
Além de ser fofo e do lado da minha casa, os caras realmente sabem fazer um bom café.
Se você não conhece, é um espaço pequenininho, que quase não tem lugar pra sentar, mas que oferece o melhor capuccino que já tomei em SP, além de excelentes coados e cervejas da ZalaZ, que é o meu próximo tópico.
Tirando tudo isso, o atendimento também é ótimo (fale com o Jean, um querido) e os preços são justos.

Gosta de capuccino? Tem que ser no Clemente: https://magaliviajante.com/2016/10/28/clemente-cafe-joia-sp/

 

Melhor cerveja

zalaz pazion
A Pazion foi a única cerveja que eu tomei um copo inteiro

 

Sei que já dei spoiler na categoria acima, mas não poderia deixar de falar de quem tem produzido as minhas cervejas nacionais preferidas: a ZalaZ.
Eles são pequenos produtores de Paraisópolis, no interior de Minas, que fazem cervejas ótimas com muito carinho.
Eles tem vários rótulos e inclusive cervejas recém lançadas, mas se quiser provar algumas que não tem erro, a minha dica é a Zapp Wheat Wine; a Pazion, uma American Wheat com maracujá orgânico e a Cascara, uma Sour Beer.

Vem na minha que você vai se dar bem: https://magaliviajante.com/2016/11/25/slow-brew-2016-minhas-12-cervejas-preferidas/

 

Bar de cervejas

são paulo tap house
Degustação desbravador: que cervejas, senhores!

 

Pegando uma carona na última categoria, o melhor lugar pra tomar cerveja em 2016, na minha opinião, foi uma descoberta meio tardia, que só fiz na última semana.
No São Paulo Tap House você tomará excelentes cervejas nacionais (sim, eles só trabalham com rótulos brazucas) e ainda vai comer muito bem, pois a cozinha dos caras é ótima!
Dá pra tomar ZalaZ lá e também a Bodebrown Apricot Tonight, a minha paixão mais recente.

Cervejeiros ou não, só vai: https://magaliviajante.com/2016/12/23/sao-paulo-tap-house-bons-chopes-vila-madalena/

 

Melhor bar de cachaça

cachaça severina do popote
As saideiras…

 

Empório Sagarana, indiscutivelmente. É lá que você vai provar as melhores cachaças do Brasil, receber boas explicações sobre estilos e descobrir um gosto que você não sabia que tinha.
Melhor digestivo não há!

Veja o post: https://magaliviajante.com/2016/10/21/emporio-sagarana-templo-cachaca-vila-madalena/

 

E pra finalizar mantendo a tradição…

O MELHOR DO MELHOR DO MELHOR DE 2016
(Sabe aquele lugar que você vai milhares de vezes e não para de pensar na comida?)

bar do luiz fernandes
O meu pratinho de acepipes: é o não é maravilhoso?

 

A minha mais nova obsessão é o Bar do Luiz Fernandes, certamente o melhor bar de SP e o lugar mais legal que conheci em 2016.
Comida excelente, com várias opções de bolinhos, mesa farta de acepipes, cerveja gelada, ambiente legal e preço amigo tornaram esse clássico da cidade de SP a minha escolha de lugar do ano.
Vá lá com tempo, coma tudo o que tiver no cardápio e aí você me diz se eu tenho razão ou não.
Eu tenho sonhado com a mesa de acepipes de lá e não vejo a hora de chegar janeiro para pisar no bar novamente.

Alguém me acompanha? https://magaliviajante.com/2016/12/03/bar-do-luiz-fernandes-zona-norte/

 

É, 2016 foi um ano delicioso. Mas pode vir, 2017, que estou pronta para descobrir novos lugares!

FELIZ ANO NOVO pra vocês que acompanham e torcem pelo blog. Vocês são incríveis! E 2017 não vai ser nada menos que isso!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

2 comments

Comments are closed.