Os 5 Burgers Preferidos do Daniel, do Monday Night Burgers | Collab Magali

Primeiramente gostaria de agradecer a Milena Duarte pelo convite e pela oportunidade de escrever aqui no Magali, esse blog tão bem cuidado e caprichado que eu venho acompanhando desde que tive o prazer de conhecer a criadora pessoalmente.

Confesso que a tarefa que me foi dada não é das mais simples nem das mais fáceis, afinal, pra um burger lover como eu, falar dos 5 melhores burgers que já comi na vida é como um pai de 3 filhos apontar qual deles ele ama mais. MAS, estamos aí pros desafios e vamos nessa.

Pra você que tá aí pensando “quem é esse infeliz e porque a opinião dele me interessaria?”, eu te respondo: eu sou o Daniel Pires, criador do projeto Monday Night Burgers, que acontece toda segunda em algum lugar da cidade de São Paulo e não faço a menor ideia do porquê minha opinião seria relevante pra você mas, quem sabe, você também já comeu em um ou mais desses 5 lugares e passe a se interessar pelo que tenho pra falar.

Sendo um amante do hambúrguer e levando em conta que resolvi largar tudo pra viver disso nesses últimos 19 meses, resolvi fazer algumas viagens pra fazer “pesquisa de mercado”, ou seja, almoçar e jantar hambúrguer durante toda a minha estadia nas cidades em questão. Sem muitas delongas, vamos pra lista dos melhores burgers da vida do Daniel:

5 – Classic Cheeseburger do Jack’s Burger, em Chicago.
Jacks Burger

4335 W Madison Ave, Chicago, IL 60624
b/t Kildare Ave & Kostner Ave
West Garfield Park

É tão junk que nem site tem, então segue o Yelp dos caras: http://www.yelp.com/biz/jacks-burgers-chicago?ytprail=1

Morei em Chicago entre 2000 e 2001 e foi lá que passei a ter contato com os hambúrgueres genuinamente americanos, desses que a gente não entende o porquê de nenhum outro lugar do mundo conseguir reproduzir o mesmo sabor. Você pode comer 300 hambúrgueres diferentes dentro dos Estados Unidos mas todos têm aquele “quê” yankee que é amor a cada mordida. Os caras têm milhões de defeitos. Burger definitivamente não é um deles, e o classic cheeseburger do Jack’s Burger entrega exatamente o que promete: burger duplo de dois discos finos, american cheese, cebola roxa crua, alface, tomate e picles de pepino no pão comum de hambúrguer. Simples e perfeito. Desses que toda volta de balada pede. O lugar é minúsculo, muito simples, e você come no balcão ou em pé mesmo. Vá com fome e peça a double fries. Depois me liga pra me falar o que achou.

4 – Louis, do St Louis, em São Paulo.
St Louis São Paulo

Rua Batataes, 242, no Jardins, esquina com a Joaquim Eugênio de Lima

http://stlouisburger.com.br/

Pois é. Levei 7 anos para encontrar em SP um burger que me levasse de volta pra terra do Tio Sam numa mordida, e o Louis, o carro chefe da hamburgueria comandada pelo Luis Cintra, o cara que começou essa burgermania por aqui faz exatamente isso. Faz tempo que não volto lá e já me falaram que eles têm sido um pouco irregulares, mas que quando acertam não tem pra ninguém. Nas vezes que fui, acertaram em cheio. O ambiente é todo pensado como um burger joint norte-americano, com um salão pequeno, boas cervejas e essa jóia que é o Louis e seu pickles de jalapeño. Vá sem medo.

3 – Fat Cat, do Bill’s Bar and Burger em NY
Fat Cat - Bills Bar and Beer

22 Ninth Avenue (at West 13th Street) no Meatpacking District
New York, NY 10014

http://www.billsbarandburger.com/

Esse foi um achado. Estávamos passeando pela High Line, em NY e, ao final dela, já no Meatpacking District, nos deparemos com essa micro hamburgueria e, né, porque não?

Só la dentro que descobrimos que um dos burgers do cardápio havia sido eleito um dos melhores do país pela CNN naquele ano (2013). O burger é o Fat Cat, um burger duplo, também com dois discos finos de no máximo 50 gramas cada, com american cheese, alface, pickles de pepino, tomate e cebola caramelizada no english muffin. Você imagina um hambúrguer enorme e.. Nope. Não é grande e até rola uma certa decepção quando a garçonete coloca ele na mesa. E aí você morde… E, galera, sério, só indo pra saber. Quando forem pra NY, não deixem de visitar os caras. Quando fomos, pedimos legumes fritos ao invés de batatas, mas já nos falaram que a batata deles é fenomenal. Vá e coma de tudo pra não se arrepender.

+ Conheça outros lugares para comer em Nova York + 

2 – Bistro Burger do The Corner Bistro, também em NY
Bistro Burger - Corner Bistro

331 W 4th St, New York, NY 10014
at the corner of Jane and West 4TH

http://cornerbistrony.com

Pô, só hambúrguer americano? Não adianta gente, os caras dominam a arte e é lá que estão a maioria dos melhores burgers que já comi. E esse não é diferente.

Nessa viagem pra NY, fiquei 7 dias na cidade e comi 12 burgers, alguns por indicação de amigos e outros na força e na vontade de caçar lugares desconhecidos. O Corner Bistro foi indicação de um brother que hoje eu sei que me ama. Escolhi o Bistro Burger, o carro chefe da casa (fica aqui uma dica dentro da dica: se não conhece o lugar, vá sempre no carro chefe. Se esse for ruim, você já sabe o que esperar do resto), e só pelo cheiro já deu pra sacar que esse seria diferente dos outros 9 que comi antes. Dessa vez, o burger era alto (a maioria dos burger joints americanos faz burgers mais baixos do que o que temos aqui com a nossa mania de achar que burger bom tem que ser alto e mal passado. Burger bom tem que ser bom e ponto, independente da altura, da cor e do tamanho) e foi o primeiro lugar que me perguntaram o ponto da carne. Escolhi o ponto da casa e fui feliz, muito feliz, devorando aquela delícia com sabor de abraço apertado. Burger de 220 gramas, alface, cebola crua, american cheese, tomate, pickles de pepino (os melhores que já comi na vida) e crispy bacon pra comer de joelhos. Pra beber, uma pint de Guinness. It doesn’t get much better than that. Vá, vá de novo e vá outra vez. O lugar é minúsculo e eles recomendam fazer reserva pra garantir. Vá, vá, vá e vá.

+ Motivos pelos quais você deveria ir para os EUA + 

1 – American Cheeseburger do Monday Night Burgers, de SP 🙂
American Cheeseburger - Monday Night Burger

Pra saber o endereço da vez, tem que acompanhar a fanpage:

www.facebook.com/mondaynightburgers

Instagram: @mondaynightburgers

“Ah, esse cara ta de brincadeira com a gente colocando o dele como o melhor!” Gente, se eu não achar o meu hambúrguer o melhor do mundo, quem vai? O Monday nasceu de uma brincadeira dentro do meu apartamento e hoje invade lugares como o House of Food, a Red Bull Station, o We Hostel, o Namoa Hostel e até apartamentos em Londres, toda segunda, com uma receita diferente, onde o principal da noite é o encontro da galera, é promover a interação entre as pessoas, criar conexões e fazer novos amigos. Nas receitas, buscamos a forma genuína de se fazer o american burger e, depois de mais de 100 tipos diferentes de burger, fizemos nosso American Cheeseburger, com 2 discos de 75 gramas, american cheddar cheese, cebola roxa picada, pickles de pepino, tomate, alface e nosso molho especial MNB no pão de brioche. Precisa de mais? Quando tiverem a chance, venham provar. Quem não gostar, não paga 🙂

Ta aí gente. A lista é essa, não necessariamente nessa ordem. Burger bom é o que você escolhe.

E lembrem-se: venham conhecer o Monday. It’s not about the burger, fellas.

+ Veja a opinião da Magali sobre o Monday Night Burgers + 

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

7 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *