Okonomiyaki: Receita Japonesa de Hoje

Apesar de adorarem comida japonesa, os brasileiros ainda conhecem pouco da cultura gastronômica do Japão.

Sushi, sashimi, temaki e recentemente o lamen, são grandes sucessos por aqui, mas a gastronomia japonesa tem infinitos pratos desconhecidos por grande parte dos brasileiros e se eles conhecessem alguns deles, iam adorar!

Um desses pratos com grande potencial de sucesso por aqui é o Okonomiyaki.

O okonomiyaki nada mais é que uma panqueca grossa, muito comum no Japão, servida às vezes como comida de rua e que você pode colocar qualquer recheio que quiser: carne de porco, camarão, frango e até ostra.

E é até engraçado, porque o nome significa justamente isso. Okonomi de “o que você quiser” e yaki de “grelhado ou na chapa”.

Ele é típico de Osaka, mas eu o comi pela primeira vez em Hiroshima, em 2015, onde ele é conhecido como Hiroshima-yaki. E ele é tão famoso por lá que tem até uma área da cidade inteiramente dedicada ao prato: o Okonomimura, ou Okonomiyaki Village.

Você pode ver como é comer um Hiroshima-yaki por lá clicando neste link que tem um vídeo completinho sobre a cidade de Hiroshima.

Eu gostei muito por ser uma comida gostosa, divertida de preparar, ótima para comer com os amigos tomando cerveja (e é assim que eles gostam de comer Okonomiyaki no Japão!).

Andei dando uma pesquisada em receitas de Okonomiyaki e descobri que existem muitas variações, com diversas formas de preparar o prato, de acordo com a região do Japão.

Resolvi usar, então, uma do meu amigo Akaba, que é Fukui, uma cidade na região de Chubu.

A receita dele é ótima e leva barriga de porco como proteína. Se você não gostar, pode trocar por qualquer proteína de sua preferência, ou até mesmo fazer um Okonomiyaki vegetariano.

Vamos à receita!

Okonomiyaki
(Para duas pessoas)

okonomiyaki

Ingredientes:
– 200g de repolho (eu usei o roxo porque tinha em casa, mas a receita tradicional é com o comum)
– 60g de cebolinha
– 50g de cará
– 100g + 5 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1/2 envelope de Hondashi
– 220 ml de água
– 3 colheres de sopa de Benishoga (gengibre rosa em conserva)
– 3 ovos (1 para a massa de tempurá)
– 6 fatias de barriga de porco
– 1 colher de sopa de óleo vegetal
– Molho para okonomiyaki
– Cebolinha picada
– Maionese

Modo de Preparo:

Comece preparando o dashi: misture 150 ml de água com o Hondashi.

Em seguida, faça a massa de tempurá, misturando com um garfo 1 ovo, 70 ml de água e 5 colheres de sopa de farinha de trigo. Essa massa não deve ficar homogênea. Na verdade, ela fica com a aparência de que desandou, mas é assim mesmo. Basta misturar para “ligar” os ingredientes.
Você vai usar apenas 3 colheres de sopa dessa massa de tempurá e o que sobrar, pode usar para empanar qualquer vegetal e fritar como tempurá.

okonomiyaki ingredients
A massa de tempurá não deve ficar lisa e nem homogênea

 

Corte o repolho em tiras finas com a ajuda de um mandolim, e a cebolinha em rodelas. Deixe um pouco de cebolinha para colocar por cima, no final.

Descasque o cará e rale grosseiramente. Misture com a farinha de trigo e o dashi até ficar pastoso, com uma consistência bem gosmenta mesmo.

okonomiyaki receita
Não estranhe a textura do cará, ele é bem pegajoso mesmo

 

Tire a gordura excessiva da barriga de porco e corte-a em cubos grandes. Coloque-a em uma frigideira com fogo alto, até ela ficar cozida.

Coloque o creme de cará em um bowl, adicione o repolho, a cebolinha, a massa de tempurá, o gengibre em conserva, a barriga de porco, os ovos e misture rapidamente com uma colher.

okonomiyaki liberdade
Misture todos os ingredientes

 

Aqueça o óleo em uma frigideira grande. Deixe em fogo médio e coloque metade da mistura que acabou de fazer no bowl.

okonomiyaki hiroshima
Antes de ir ao fogo, a massa fica com essa cara

Quando a superfície do okonomiyaki começar a formar bolhas, vire a panqueca e deixe cozinhar. Quando ela estiver bem cozida, vire novamente e deixe por mais 1 ou 2 minutos, até ficar bem quente.
Aperte a panqueca. Se ela estiver consistente, está pronta.

okonomiyaki pancake
A panqueca pronta para virar

 

Retire do fogo e repita a operação com o restante da massa.

Sirva imediatamente, bem quentinho, com molho de okonomiyaki, cebolinha e maionese.

O molho de okonomiyaki pode ser encontrado em lojas de produtos japoneses. Eu comprei o meu no Daiso e achei uma delícia!

beef okonomiyaki
Este é o molho que eu usei. Existem diversas marcas nas lojas japonesas

+ Vá no Bueno, um izakaya maravilhoso +

Tradicionalmente, o okonomiyaki também leva katsuobushi por cima, que são flocos secos de bonito. Infelizmente, recentemente a Vigilância Sanitária proibiu a venda de katsuobushi no Brasil, então se você não tiver o ingrediente em casa, não encontrará em lugar nenhum e  vai ter que fazer sem. Mas mesmo assim fica uma delícia!

Abra uma cerveja e kanpai!

Gostou da receita de Okonomiyaki? O que você quer aprender a fazer aqui? Deixe seus pedidos nos comentários abaixo.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *