Nhoque de Semolina: Receita do Panelinha Testada e Aprovada

Hoje me deu vontade de comer uma coisa bem gostosa, feita em casa, então decidi testar essa receita de Nhoque de Semolina.

+ Vinhos para datas especiais: aqui tem indicação +

As massas e comida italiana em geral não são meu forte na cozinha, aí aproveitei que tinha um tanto de semolina esquecida no armário e procurei uma receita simples e que ficasse muito gostosa, um comfort food mesmo que me preparasse para o friozão que promete chegar à São Paulo amanhã.

Então encontrei essa receita do Panelinha, um nhoque de semolina que também é chamado de nhoque à romana.
Testei e gostei do resultado, pois era exatamente o carinho que eu estava precisando para o jantar de hoje. Com uma taça de vinho então…

+ Quer mais receitas com semolina? Que tal esse bolo de semolina, mel e amêndoas? +

Nhoque de semolina

nhoque de semolina

(Rende 20 unidades)

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ¼ xícara de chá de semolina
  • 300g de parmesão ralado
  • 2 ovos
  • Farinha de trigo para empanar
  • Sal

+ Está procurando um bom restaurante italiano? Conheça a Vinheria Percussi +

Modo de preparo:

Comece forrando uma forma retangular com plástico filme.

Em seguida, coloque o leite, a manteiga, a semolina e o sal em uma panela e leve ao fogo alto, mexendo sempre, até que este “creme” engrosse e comece a soltar do fundo da panela. Cozinhe um pouco mais até obter um creme bem grosso.

Despeje essa massa na forma forrada com plástico filme. Alise com uma espátula e cubra com mais plástico filme. Usando a palma das mãos, aperte levemente a massa para ficar lisa e com a mesma espessura (de cerca de um dedo) em todos os pontos. Espere amornar e leve à geladeira por quatro horas para firmar.

Enquanto o nhoque firma, prepare o molho de sua preferência para servir com ele. Ele tradicionalmente é servido apenas com manteiga aromatizada, mas você pode inovar nessa receita. Pode ser béchamel, molho de tomates, pesto ou simplesmente uma manteiga derretida com sálvia.

Retire da geladeira e corte em círculos com a boca de um copo. Como essa massa é bem pegajosa e delicada, enfarinha tudo o que for usar: o copo, espátulas e as mãos. Manipule a massa com bastante cuidado.

Empane esses círculos de massa em três etapas: comece pela farinha de trigo, em seguida passe no ovo batido e por último, no parmesão ralado.

Coloque o nhoque em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10 minutos ou até a superfície do nhoque começar a dourar.

Sirva com o molho de sua preferência. Eu escolhi servir com um molho rústico de tomates e um pouco de pesto de manjericão. Huuuum!

nhoque de semolina panelinha

Se fizer este nhoque de semolina com molho de tomates, um Chianti cai muito bem.
Caso sirva o prato com pesto de manjericão, escolha um vinho branco, como um bom Pinot Grigio.
Se for tradicional e servir apenas com a manteiga de ervas, um tinto leve como o Pinot Noir cairá muito bem.

Quem disse mesmo que segunda feira não é dia de comer bem e tomar vinho?

Essa receita foi inspirada na original do site Panelinha, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Já fez este nhoque de semolina? Conta pra mim o que você achou dessa receita.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Reserve o seu hotel por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!