Missi Roti: O Pão Indiano Vegano Que Não Consigo Parar de Comer

Pesquisando receitas em livros antigos que tenho aqui em casa, me deparei com a receita do Missi Roti, um flatbread ou pão indiano vegano que me chamou muita atenção por vários motivos.

+ Conheça os brincos e colares de frutas da Orí +

O primeiro deles é que a foto do livro era bem bonita. E por mais que eu saiba que fotos são produzidas, o cérebro engana a gente e nos deixa com água na boca quando vemos algo apetitoso.

Segundo, porque eu estava procurando uma receita com farinha de grão de bico. Estou em uma “missão de dominação mundial” de usar ingredientes que estão esquecidos no fundo do meu armário e assim dar uma renovada geral na cozinha. Pois essa leva e me ajudou a acabar com a tal farinha.

Terceiro ponto, parecia fácil de fazer. Eu não sou a melhor especialista de pães do mundo e às vezes fico um pouco insegura de mexer com eles.

Quarto e derradeiro ponto, eu estava com vontade de comer algo diferente e fazia tempo que não comia comida indiana. Fechou!

Mas se eu puder me retratar aqui, dizer comida indiana é quase como dizer comida brasileira. Existem diversas regiões e em cada uma delas, as variações da cultura gastronômica são enormes.

Eu nunca fui para a Índia, mas segundo o livro que eu estava lendo, que se chama “Curry”, o Missi Roti é um pão da região do Rajastão, o maior estado do país em extensão. O livro diz também que o pão era muito usado por viajantes do deserto, pois a farinha de grão de bico ajuda a reter a água no corpo humano, algo muito útil para viajantes nesta condição.

missi roti
O livro que me inspirou a fazer o Missi Roti, que pode ser servido inteiro ou cortado em pedaços

 

Eu sei que achei o pão delicioso. Ele é apimentado, bem temperado e tem um sabor bem diferente. Originalmente, ele não é vegano, pois leva um pouco de ghee (manteiga clarificada). Mas se quiser ele animal-free, é só usar azeite no lugar, que também fica ótimo.
Com um curry ou mesmo somente com um chutney fica uma delícia. Vamos pra receita?

+ Aprenda a fazer um bolo de banana vegano +

Missi Roti

missi roti recipe

(Rende quatro pães)

Ingredientes:

  • 150g de farinha de grão de bico
  • 100g de farinha de trigo
  • 8g de sal
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 1 pimenta dedo de moça verde (ou outra pimenta verde que preferir)
  • 1 punhado de coentro fresco
  • 1/2 colher (chá) de alcarávia, também conhecido como kummel
  • 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha em pó
  • 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 1/2 cebola roxa
  • 1 cebolinha
  • 2 colheres (sopa) de ghee ou azeite de oliva

Modo de preparo:

Em um bowl, misture as farinhas de trigo e de grão de bico. Separe cerca de 4 colheres (sopa) dessa mistura de farinha, caso seja necessário dar ponto na massa posteriormente.

No bowl com a quantidade maior de farinha, adicione o sal, o gengibre ralado, a pimenta dedo de moça verde sem sementes e bem picadinha, o coentro picado, a alcarávia, a pimenta vermelha em pó e a cúrcuma em pó. Misture bem.

Adicione o óleo e 100 ml de água. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Se a massa ficar muito mole, adicione a farinha que deixou separada. Faça uma bola com a massa e deixe descansar por 20 minutos, coberta com um pano limpo.

Enquanto isso, corte a cebola roxa em cubos pequenos e a cebolinha em rodelas finas.

Divida a massa em quatro partes iguais e molde cada uma no formato de uma bola. Coloque bastante cebola roxa e cebolinha em cima de cada um delas e abra delicadamente com as mãos, até obter um círculo de cerca de 0,5 centímetro de espessura.

missi roti pics
O pão cru, antes de ir ao fogo

 

Coloque uma frigideira no fogo e quando ela estiver quente, deixe o fogo médio baixo e coloque um dos pães. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos ou até que esteja com uma bonita cor dourada e vire, repetindo o mesmo processo do outro lado.

Quando os dois lados estiverem prontos, pincele o ghee ou o azeite de oliva no pão. Repita esse processo com os outros pães e sirva quente, acompanhado de chutney ou de curry.

Eu confesso que comi uns pedacinhos deste pão puro mesmo, sem nada em cima. Mas com um curry de legumes ou de frango, que foi como eu fiz, fica uma delícia. Ah! Fica ótimo também com um chutney agridoce, como o de manga.

Deu até vontade de ir para a Índia, provar todos os sabores de lá.

Essa receita foi inspirada na original do livro “Curry”, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

+ Confira as receitas da Magali no YouTube +

O que achou dessa receita? Me conta aqui nos comentários se você ficou curioso para provar esse Missi Roti.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Reserve o seu hotel no Rajastão por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!