Magali cozinha: Salada de tomates com chorizo!

Que a Magali adora comer, não é novidade para ninguém. Agora, o que muita gente não sabe, é que a Magali gosta muuuuito de cozinhar e cozinha bem pacas! (e também é super modesta!)

Eu realmente acho que quem gosta de comer precisa saber cozinhar. Tudo bem, você não precisa ser o mago dos temperos, mas se virar na cozinha é quase que obrigatório para quem gosta de comer bem. Ainda bem que cada vez mais pessoas tem se interessado pelo assunto.

Eu até acho que culinária deveria ser um tema ensinado na escola… tanta coisa importante que a gente precisa fazer na vida e não aprende na escola, e aí passa anos aprendendo Fórmula de Bhaskara ou logaritmo… eu realmente preferia ter aprendido a fazer um bom churrasco para os amigos, rs…

Aí eu sempre gosto de fazer uma comidinha especial pelo menos um dia da semana, para agradar o maridinho.
Eu tenho um caderninho de receitas antigasso, mas que é mágico, sempre tem coisa boa lá! Mas estava com vontade de fazer algo mais “muderno”e fui buscar inspiração no livro do Jamie Oliver. Sim, confesso que gosto dele! Acho as coisas que ele faz bonitas e parecem comidas de verdade, gostosas… além dele levantar bandeiras bem interessantes.

Aí, procurando algo simples, fácil e gostoso no livro “Jamie Does…Spain, Morocco, Greece, Italy, Sweden and France” (que é bem difícil de escolher, dá vontade de fazer tudo), me deparei com uma receita de Salada de Tomates e Chorizo, que parecia deliciosa!

É esse o livro!
É esse o livro!

Eu sou partidária que salada não precisa ser aquele treco sem graça, de alface, tomate e cebola, vinagre e azeite (se bem que tenho certeza que a minha nutri não aprovaria as minha saladas mais inspiradas), mas a verdade é que dá para fazer saladas bem saudáveis e gostosas.
Essa não é do time das mais saudáveis, mas é gostosa pacas, fresquinha e só precisa de um pedaço de pão, um presunto cru e um queijo de cabra e já se torna uma refeição completa… nem precisa de mais nada!

Nem preciso dizer que o maridão adorou! Sempre fala dessa lendária salada…

Sei que a receita não é minha, mas achei que valia a pena compartilhar aqui. Dá para fazer rapidinho, e tenho certeza que vocês vão amar!

Melhor salada de chorizo e tomate do mundo!

Delíciura!
Delíciura!

Ingredientes:
– 1 linguiça chorizo fresca ou defumada (o que você encontrar) de aproximadamente 225g, fatiada (no Pão de Açúcar tem uma ótima)
– Azeite de oliva de boa qualidade
– 3 tomates grandes e bem maduros, cortados em pedaços grandes
– 270g de tomate cereja cortados em quatro
– 1 cebola cortada em fatias finas
– Flor de sal e pimenta do reino
– Vinagre – compre um de boa qualidade, não aquele Castelo que tem na padoca
– Um punhado de manjericão fresco – você pode usar outra erva que goste, como hortelã ou salsinha – é que manjericão e tomate é uma combinação perfeita!
– 2 dentes de alho, picados finamente
– Fatias grossas de um pão bem gostoso… pode ser Pain de Campagne, ou pão italiano
– Queijo de cabra fresco
– Fatias de presunto cru

Frite o chorizo em uma panela com azeite. Fique de olho na panela e dê uma mexida de vez em quando, até que o chorizo fique bem douradinho.
Enquanto isso, vá preparando os tomates: coloque os tomates cortados em um bowl, tempere com sal, pimenta, azeite de oliva e vinagre (aqui não tem quantidade certa… vai do gosto de cada um). Coloque as ervas picadas por cima e misture tudo.

O chorizo já deve estar bem dourado, bonito e crocante, e provavelmente, soltou bastante gordura na panela. Nem pense em jogar essa gordura fora!
Refogue o alho aí nessa gordura, junto com o chorizo. Para não queimar, assim que o alho soltar aquele aroma maravilhoso e começar a ficar douradinho, tire a panela do fogo e jogue um pouco de vinagre, para parar a cocção, e evitar que o alho queime.

Coloque o chorizo no bowl com os tomates, jogue um pouco da gordura da panela por cima e misture bem.

Sirva imediatamente, com umas fatias de um bom pão, o queijo de cabra e o presunto cru.
Abra uma garrafa de vinho tinto que goste, de preferência um tinto leve, frutado e aromático, como Pinotage ou Grenache, que vão combinar perfeitamente com o chorizo.

Essa receita serve umas 4 pessoas, como uma refeição leve.

E aí, que tal fazer? Depois me contem se gostaram!
Já me deu água na boca aqui!