Magali Cozinha: Focaccia de paio e pimentões


Olha só que vibe cozinhar com essa música!

Dizem que agora que acabou o Carnaval, o ano começou de verdade.
Pra mim, isso é tudo balela, pois meu ano já começou faz tempo…

Mas sei que vocês sentiram minha falta estes últimos dias, mas eu estava ocupada demais com o Ziriguidum. Mas na verdade era com o Netflix devorando todos os capítulos de House of Cards. Mas juro que estava morrendo de saudades de vocês e já pensando em quais seriam meus próximos posts.

Como eu não sou muito da folia, me internei em casa neste Carnaval para fazer coisas que eu gosto e que não estava tendo muito tempo. E cozinhar foi um delas.
Rolou baião de dois com um feijão lindo que eu ganhei, tiradito de bonito e até uma focaccia de pimentões.

Fazer pão é uma delícia. Para mim, de todas as formas de cozinhar, fazer e assar um pão é a que mais se parece com uma terapia. Porque você deixa toda a sua energia e alma enquanto amassa o pão. E tem que ser assim, senão não dá certo.

Mas a verdade é que fazer pão tem várias técnicas (e eu não domino muito), então pode ser meio frustrante para alguém que nunca fez um pão na vida, ver o danado não crescer, ficar massudo demais ou queimar.

Por isso, resolvi trazer uma receita fácil de pão, que pode ser uma boa introdução neste maravilhoso mundo.
Além de ser fácil, a focaccia é um dos pães que eu mais gosto. Macio, alto, com sabor intenso de azeite, adocicado e com a cobertura que você quiser…
Também é super versátil: pode ser comido sozinho, cortado fino faz às vezes do pão de um sanduíche, dá para torrar… tudo de bom.

Então, se joga nesta receitinha fácil e boa de focaccia e depois passa aqui para me contar como ficou a sua 😉

Focaccia de paio e pimentões

Focaccia - Magali Viajante
Ingredientes:
(Para a massa)

– 250g de farinha de trigo
– 150 a 170 mL de leite integral
– 20g de manteiga
– 20g de açúcar
– 15g de fermento biológico fresco
– 3g de sal

(Para a cobertura)

– 1 paio cortado em rodelas
– 1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
– 1 cebola fatiada
– Alecrim fresco
– Flor de sal
– Azeite de oliva

O bacana desta cobertura é que você pode colocar o que quiser, não tem certo e errado. Só evite colocar itens que soltam água, para não deixar o pão molhado e com uma textura ruim.
Azeitona, cebola, aliche são itens que vão muito bem.

Modo de preparo:

No bowl da batedeira planetária (se não tiver uma, dá para fazer na mão também, mas vai precisar de muito mais muque, tempo e paciência) coloque todos os ingredientes, menos o leite e misture bem. Coloque o leite aos poucos, com a batedeira ligada, até obter uma massa homogênea, lisa e brilhante. Bata por uns 5 minutos na velocidade baixa e mais 5 na velocidade alta.
*Este é o segredo: não dá para saber a quantidade exata que vai de líquido, mas vá colocando aos poucos… com o tempo você vai descobrir por si mesmo o ponto exato da massa!

Abra a massa com as mãos mesmo (sem apertar muito) em uma assadeira retangular de uns 30x42cm untada com bastante azeite, cubra com um pano limpo e deixe crescer por uma meia hora.
É importante que o lugar que você vai deixar seu pão crescendo não esteja frio e nem ventando, senão não vai rolar!

Depois destes 30 minutos, quando a massa já tiver crescido, faça pequenas cavidades na massa com a ponta dos dedos, bem delicadamente. A ideia aqui não é atravessar a massa até a forma, mas apenas deixar alguns pontos mais baixos e outros mais altos, típicos da focaccia.

Coloque então o paio, a cebola, o pimentão, o alecrim, a flor de sal por cima e regue com o azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 15 minutos.
É importante que a focaccia esteja dourada em cima, porém sem queimar embaixo. Por isso, fique de olho no tempo e na temperatura do seu forno.

Deixe esfriar em cima de uma grelha, para não suar. Se você for igual eu, que não aguenta esperar e que adora um pão quentinho, ataque na hora mesmo…

Uma focaccia, uma taça de vinho e House of Cards. Essa foi a minha definição de feriado perfeito!