Magali Cozinha: Costeleta de porco com feijão branco


Uma musiquinha para vocês, porque cozinhar com música é bem mais legal!

Oi pessoal!
Estavam com saudades da receita da semana? Pois é, eu também! Mas a verdade é que faz tempo mesmo que eu não cozinho nada que não seja arroz integral, peito de frango e salada (cozinhar salada é boa!) porque estou em uma dieta brava para não fazer feio nas férias, que serão na praia.

E além das minhas férias, uma das coisas que mais me faz feliz neste mundo, também estou felizona esta semana porque o número de acessos do blog tem explodido! Obrigada todos vocês que tem lido, curtido, compartilhado. É muito legal ter um trabalho reconhecido.
E além disso, essa semana recebi uma proposta de trabalho muito legal por causa do blog. Ainda não sei se vai rolar ou o que vai rolar, mas só de ter recebido a proposta já fiquei super contente. Depois conto tudinho para vocês aqui.

E a verdade é que faz muito, mais muito tempo que eu fiz esta receita para o maridones. E ele amou! Eu também gostei muito. É claro que é porco e feijão, então parece um pouquinho pesado para estes dias de calor, mas graças ao bom Deus, parece que nos próximos dias, teremos algum alívio nesta cidade, com máximas de 24 graus. E aí, fica ótimo fazer essa receitinha de jantar de amanhã, ou almoço de domingo. É um prato pra família inteira gostar e fácil de fazer. Vamos lá!

Costeleta de Porco com Feijão Branco

Não tinha pimentão vermelho, então fiz com o amarelo mesmo e ficou ótimo!
Não tinha pimentão vermelho, então fiz com o amarelo mesmo e ficou ótimo!


Ingredientes para 4 pessoas:
(Para a costeleta)
– Um punhado de orégano ou manjerona fresca (vocês já provaram orégano fresco? É muito diferente do seco e com um aroma e sabor bem mais suaves. Evite usar o orégano seco, aquele da pizza, nesta receita, pois o sabor é muito forte)
– Sal e pimenta do reino moídos na hora
– Um punhado de uva passa (eu usei as brancas, que gosto mais, mas pode ser a preta também)
– Vinagre de boa qualidade
– Azeite de oliva extra virgem
– 4 costeletas de porco grandes e altas, com osso (aproximadamente 350g, cada)

(Para o feijão)
– 4 fatias finas de bacon defumado
– Azeite de oliva extra virgem
– 1 cebola roxa, picada em cubos pequenos
– 1 pimentão vermelho grande, sem veios e sem sementes, cortado em pedaços grandes
– Um punhado de alecrim
– 500g de feijão branco (feijão branco é sensacional, mas infelizmente usamos pouco por aqui. Nesta receita, não recomendo trocar por outro tipo de feijão).
– 400g de espinafre

Modo de preparo:

Em um pilão, coloque as folhas de orégano ou manjerona, sal, pimenta, as passas, um fio de azeite e de vinagre e amasse tudo até virar uma pasta. Se você não tiver um pilão em casa (aliás, se você gosta de cozinhar, este é um item que eu recomendo e uso muito na cozinha, para fazer molhos, cremes…) não se desespere. Funciona super bem com um bowl e um socador de caipirinha. Reserve esta pasta.

Agora vem a parte mais legal e a que você precisa tomar mais cuidado, e mostrar suas habilidades. Em uma tábua, coloque as costeletas na sua frente, uma de cada vez, com a gordura o mais longe de você. Com muito cuidado, coloque a faca na parte mais perto de você e na longitudinal, faça um corte longo, porém não muito fundo, como se fosse um bolso na carne. Com a mão, recheie cada bolsinho com a pasta de passas. Passe um pouco de azeite na borda e dê uma colada nas duas extremidades. Mas se cair um pouco da pasta, não se preocupe, é assim mesmo!

Frite em fogo alto as fatias de bacon com um fio de azeite. Adicione a cebola roxa e o pimentão, abaixe o fogo e cozinhe por mais cinco minutos, ou até que os legumes estejam macios. Pique grosseiramente o alecrim e adicione nesta panela.

Cozinhe o feijão branco por uns 10 minutos na panela de pressão, retire e termine de cozinhar na panela dos legumes e do bacon, para dar bastante sabor. Não coloque muita água de uma vez, vá colocando água aos poucos para não ficar sem sabor. Deve demorar uns 30 minutos, até o feijão estar bem cozido.

Pegue uma grelha ou uma frigideira e deixe ela bem quente, mas bem quente mesmo. Passe sal, pimenta do reino e um pouco de azeite nas costeletas de porco. Coloque as costeletas e deixe de 2  3 minutos de cada lado, até pegar uma cor bonita. Depois de seladas, diminua o fogo e vá pingando um pouquinho (mas bem pouquinho mesmo) de água, para que elas terminem de cozinhar lentamente, por uns 15 minutos, virando algumas vezes.

No final do cozimento do feijão, quando ele já estiver macio e faltar uns 3 minutos para ficar pronto, adicione o espinafre. Tem que ser bem no finalzinho, para ele não perder a cor e o sabor. Prove o feijão e tempere com sal e pimenta.

Divida o feijão em quatro pratos, e coloque uma costeleta de porco em cada um deles. Jogue por cima algumas folhas de orégano fresco e um fio de azeite. Sirva e esteja preparado para os elogios.

Eu acho que não vai sobrar nadinha, mas torça para que sobre um pouco do feijão, ele fica muito melhor no dia seguinte…

One comment

Comments are closed.