Magali Cozinha: Cinnamon Roll, porque neste frio dá muita vontade de doce


Música para um dia frio e para uma receitinha sexy!

Está bem frio em SP. E neste frio, nada melhor do que ficar embaixo das cobertas, assistindo um filminho com seu cobertor de orelhas, tomar um chocolate quente e comer um monte de comidas calóricas.
Impressionante como dá vontade de comer doce no frio!
Mas amanhã já é sexta, o final de semana já está aí, e você tem uma desculpa pra se jogar nos prazeres da vida.

Então, hoje vou mostrar como fazer um dos doces que as pessoas mais babam: o Cinnamon Roll. Existem várias receitas, mas eu gosto de fazer com uma calda bem grudenta, boa de lamber os dedos, sabe? Você também pode encontrar referências para esse doce com o nome de Sticky Buns.

Pra você não se sentir tão culpado assim, por causa das calorias, pense que a canela é um alimento termogênico, que ajuda o corpo a gastar mais energia. Ela sempre aparece nessas dietas da moda. Não com essa quantidade de açúcar associada, é verdade, mas serve pelo menos pra você dar uma desculpa enquanto estiver se acabando de comer.

É facinho de fazer e rende elogios, além de boas fotos no Instagram.

À receita:

Cinnamon Roll

Olha que lindeza!
Olha que lindeza!

Ingredientes:
(para a massa)

– 250g de farinha de trigo
– 50g de açúcar
– 4g de sal refinado
– 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
– 25g de ovo
– Raspas de um limão
– 12 gramas de fermento biológico fresco
– 100 mL de leite

(para o recheio)

– 50g de açúcar
– 10g de canela em pó

(para a calda de caramelo)

– 2 xícaras de chá de açúcar
– 1 xícara de chá de água
– 200g de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

Em um bowl, misture bem 100g de farinha, o fermento biológico e 80 mL de leite. Cubra com um pano limpo e espere até duplicar o tamanho (nestes dias frios que estão fazendo em SP, feche as janelas e portas da sua cozinha e ligue o forno, para que o ambiente fique mais quentinho. Para este tipo de fermentação, o ideal é que o ambiente não esteja frio e não tenha corrente de ar).

Depois que a massa dobrar de tamanho, junte o restante dos ingredientes, menos o leite e bata bem na batedeira planetária com o gancho. Vá colocando o leite aos poucos, e bata por cerca de 10 minutos, até obter uma massa bem macia e homogênea (parece mais com uma massa de pão).

Faça uma bola com a massa e deixe descansar por 20 minutos.

Coloque a massa em uma bancada untada com óleo e abra a massa, com um rolo, em um retângulo de aproximadamente 1,5 cm de espessura.

Pincele a massa com bastante manteiga derretida e jogue por cima a mistura de açúcar com canela do recheio. Aperte bem o recheio para que ele grude na massa. Enrole a massa como se fosse um grande rocambole.

Corte em fatias de 3 cm.

Faça um caramelo grosso e mole, misture o açúcar e a água da calda até dissolver bem o açúcar. Leve ao fogo médio por cerca de 10 minutos, sem mexer, até ficar com uma cor bonita de caramelo. Reduza o fogo e vá colocando o creme de leite, aos poucos, misturando bem e cozinhe mais um pouco, até a calda estar homogênea. Esse caramelo que vai deixar os rolls bem grudentos e molhados.
Coloque essa calda em uma assadeira e coloque por cima os rolls.
Cubra com filme plástico e deixe aí até dobrar de tamanho.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos ou até ficarem bem dourados.
Desenforme e divirta-se!

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *