Magali cozinha: Brownie!

Estavam sentindo falta das receitas da Magali, né?

Este final de semana, fiz um brownie matador: é super fácil de fazer, todo mundo gosta e ainda por cima, é perfeito para comer quentinho nestes dias de frio dos infernos aqui em São Paulo!

Gosto muito de fazer sobremesas simples, que não exigem que você fique três dias na cozinha, faça uma bagunça imensa e depois ainda tenha que lavar louça melecada de creme e manteiga #ninguémmerece

Às vezes, sinto que é difícil encontrar uma sobremesa gostosa de verdade por aqui. Muitos restaurantes, mesmo os que arrasam nos pratos, muitas vezes decepcionam nesta parte final, tão importante da refeição. Por isso, muitas vezes, o melhor é comer a sobremesa em casa mesmo!

Então, aproveita os 13°C desses dias (já que você provavelmente não vai exibir a sua pele extra por aí) e se joga no brownie!

Brownie
Dá uns 8 pedaços generosos!

Brownie-Magali Cozinha-Receita-Magali Viajante

Ingredientes:
– 250g de chocolate meio amargo (não use o chocolate ao leite, senão fica doce demais)
– 140g de manteiga sem sal (manteiga mesmo, nada de margarina)
– 4 ovos
– 150g de açúcar
– 1 pitada de sal
– 100g de farinha de trigo
– 200g de nozes picadas (pode ser castanha de cajú, do Pará, macadâmia, amêndoas, o que você gostar mais, ou o que tiver em casa…)

Coloque a manteiga e o chocolate em pedacinhos em um bowl (de plástico ou cerâmica minha gente, nada de dar uma Jennifer Lawrence no filme American Hustle e explodir o microondas com um bowl de inox) e coloque por 30 segundos no microondas. Tire, mexa para derreter um pouco o chocolate, e coloque de novo, por mais 30 segundos, até que o chocolate fique derretido. Não coloque por mais de 30 segundos no micro de uma vez, pois apesar de ser mais rápido, vai queimar o chocolate, o gosto vai ficar estranho, e a textura vai ficar péssima. Normalmente, três vezes de 30 segundos são suficientes, misturando bem o chocolate e a manteiga entre uma colocada e outra. Paciência, gente!

Para essa receita não precisa, E NÃO DEVE, usar a batedeira. Bata tudo à mão mesmo, como nos bons velhos tempos das nossas avós (e do batedor de arame). Se você bater na batedeira, ele vai virar um bolo comum, fofo, e não um brownie. Paciência, gente 2!
Bata os ovos e acrescente o açúcar aos poucos. (A quantidade de açúcar da receita é perfeita para um brownie equilibrado, ma se você gosta das coisas muito doces de dar dor de cabeça, pode colocar de 200g-250g.)

Misture delicadamente o chocolate. A partir daqui, não precisa mais bater, é só mexer com cuidado fora Vitor Belfort com um colher de pau ou espátula. Quando os ovos e o  chocolate já estiverem bem misturadinhos, junte a farinha de trigo e misture bem, até a massa ficar homogênea e sem grumos. Adicione as nozes picadas e misture.

Coloque em uma fôrma retangular, untada e enfarinhada, de aproximadamente 25x15cm, ou em uma redonda de aproximadamente 26 cm de diâmetro e asse em forno pré-aquecido, a 180°C, por cerca de 20 minutos.
Aquele velho truque de colocar um palito e ele sair limpo, é um excelente indicativo que o brownie está pronto… mas você saberá que ele realmente está pronto quando tiver com a superfície toda craquelada. Se isso acontecer, você sabe que acertou na receita e que o seu brownie ficou perfeito!!!

Olha só o craquelado e o interior cremoso!
Olha só o craquelado e o interior cremoso!

Ah, não tente desenformar se não quiser uma tragédia com o seu brownie. Corte cada pedaço diretamente da forma, e tire com uma espátula.

Sirva quentinho, com sorvete.

Dica que vale ouro: Se você gosta de chocolate branco, pode fazer um excelente blondie com essa mesma receita – é só colocar menos açúcar ainda (cerca de 120g) e também menos manteiga (cerca de 100g). O resto é tudo igual.

E aí, animou de fazer um brownie delícia para esta sexta feira gelada? Compartilha a foto do seu brownie no Facebook da Magali, ou se preferir, me manda um pedaço pra eu me certificar que a receita é boa mesmo…