Mac and Cheese americano: Receita Para Comemorar o 4th of July

Eu nunca tinha comido Mac and Cheese na minha vida. Achava o prato meio nojento, meio ogro demais, não me dava muita vontade de experimentar.

Mas amanhã é o famoso 4th of July, o dia da independência dos Estados Unidos e como pra mim tudo é motivo para comemorar comendo (tudo, tudo mesmo), comecei a pensar em alguma receita ícone da cultura americana.

Pensei em várias coisas, mas decidi resolver encarar um antigo preconceito meu e tentar fazer em casa uma receita tipicamente americana do tal do macarrão com queijo, o Mac and Cheese.

Fui pesquisar as receitas e já que estamos falando de ícones, resolvi testar a de uma mulher que já foi ícone da cozinha dos Estados Unidos: Martha Stewart.
Gostando ou não dela, concordando ou não com as ações dela no passado, você há de admitir que ela desempenhou um papel importante na cozinha do país.

Testei a receita dela e tive que deixar todo o meu preconceito de lado, pois o Mac and Cheese ficou muito bom. É rico, é pesado, é cheio de sabores, é meio exagerado para o dia-a-dia, não dá pra comer muito. Mas neste friozinho, um bom macarrão com queijo e uma taça de vinho é a melhor homenagem que eu posso prestar à terra do tio Sam.

Mac and Cheese 

(Serve 4 pessoas)

mac and cheese

Ingredientes: 

  • 45g de manteiga sem sal
  • 2 fatias de um dedo de espessura de pão italiano redondo ou outro pão branco de sua preferência
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 165g de queijo cheddar (use queijo cheddar de verdade, não use pastas de cheddar. Você encontra cheddar inglês no Pão de Açúcar ou em supermercados que tenham uma boa parte de queijos internacionais)
  • 85g de queijo Gruyère
  • 185 de macarrão tipo Serpentini, Elbow ou Caracolinho (os americanos usam um tipo de macarrão chamado elbow, que significa cotovelo. Não encontrei este tipo no mercado, mas achei dois bem parecidos, o Serpentini, da Casino ou o Caracolinho, da Petybon)
  • Sal
  • Noz moscada
  • Pimenta do reino
  • Pimenta caiena
mac and cheese receita
O macarrão deve ter um formato parecido com esse

Modo de preparo:

Corte as fatias de pão em cubos médios, usando o miolo e a casca. Você deve obter cerca de 1 xícara e meia de cubos de pão. Derreta 15g de manteiga, despeje sobre os cubos de pão, misture e reserve.

Rale os dois queijos no ralo grosso e reserve.

Cozinhe a massa em bastante água fervente salgada tirando-a 3 minutos antes do tempo recomendado pelo fabricante. No caso do serpentini, o tempo recomendado de cozimento era de 10 minutos e eu tirei do fogo com 7 minutos. Quando parar de cozinhar a massa, ela deve estar um ponto antes de ficar al dente. Escorra o macarrão e pare o cozimento esfriando-o com água fria corrente. Reserve.

Prepare o molho béchamel: em uma panela, derreta o restante da manteiga (deixe apenas um pouquinho para untar o refratário onde irá servir o Mac and Cheese) junto com a farinha de trigo até obter um roux de cor amarelo clara e com leve aroma de amêndoas.
Quando a mistura de farinha e manteiga estiver no ponto, sem cheiro de farinha crua, despeje todo o leite frio de uma vez e mexa com um fouet para não empelotar. Cozinhe esse béchamel em fogo médio até engrossar. Ele deve ficar bem grosso, um pouco mais espesso que um molho branco.

Quando o béchamel estiver pronto, desligue o fogo e acrescente metade do queijo Gruyère e metade do cheddar. Mexa bem para os queijos derreterem. Tempere então com sal, pimenta do reino, pimenta caiena e noz moscada. Misture o béchamel com o macarrão cozido.

mac and cheese brasil
Misture o macarrão com o molho béchamel

 

Unte com manteiga um refratário que possa ir ao forno e onde você servirá o Mac and Cheese. Coloque então o macarrão cozido com o molho, cubra com os cubos de pão e por último, coloque o restante do queijo.

mac and cheese original
Cubra com os cubos de pão
mac and cheese receita americana
E finalize com o queijo ralado

 

Leve ao forno pré-aquecido a 190°C por 30 minutos. Se o seu forno tiver grill ou algum mecanismo para gratinar a superfície do macarrão, ligue-o nos 15 minutos finais de forno. Retire o macarrão depois deste tempo, quando ele estiver com uma bonita cor dourada na superfície.
Caso você não consiga essa cor em 30 minutos, é preferível retirar do forno assim mesmo e dourá-la com um maçarico, para evitar que o macarrão cozinhe demais e que o molho seque.

Sirva imediatamente com uma salada verde ou como acompanhamento de uma carne.

mac and cheese cheddar
Olha que delícia isso!

 

Caso você queira provar o Mac and Cheese com um vinho, não há nenhuma harmonização clássica para o prato e há muita divergência entre os especialistas. Eu iria com um tinto leve, como um Grenache espanhol ou um Chianti italiano. Mas vale a pena testar com vários vinhos e ver com qual você mais se identifica.

Este prato está longe de ser saudável, mas é uma delícia e vai te fazer muito feliz neste frio. Prove!

Essa receita foi inspirada na original do livro “The Martha Stewart Living Cookbook: the original classics”, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Reserve o seu hotel nos Estados Unidos por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *