Lyon: 10 passeios Imperdíveis na Cidade – Les Incontournables!

Vai chegando outubro e você já deve estar planejando o que fará no final do ano – para onde irá viajar, procurando as melhores passagens e os melhores roteiros.
Se os seus planos incluírem a Europa, e mais especificamente, a França, não deixe de dar uma escapadinha até Lyon.
A terceira maior cidade da França – só perde para Paris, é claro, e para Marseille – tem uma vida cultural e gastronômica extremamente rica, não é à toa que a cidade é considerada a capital gastronômica do país.

+ Veja dicas de onde comer em Lyon +

Tivemos a oportunidade de morar em Lyon em 2009, e a cidade tomou meu coração – é uma das minhas cidades preferidas da Europa, e com certeza está no Top Five do mundo.

Explico por que: Lyon tem todo o glamour e sofisticação da França, sem ser muvucada e tão cheia de gente como Paris; os lyoneses são autênticos e bem mais simpáticos que o parisiense; a cidade, toda plana, é um convite para ser explorada à pé, ou de bike; a vida cultural (e mesmo a noturna) de Lyon é excelente, com atividades para todos os gostos; a cidade não é cara, como Paris; tem ótimos restaurantes (alguns dos melhores da França estão aqui); a gastronomia é realmente levada à sério; tem ótimas feiras livres e mercados de pulgas; parques e espaços ao ar livre… não me canso de elogiar a linda Lyon!
E tudo isso, há apenas duas horas de trem de Paris.

Rio Rhone em Lyon na França
Quelle belle ville!

Ah! Nem pense em alugar carro em Lyon, mesmo que você esteja planejando ir para outras cidades. Estacionar lá é super caro, e a cidade é incrivelmente bem servida de metrô, tramways e ônibus. Se quiser viajar para outra cidade, pegue um trem e tenha uma experiência diferente das suas viagens comuns de carro!

Separe alguns diazinhos do seu Tour de France para explorar Lyon – para mim, cinco dias toda uma vida não seria suficiente são ideais, mas dá para fazer o principal da cidade em 3, caso você esteja sem tempo.

As minhas dicas são dos principais passeios da cidade – os mais legais, alguns bem autênticos e outros mais turísticos, mas que com certeza, vão agradar o seu grupo completo – e duvido que você não se apaixone por Lyon!
Aproveite, ou como dizem os franceses, “Profitez bien!”

1. Hospede-se no Le Royal e tome o melhor café da manhã da sua vida!

O que fazer em Lyon na França

Talvez o hotel com a melhor localização de Lyon, na Place Bellecour, o Le Royal é uma verdadeira instituição na cidade. Um hotel boutique cinco estrelas, clássico, que tem entre seus funcionários de hotelaria e gastronomia, alunos do Institut Paul Bocuse. Ou seja, como os alunos são avaliados pelo serviço prestado ali não só pelos clientes, mas também para a sua formação no curso, o atendimento costuma ser excelente, do início ao fim.
O café da manhã merece um parágrafo à parte – servido em um ambiente que recria uma cozinha de uma mansão tipicamente francesa – é inteiramente preparado pelos alunos do Institut Paul Bocuse e apenas com produtos produzidos por lá. Eu arrisco dizer que é o melhor café da manhã de hotel que já tomei em toda a minha vida, no mundo inteiro!
Você vai provar os croissants mais frescos da cidade, preparados ainda de madrugada, queijos da região do Rhône- Alpes, iogurtes de leite cru, frutas frescas, delícias da confeitaria francesa, como macarrons, gateaux au chocolat, omeletes franceses feitos na hora. Um verdadeiro luxo! Fique lá pelo menos uma noite para provar o melhor café da manhã da cidade. Você não vai se arrepender!

Roteiro Lyon, cozinha do hotel Le Royal
Olha só a cozinha do café da manhã!

Hotel Le Royal (http://www.lyonhotel-leroyal.com/default-en.html)
20 Place Bellecour – +33 (0) 4 78 37 57 31
Metrô mais próximo: Bellecour (150m)

Reserve a sua estadia no Le Royal por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

 

2. Visite o Les Halles de Lyon  – o mercado gastronômico oficial da cidade

Les Halles de Lyon - Magali ViajanteQuando você estiver por lá, vai perceber que a cidade transpira gastronomia – e Bocuse. O maior chef francês da história é natural de Collonges-au-Mont-d’Or, uma cidadezinha pequeniníssima pertinho de Lyon. Construiu toda a sua história e carreira na gastronomia em Lyon, e é considerado um papa pelos lyoneses.
Bom, toda essa introdução para falar que o Mercado Municipal da cidade leva o nome dele – uma bela homenagem – que na verdade é chamado de Les Halles de Lyon – Paul Bocuse.
Diferente do nosso mercado municipal, que é mais focado em frutas e verduras (afinal, temos que aproveitar a fartura de um país tropical), no Les Halles de Lyon você vai encontrar os produtos típicos da França – pães, doces, vinhos, queijos, frango (afinal o poulet é o símbolo do país), e alguns produtos beeem típicos de Lyon, como charcuterie – com ótimas linguiças, de diversos tipos.
Todos os produtos da melhor qualidade que existe na França!
Além disso, há ainda alguns bons restaurantes lá dentro, que você pode provar a culinária típica de Lyon.
O Les Halles é, sem dúvida, um dos meus lugares preferidos de Lyon. Lembro de passar tardes inteiras passeando, olhando e comprando produtos diferentes por lá. Para quem gosta de gastronomia, história, cozinhar e comer, aqui é parada obrigatória.

Dica que vale ouro 1: Compre queijos (a maior variedade que você puder) na Fromagerie Mons Etienne Boissy. Estes são alguns dos melhores queijos da França, sem sombra de dúvidas! Você vai se espantar com a quantidade e variedade de queijos que existem por aqui. E o melhor de tudo: todos de leite cru!

Tipos de Queijos especiais em Lyon
Duvido você saber o nome de cinco queijos…

Dica que vale ouro 2: Se você gosta de foie gras, aqui é o lugar para comer e comprar para levar pra casa. Produto bom e com preço justo.

Les Halles de Lyon – Paul Bocuse (http://www.hallespaulbocuse.lyon.fr/)
102 Cours Lafayette –  (+33) 04 78 62 39 33
Metrô mais próximo: Place Guichard – Bourse du Travail (750m)
Terça à sábado, das 7h às 22h30 e domingos, das 7h às 16h30

3) Feira de Croix-Rousse
Lyon Croix-Rousse Dicas do que fazer em LyonLyon tem diversas feiras livres, é verdade. Mas essa, localizada na parte alta da cidade (e longe pra caramba da minha casa na época), é a minha preferida.
Para começar, de lá você tem uma visão linda da cidade. Os legumes, frutas e verduras são muito frescos e tem um bom preço. Os feirantes são super simpáticos. Tem uma barraca de italianos – e dava para comprar mortadela, quando dava saudades. Dá para comprar frango assado e jambonneau (joelho de porco desossado e assado) e garantir o almoço de domingo. Tem uma barraca de comida grega – e uma salada de polvo de arrasar. Tem uma barraca de argelinos – que vendia mahjouba – uma massa (tipo um crepe) recheada de carne moída de cordeiro picante – temperada com Harissa – que era dos deuses! Uma de nossas comidas preferidas da feira! Dá para comprar pão para a semana inteira, queijos, salames, linguiças.
Sem turistas! O verdadeiro passeio de domingo das famílias francesas. As famílias inteiras iam à feira para comprar ingredientes para o almoço – crianças, adultos, idosos. Bonito de ver como o francês é íntimo de sua cozinha – e de seus ingredientes!

Croix-Rousse na cidade de Lyon na FrançaDica que vale ouro 1: Compre o seu mahjouba e fique sentado nos banquinhos próximos à feira, apreciando a linda vista de Lyon!
Dica que vale ouro 2: Apesar de ser mais vazia durante a semana, o legal mesmo é ir no domingo, quando a maior parte das famílias francesas saem de suas casas para fazer compras.

Marché alimentaire de la Croix-Rousse
73 Rue de Belfort
Metrô mais próximo: Croix-Rousse (900m)
Terça à quinta, das 6h às 13h; sexta à domingo, das 6h às 13h30.

4) Ficar maravilhado com os Mur Peinte des Canuts

Arte de Rua e local para visitar em Lyon - Mur Peinte des CanutsOs “mur peinte”, ou muros pintados, são uma das mais famosas atrações turísticas da cidade. Dizem que foram uma iniciativa do governo para ter algum apelo turístico para a cidade – já que todas as atenções eram voltadas para Paris (mas eu não sei se é verdade).
O mais famoso foi pintado em 1987 e fez parte da revitalização do bairro de Croix-Rousse, degradado na época.
Esses muros são conhecidos como “trompe-l’oeil”, que na verdade é uma ilusão de ótica. A forma como ele é pintado, faz parecer que ele tem 3 dimensões, formatos diferentes, alturas diferentes… mas na verdade é só um muro, reto, com técnicas de pinturas que causam essa ilusão.
São diversos muros deste tipo por Lyon (às vezes tem até que se prestar atenção para entender que se trata de um muro), mas os mais famosos ficam em Croix-Rousse.
Eu adoro esses muros, pois eles realmente me intrigam. Consigo ficar bastante tempo olhando cada detalhes e imaginando como foi feito e pensado para adquirir essa forma.
Vale muito a pena se perder pelas ruas do bairro, atrás destes lindos muros.

Mur Peinte des Canuts
Boulevard des Canuts
Metrô mais próximo: Croix-Rousse (950m)

5) Passar o dia em Vieux Lyon

O que fazer: Vieux Lyon - Bairro turístico Uma das áreas mais turísticas de Lyon é a parte velha da cidade, chamada de Vieux Lyon. Lá, as ruas de paralelepípedo, onde não passam carros, são perfeitas para um passeio no domingo – uma das poucas áreas da cidade que ficam abertas neste dia da semana.

Lá tem excelentes restaurantes, lojas, museus, cafés, música ao vivo no meio da rua. Enfim, dá para aproveitar mesmo!
Acho que nunca passei um final de semana, enquanto morei lá sem ir à Vieux Lyon. O lugar tem algo de mágico mesmo e mostra toda a cultura medieval da cidade. Um prato cheio para quem gosta de história.

Vieux Lyon
Metrô mais próximo: Vieux Lyon (350m)

6) Visitar a Notre-Dame de Fourvière

O passeio já começa divertido. Para chegar até Fourvière, é preciso pegar um funicular, que é um trenzinho véeeeeeeio, que sobre um plano super inclinado.

Funiculaire - Bondinho na cidade de Lyon
Olha o funiculaire aí!

Chegando lá, a igreja é linda e a sua história, mais ainda. A igreja foi construída em homenagem à Virgem Maria, que segundo os habitantes da época, salvou Lyon da epidemia de cólera de 1643. Esta homenagem e agradecimento, deu origem à Fête des Lumières, uma das festas mais bonitas de Lyon (que eu infelizmente nunca participei), em que a cidade fica toda iluminada, em agradecimento à Virgem Maria.

Igreja Famosa em Lyon - Notre Dame de Fourviere A igreja, que fica no topo da colina, tem uma história bacana também de fé e crença durante o período da guerra. Os locais acreditam que a cidade foi poupada da destruição das guerras pela fé! Demais, né?

A cidade de Lyon na França - FC
Olha a vista lá do topo da colina!

Não deixe de visitar o interior da igreja, que é maravilhoso, com seus afrescos, vitrais e pinturas elaboradas.

Notre-Dame de Fourvière
8 Place de Fourvière – +33 4 78 25 13 01
Metrô mais próximo: da estação Vieux Lyon, você toma o funicular e desce na frente da igreja.

7) Conhecer o Museu Galo-Romano

Museu Galo-Romano - Lyon na FrançaPara quem gosta de história, vale a pena dar uma esticadinha da Notre-Dame de Fourvière e ir conhecer o Museu Galo-Romano.
O museu, que conta toda a história dos povos galo-romanos, tem um dos acervos mais completos do mundo sobre o tema.
Além disso, lá também dá para visitar as ruínas dos teatros Galo-Romanos. Um lugar lindo, com uma acústica incrível, que eles realizam shows durante a Fête de la Musique de Lyon (que nós também perdemos!)

Museu Galo-Romano (http://www.musees-gallo-romains.com/)
17 Rue Clèberg
Metrô mais próximo: da estação Vieux Lyon, você toma o funicular e anda uns 280m.
Terça à domingo, das 10h às 18h.

8) Ver o mundo minúsculo do Museu de Miniaturas

Museu de miniatura em Lyon na França
Sim, isso é uma miniatura!

Em Vieux Lyon, está um museu bem peculiar, mas que eu adoro e visito todas as vezes que vou lá. É o Museu de Miniaturas e Cinema.
Lá, você encontra, distribuído em 3 andares, mais de 100 cenas cotidianas em miniatura. Mas o legal, é que elas são hiper realistas, o que te deixa intrigado e te faz querer ver todos os mínimos detalhes (e bota mínimo nisso). E encontra também cerca de 300 itens de filmes famosos, como roupas, fantasias, cenários.
É um passeio que agrada bastante às crianças. Tudo é criado por Dan Ohlmann, um artista de miniaturas, que apaixonado pela sua arte, fez este museu tão interessante, no coração de Lyon.

Musée Miniature & Cinéma (http://www.museeminiatureetcinema.fr/)
60 rue Saint-Jean – +33 (0)4 72 00 24 77
Metrô mais próximo: Vieux Lyon (300m)
Segunda à sexta, das 10h às 18h30; sábado e domingo, das 10h às 19h.

9) Ver um pouco de verde no Parc de la Tête d’Or

Parque de la tête d'or em Lyon na França
Típico parque europeu!

Lyon também tem um parque. Muito bonito por sinal. E neste parque, um passeio ótimo para crianças, também tem um zoológico e um jardim botânico lindo de viver!
Perfeito se você estiver cansado da cidade e quiser relaxar um pouco, ver um pouco de natureza, caminhar, andar de bicicleta, fazer um piquenique…
Passeio perfeito para um final de domingo ensolarado!

Parc de la Tête d’Or
Tem várias entradas, mas a principal fica no Boulevard des Belges.
Metrô mais próximo: Masséna (450m)
No verão, fica aberto todos os dias, das 6h30 às 22h30 e no inverno, das 6h30 às 20h30.

10) Museu de Belas Artes

Museus de Arte em Lyon - Mussé des Beaux Arts
Mas olha só, que bela arte!

O meu museu preferido de Lyon! Aberto em 1803, este museu apresenta um acervo completo da antiguidade à arte moderna, com uma parte especialmente interessante, sobre o Egito. Possui respeitável acervo de arte romana, renascentista e até da Mesopotâmia. Além disso, conta com um agradável jardim!
Os amantes de arte vão se apaixonar!

Museu de Artes em Lyon
Grrrrrrr!

Musée de Beaux-Arts (http://www.mba-lyon.fr/mba/sections/languages/welcome)
20 Place des Terreaux – +33 (0)4 72 10 17 40
Metrô mais próximo: Hôtel de Ville – Louis Pradel (220m)
Todos os dias, exceto terça, das 10h às 18h. Fecha para o almoço, das 12h30 às 14h

E aí, consegui te convencer a dar uma fugidinha de Paris?
Ah! Perceberam que eu não falei de nenhum restaurante na cidade? Amanhã, um post sobre os cinco restaurantes de Lyon que eu mais gosto.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter e YouTube. Segue lá!

33 comments

    • Oi Natalie,

      É uma honra imensa ter o meu post selecionado no Viaje na Viagem, um dos blogs de viagem que mais leio e admiro. Muito obrigada pelo reconhecimento e carinho.

      No entanto, não estou conseguindo acessar o post por lá, dá que não foi encontrado o link…:(
      Consegue me ajudar com isso?

      Um abraço e obrigada,
      Magali

  • oi, legal suas dicas, e pra ir à Annecy, qual sua dica valiosa, tem um onibus? fatima

    • Oi Fátima,

      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Annecy é uma cidade linda e um passeio maravilhoso, e ir de Lyon até lá é super fácil.
      A viagem de trem dura aproximadamente 2 horas e custa aproximadamente 27 euros.
      Os trens para Annecy são da estação Lyon Part Dieu, bem central e de fácil acesso e a estação de trem de Annecy fica pertinho do centro (dá para ir andando).
      Você pode comprar a passagem uns dias antes direto em um guichê da SNCF nas estações Part Dieu ou Perrache, em Lyon, ou em qualquer outro guichê SNCF na França.

      Dá para consultar os horários e preços dos trens no site http://www.sncf.com (tudo em francês), mas eu nunca comprei via internet, então não sei se funciona, mas consultando os horários online e comprando fisicamente é tranquilo.

      Se tiver mais dúvidas, me manda que eu respondo.

      Um abração!

  • Parabéns pelo texto. Simples, criativo, muito bem feito. Abraço.

  • Olá Magali!! Dicas de Lyon no inverno? Estamos indo com nossos 2 filhos ( 10 e 13 anos) em janeiro/16. Obrigada Ana

    • Oi Ana Paula,

      Obrigada pela visita e comentário.

      Eu morei em Lyon no verão, mas já visitei a cidade em dezembro e janeiro. Faz frio e chove bastante, mas mesmo assim a cidade continua encantadora!

      Para os dias que não estiverem chovendo, vale a pena visitar os Mur Peinte de Canuts, que agrada todas as idades e subir até a Catedral de Fourvière (este último fica mais lindo ainda se o dia estiver aberto e ensolarado).

      Para os dias de chuva, os museus de Lyon são uma boa pedida, o Les Halles de Lyon também, e o museu de miniaturas costuma ser um passeio bacana para a idade de seus filhos.

      Se quiser, me manda um email no magaliviajante@gmail.com que eu te dou umas dicas mais detalhadas…

      Um abração

  • Excelente este post!! muito obrigada pelas dicas! será muito útil para nós!!

    • Olá Mariana,

      Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha ajudado você a planejar sua viagem para Lyon. Quando você vai?
      Depois volta aqui pra contar tudinho, hein?

      Beijão

  • Oi Magali, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo Blog, adorei esse post em especial.

    Estou indo para Lyon em setembro, estudar francês por 20 dias 🙂

    Gostaria de saber sua opinão sobre as melhores regiões para me hospedar. Estou olhando hospedagem no airbnb e encontrei uma bacana proximo a Tokin Sud, Av condorcet. Você acha que é um bom lugar ou muito longe do centro?

    Quais suas indicações ?

    Muito obrigada!!

    • Oi Clara,

      Que legal, você vai adorar Lyon!

      A cidade é muito bem servida de transporte público e muito fácil de andar, por isso, se você estiver perto de uma estação de metrô, consegue chegar em qualquer lugar.
      Eu dei uma olhada no mapa e o lugar que você falou fica bem próximo a uma parada do tramway e a algumas quadras do metrô Charpenne, que não é longe do centro.
      Mas tudo vai depender de onde você for estudar. Eu escolheria um local de fácil acesso, porém próximo à escola, pra economizar tempo.
      Se você quiser, me manda um email no magaliviajante@gmail.com que a gente troca umas figurinhas sobre os bairros de Lyon.

      Bjs

  • Oi Magali,
    Gostei de tudo. Ficarei 4 dias em Lyon em Fev próximo e gostaria de indicação de outras cidades próximas ou no Vale do Rhone que pudessemos conhecer?

    • Oi José,

      Que legal que gostou das dicas!

      Perto de Lyon, em uma distância curta de trem, há várias cidades interessantes para visitar, dependendo do seu interesse. Algumas sugestões para você pesquisar:
      – Os vinhedos da Borgonha
      – Annecy
      – Grenoble
      – Dijon
      – Chamonix

      Tudo vai depender de quanto tempo tem e de seus interesses. Com duas horas de trem, dá pra chegar até Paris ou ainda conhecer várias outras cidades bacanas da França.

      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Um abraço

      • Magali,

        Desculpe não ter sido tão específico. Conheço a Borgonha, quero ir no ano que vem esquiar em Chamonix e de Lyon estaremos indo para Courchevel ficar uma semana esquiando, mas sobrará em Lyon de 3 a 4 dias. Estaremos de carro. Pensei em conhecer os vinhedos do Rhône. Aquela região é bonita e próxima a Lyon? Tem outras cidades próximas para pode completar os 4 dias?

        • Oi José,

          Os vinhedos do Vale do Rhône valem a pena sim, dê uma olhada na região de Mâcon.
          Eu sugeriria então uma ida até as vinícolas, depois Annecy, a cidade é linda e pertinho de Lyon e se gostarem de gastronomia, vale a pena ir até Collonges au Mont D’Or, para jantar no restaurante 3 estrelas Michelin do Paul Bocuse, ou ainda (mais fácil e mais barato), ir até Écully, a 30 minutos de Lyon, para jantar no Saisons, restaurante escola do Institut Paul Bocuse.
          O restaurante é incrível, só aceita clientes com reserva e tem menu completo no jantar por 69 ou 78 euros.

          Espero que tenha ajudado.

          Um abraço

  • Oi, Magali, tudo bem?
    O seu relato do café da manhã no Hotel Le Royal me deixou com água na boca! Tenho uma dúvida… Você sabe se eles abrem para não-hóspedes?
    Parabéns pelo blog! Um abraço!

    • Olá Leonardo,

      Tenho a impressão que sim, mas não tenho certeza!
      Vale a pena entrar em contato com o hotel para checar a informação.

      Um abraço

  • Oi Magali, tudo bem?
    Adorei as suas dicas. Vou fazer uma escapadinha a Lyon (fim de semana), quando comprei a passagem não me apercebi que Lyon tivesse tanto para ver. E dentro desta escapadinha ainda quero ir a Annecy pois uma colega disse-me que era uma cidade linda. Alguma dica de restaurante em Annecy?
    Vai ser difícil ver tudo mas com as tuas dicas vou fazer uma seleção.
    Beijinho e continuação de boas viagens.
    Ana Lúcia

    • Oi, Ana Lúcia,

      Annecy é mesmo maravilhoso e certamente vale uma visita. Eu amei a cidade!

      Infelizmente eu não tenho nenhuma dica de restaurante por lá, pois só passei um dia e como era estudante quando fui, não tinha nenhum dinheiro sobrando e acabei comendo só um sanduíche mesmo.

      Mas tenho certeza de que tem várias opções boas por lá, desculpe não poder ajudar mais.

      Grande abraço e boa viagem!

    • Obrigada, Cristina!
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo.

      Um abraço

  • Oi Magali,

    Vou a Lyon e gostaria de uma dica sobre o(s) melhor(es)lugares (bairro, região) para se hospedar. Gosto de ficar em lugares movimentados onde tenha pequeno comércio, cafés, lojas, tudo perto do hotel, já que gostamos de sair a noite e retornar a pé. Obrigada.

    • Oi, Maria Lucia,

      A melhor região para você se hospedar, considerando o seu perfil, seria próximo a Place Bellecour.
      Lá tem excelentes hotéis, restaurantes, cafés, é seguro, perto de metrôs e você pode andar à noite sem problemas.
      Além disso, a área é muito bonita.
      Eu já me hospedei lá e gostei muito.

      Um abraço

  • Oi Magali!
    Adorei as dicas! Vou pra Lyon no final de junho e queria saber de cidades próximas que dá pra fazer um bate e volta, pois vou ficar só uma semana! Quais você indica?
    Obrigada

    • Oi, Amanda,

      Tem várias cidades legais que você pode fazer um bate-volta a partir de Lyon.
      Eu indico Annecy, Dijon, toda a região da Borgonha, para conhecer os vinhos e Grenoble.

      Se ainda não tiver reservado os hotéis por lá, use este link do Booking. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter: https://www.booking.com/index.html?aid=1271414

      Um abraço e boa viagem!

  • Oi Magali, adoramos seu artigos!! Venho aqui agradecer, pois
    Usamos suas dicas na nossa viagem mês passado e fizemos algumas visitas sozinhos e outras da região, como Annecy e das vinícolas do Beaujolais com uma guia em português, a Pricilla da Gimtravel, descobrimos por intermédio de amigos e adoramos! Não tenho mais o contato, mas lembro que olhamos o site onde tinham as ideias de passeios. Além de brasileira é especialista em vinhos. As outras visitas decidimos fazer sozinhos para não ficar muito caro e a cidade é realmente linda, dá vontade de voltar para visitar mais.
    Recomendo para quem for ficar mais tempo, pois ficamos só 4 dias e fomos embora com a sensação de não ter conseguido ver tudo. Um abraço ,
    Claudia e Mauro Gonzaga.

    • Claudia, você fez o meu dia mais feliz com o seu comentário.
      Fico muuuuuuuito contente que tenham gostado do Lyon e que as dicas do blog tenham sido úteis para você.

      Depois me manda algumas fotos por email (magali@magaliviajante.com)? Adoraria ver mais da sua viagem.

      Um abraço

Comments are closed.