Lentilhas com Bacon e Queijo de Cabra Para Começar Bem o Ano Novo

Eu não costumo ser uma pessoa supersticiosa. Pra falar a verdade, não acredito em simpatias, mandingas e outras coisas do tipo. Mas tem algumas tradições, como comer lentilhas e usar branco no Ano Novo, que mal não fazem, então por quê não?

Confesso que nunca comi lentilha na virada do ano, mas como bastante durante o ano, por ser um grão natural e muito nutritivo e pela tradição que as pessoas tem em comer lentilhas no dia 31, resolvi fazer uma receita aqui.

Há controvérsias sobre a origem desta crença e há versões que dizem que foram os italianos que a disseminaram, por causa de um ditado que relaciona lentilhas e dinheiro.
Há ainda quem diga que a origem dela é bíblica, com a história de que Esaú abdicou de seus direitos de primogênito por um prato de lentilhas e depois se tornou rico.

Seja qualquer uma das versões a original, pra quem acredita, comer lentilha nessa época do ano está relacionado a um bom ano financeiramente, com bastante dinheiro.

Eu ainda acho que o melhor pra ganhar dinheiro é trabalhar, mas o que realmente pode acontecer se você comer lentilha no Ano Novo é se deliciar com um prato saboroso e muito nutritivo.

Vamos à receita:

Lentilha com Bacon, Beterraba e Queijo de Cabra
(Dá para quatro pessoas como acompanhamento)

lentilhas

Ingredientes:

– 200g de lentilhas
– 150g de bacon
– 1 folha de louro
– 1 ramo de tomilho
– 1 beterraba
– 200g de queijo de cabra de sua preferência (eu usei o Chabichou, mas você pode usar qualquer outro queijo de cabra que goste)
– 1/2 maço de coentro ou de outra erva fresca de sua preferência
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
– 1/2 colher de chá de sal
– 1 pitada de açúcar

Modo de Preparo:

Comece cozinhando a beterraba: lave-a bem e coloque-a para cozinhar com casca na panela de pressão por 30 minutos, após a panela começar a apitar.
Após este tempo, abra a panela com cuidado, descasque a beterraba e corte-a em fatias bem finas.

Lave a lentilha em bastante água corrente e em seguida leve-a para cozinhar em bastante água salgada com o louro e o tomilho. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até ficar macia, sem desfazer.

Corte o bacon em cubos pequenos e refogue-o até ficar dourado.

Quando a lentilha estiver cozida, escorra a água, retire o louro e o tomilho e adicione o bacon. Tempere com sal se for necessário.

Prepare então o vinagrete de coentro (ou de outra erva que preferir). No liquidificador, bata o coentro com os maços, o azeite, o vinagre, o sal e o açúcar até obter um líquido espesso. Reserve.

Faça a montagem do prato, que pode ser individual ou em uma grande travessa coletiva para servir no centro da mesa: coloque as lentilhas no fundo do prato, cubra com as fatias de beterraba e com pedaços do queijo de cabra.
Regue com o vinagrete de coentro, jogue um fio de azeite e flor de sal por cima.

lentilhas ano novo

Agora é só servir e torcer para ter dinheiro em abundância em 2017!

Você acredita nessas tradições? Deixe aqui nos comentários quais serão seus rituais para começar 2017!

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

*Receita inspirada no livro “A Pequena Cozinha em Paris”, de Rachel Khoo.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *