Legítimo: um bar bom pra caramba para jogar conversa fora e comer bem na Vila Clementino!

(Escrevendo ao som de “Samba do Soho” – Astrud Gilberto e James Last)

Galera, está chegando o fim de semana e com ele, a minha vontade louca de meter os dois pés na jaca e sair logo dessa dieta detox que um dia ainda me mata de comer uma coisa gostosa e tirar a tensão da semana.

É claro que gosto de ir em restaurantes chiques, daqueles que você se arruma toda faz chapinha, maquiagem de duas horas, bota saltão e vestido da Gucci, mas costumo achar que sextas feiras à noite pedem um lugar despretensioso, que você possa ir depois do trabalho, sem preocupações, apenas para dar umas boas risadas e tirar a barriga da miséria.

Eis que aqui bem pertinho de casa, pertinho mesmo, que dá para ir andando (beijinho no ombro da Lei Seca!), tem um bar que eu A-D-O-R-O e vou de vez em sempre com o Thi (temos até um trato que em dias muito difíceis, tipo dia de cão mesmo, daqueles que o carro quebra, o chefe grita com você, você cai no meio da rua na frente do boy magia, é assaltado, nós vamos lá relaxar, não importa que dia da semana que seja!). O Legítimo é um bar despretensioso mesmo, daqueles que não são “gourmet” ou qualquer afetação que o valha. As mesas e cadeiras são de madeira, é barulhento, lotado, a cerveja é de garrafa, fica passando esporte na TV, mas é bom pra caramba! Quem mora por aqui, sabe que as opções de bares são escassas, deve ser por isso também que lá está sempre cheio!

A começar pelas caipirinhas, que são as tradicionais, sem invencionices, mas são muito bem feitas. Homens, tentem a Legítimo Caipirinha – de cachaça envelhecida com limão; e mulheres: vodka com kiwi – são as nossas preferidas! A cerveja é bem gelada, e tem Original e Serramalte!

Image
(O Thi com sua já tradicional Legítimo Caipirinha)

A comida é a tradicional de boteco, mas muito boa! Os caras tem uma mão excelente para frituras: sempre sequinhas. Comece pelos deliciosos bolinhos de feijoada (há quem ache melhor do que o do Aconchego Carioca): massa de feijão preto fininha e sequinha, recheado de couve bem temperada com uns pedaços graúdos de bacon. É de chorar de bom! A coxinha também é sensacional (e eu estou neste exato momento sonhando de olho aberto com ela!). Se der, peça uma porção de cada e comece o final de semana com o pé direito.

Image
(Foto do site deles – fico devendo o bolinho de feijoada, vou lá só para isso)

Como sexta não é dia de economizar na comilança, não pare nas entradas. Continue firme, forte e bem ao estilo Magali, com duas ótimas opções: porção de carne seca desfiada com mandioca frita (ai, minhas raízes nordestinas…): a carne seca puxada na manteiga na cebola é deliciosa, sem ser muito salgada e a mandioca sempre está crocante e sequinha (falei que os caras são bons na fritura?)

Image
(Ai, ai, ai, que coisa louca; ai meu Deus, que coisa boa…)

Mas uma visita ao Legítimo não está completa se você não provar uma das linguiças artesanais de Bragança Paulista que eles tem no cardápio: este é um dos diferenciais e motivos pelo qual este bar é conhecido. Eles trazem linguiças artesanais diretamente do interior de São Paulo, de diversos tipos: tem desde a tradicional,  feita com cachaça, de cordeiro, de picanha, até recheada com tomate seco e queijo… Todas elas acompanham farofa, pãozinho e vinagrete. Já experimentei várias e elas são MUITO boas.

Image
(A linguiça de Bragança, com foto do site!)

Já fomos lá várias vezes, mas quase sempre pedimos as mesmas coisas, já que são boas pacas e nos trazem um sentimento de conforto que só a gente entende!

Não, nós nunca pedimos sobremesa lá… simplesmente não combina, sabe? (E também não cabe mais na barrigorda!)

O que mais gostei de lá: A coxinha e o bolinho de feijoada… hummmm!
O que não gostei muito: A batata frita não era muito boa… acho que a única fritura em que erraram a mão! Mas também, se você quiser batata frita, é melhor ir até o McDonald’s, a imbatível!
Dica que vale ouro: Se você chegar lá e estiver muito cheio, procure o garçom mais velhinho de todos, de cabelo branco, e dê o seu nome para ele. Lá pelas tantas, você vai achar que ele esqueceu de você, mas ele não falha… Logo sua mesa vai chegar!

Legítimo Chopp & Bar (http://legitimobar.com/)
Rua Luís Góis, 1728 – Vila Mariana – 2729-2730
Segundas, das 17h às 23h; terças à sextas, das 17h à 01h; sábados, das 12h30 à 1h; domingos, das 15h às 23h e feriados, das 16h à 0h.
Normalmente, gastamos uns R$ 100 o casal, com bebida alcóolica e muita comida!!

E depois, voltamos andando em ziguezague pela rua, gordinhos e bêbados, mas muito, muito felizes!