Katz’s Deli: O Melhor Corned Beef de New York

Nova York tem algumas coisas clássicas que você não pode deixar de comer quando estiver na cidade: bagel, hot dog de rua, burger do Shake Shack e o sanduíche de pastrami da Katz’s Deli.

katz's deli
Saindo do metrô da 2nd Avenue, você já verá a famosa placa lá no fundo

 

+ Aprenda a tirar a pele do pimentão neste vídeo +

A Katz’s Deli é quase uma instituição na cidade de Nova York e existe no mesmo lugar desde 1888. Eles tem uma história bem legal e parte dela conta como surgiu o famoso slogan: “Send a Salami to Your Boy in the army” (algo como Envie um salame para o seu filho no exército, em tradução livre).
É que na época da Segunda Guerra Mundial, os três filhos do dono do Katz’s foram servir o país e logo a tradição da família em enviar comida para seus filhos virou o logo da Deli.

katz's delicatessen
“Envie um salame para o seu filho no exército!”

 

De lá pra cá, a casa mudou de proprietário algumas vezes, mas nunca deixou de ser um ícone de Nova York. Primeiramente frequentada exclusivamente por nova-iorquinos, hoje a Katz’s mistura locais e viajantes que esperam na fila em busca de um bom pastrami ou corned beef.

Parte dessa fama, além de é claro, as ótimas carnes, é explicada pela casa ter sido usada como cenário de uma das cenas mais icônicas do filme Harry and Sally, com a Meg Ryan.

O meu primeiro contato com o Katz’s foi pro volta de 2010 ou 2011, quando assisti a um episódio do Parts Unknown do Anthony Bourdain em que ele comia o famoso sanduíche da casa.

Em seguida, provavelmente em 2012, quando começava a planejar a minha primeira visita à cidade, ganhei o livro Amo Nova York, de Alain Ducasse, onde ele apresenta 150 endereços na cidade para os amantes de gastronomia. O Katz’s estava lá, como número 83 da lista.

Em dezembro de 2013 finalmente fiz a minha primeira viagem à Big Apple. O Katz’s Deli estava no meu roteiro, mas infelizmente foi deixada para trás por causa da grande fila formada do lado de fora e do frio que fazia aquele dia. Comemos no Lobster Joint, um lugar que servia deliciosos sanduíches de lagosta, mas que infelizmente não existe mais neste ponto. Adorei comer lagosta, mas fui embora de Nova York com a pendência de comer no Katz’s Deli.

Foi quando finalmente, em junho de 2016, eu voltei à cidade. Tá certo que foi uma visita rápida, apenas 16 horas de conexão do meu voo que ia até Toronto, mas fiz uma lista enorme de lugares que precisava comer e é claro que o Katz’s Deli estava na lista.

+ O melhor bagel de NYC está na Best Bagel & Coffee. Confira aqui +

Para conseguir cumprir a lista, tive que almoçar duas vezes (e isso é algo recorrente pra mim durante viagens: tantos lugares e tão pouco tempo) e depois de comer os burgers do 5 Napkin, fizemos uma boquinha no Katz’s no meio da tarde, lá pelas 16h.

E essa é uma dica que vale muito a pena: vá em horários alternativos. A fila do Katz’s na hora do almoço ou à noite pode ser interminável mesmo em dias de semana, mas nestes dias, se você for no meio da tarde, conseguirá entrar, sentar e comer tranquilamente, sem nenhuma pressa.

Vale também lembrar que você pode comprar o famoso sanduíche deles lá e ir comer em outro lugar. Como o lanche fica pronto bem rápido, a fila pra levar costuma andar bem depressa. Aí é só se sentar em um dos parques maravilhosos de Nova York para comer.

Mas, caso você entre pra comer lá, repare no ambiente. Ele é simples, mas bem antigo e com muitas referências retrô reais. Dá pra ver fotos de todas as celebridades que já passaram e ainda passam por lá e então entender o porquê o lugar é tão requisitado.

katz's deli new york
O salão do Katz’s Deli com as placas indicando as filas

 

O sistema de atendimento é um tanto confuso e os atendentes não tem toda a paciência do mundo para esperar, então dê uma olhadinha no site antes e já entre sabendo o que você quer comer.

Funciona assim: logo que você entrar, receberá um ticket, como se fosse uma comanda individual. Nela que será marcado tudo o que você consumir e mesmo que você não consuma nada, precisa entregá-la no final. É como uma comanda de padaria, só que bem mais fácil de perder, já que é só um papel, mas não a perca.

katz's deli pastrami
Não perca esse ticket: ele é a sua comanda de pagamento

 

Em seguida, você deverá encontrar a fila para o seu pedido. São quatro filas no total: a do grill, a do cortador, a de acompanhamentos e bebidas e o backcounter. Entrando na deli, essas filas estão nessa ordem, da direita pra esquerda, ou da entrada para o fundo do restaurante, pra facilitar a sua localização.

Se você quiser burgers, cheesesteaks, hot dogs ou qualquer outro prato que precise ser grelhado ou cozido, irá na primeira fila, a do grill.

Se a sua vontade é de provar os famosos sanduíches de Pastrami ou de Corned Beef, irá na segunda fila, a do cutter, ou cortador. Mas fique ligado, pois como essa é a parte mais procurada da casa, são várias filas de cortadores diferentes. Escolha a sua e espere a sua vez, com o pedido já na ponta da língua.

A fila seguinte é de bebidas e acompanhamentos, caso você queira uma batata frita, coleslaw ou refrigerantes.

A última fila é a do Back Counter. Vá lá somente se você quiser algum dos pratos que são especialidades da casa, como latkes ou blintzes. Ah, nesse balcão você também pode enviar um salame para quem está lutando na guerra.

Todos os balcões são identificados e sim, você terá que entrar em diferentes filas se quiser coisas de categorias diferentes. Caso você esteja em mais de uma pessoa e quiser coisas diferentes, a minha sugestão é que cada um vá à uma fila e se encontre depois na mesa.

Vencido esse primeiro obstáculo (que pode ser bem confuso para quem vai lá pela primeira vez), espere toda a sua comida ficar pronta para aí sim se dirigir à uma mesa. Note também que as mesas que ficam no salão principal, logo à entrada do restaurante, são reservadas à quem deseja atendimento de garçom. Se você já tem a sua comida e só quer um lugar pra sentar, dirija-se ao fundo ou à lateral do restaurante.

Se você quiser beber somente água, há um grande bebedouro no fundo do restaurante onde você pode se servir à vontade.

Mas falando dos sanduíches, que são bons pra caramba, por que os do Katz’s Deli são diferentes de outros?

O principal motivo é como eles curam a carne. Um processo industrial de cura, como os pastramis que compramos no supermercado, leva aproximadamente 36 horas.
Já a carne do Katz’s é curada em um processo artesanal, sem a adição de produtos químicos ou aditivos e leva cerca de 30 dias pra ficar pronto.
Daí já dá pra perceber o porquê eles são tão especiais.

O pastrami, pra quem não sabe, é feito com um corte bovino que fica entre o peito e a barriga. Leva especiarias, é curado em sal e depois defumado.
Já o corned beef, muito famoso nos Estados Unidos, é feito com uma parte mais magra do boi, o peito, é curado com sal e especiarias e cozido depois de pronto.

Na dúvida do que seria melhor, pedimos para provar as carnes. Passada a pressa dos atendentes com o seu pedido, eles serão educados e deixarão você provar.

Provamos e escolhemos o de Corned Beef. O de pastrami, apesar de gostoso, tem o sabor muito forte, um pouco enjoativo, com muita especiaria e uma defumação intensa. Mas isso é 100% gosto pessoal, pois conheço gente que não pode ir a Nova York sem comer o sanduba de pastrami de lá ao menos uma vez.

Pedir um só foi uma boa escolha, afinal o sanduba é um monstro de tão grande. Se você estiver em casal, eu sugiro que peçam só um mesmo, pois é mais que suficiente para duas pessoas.

Você pode pedir o sanduíche com maionese, com picles, ou somente o pão e a carne.

katz's deli menu
Não deixe de provar a mostarda, outro ícone da casa

 

Mas seja qual for a sua escolha, não deixe de pedir, porque o lanche é uma delícia, principalmente o de corned beef.

Ambos são servidos dentro de um pão de centeio delicioso e com muita, mas muita carne dentro.
Nós preferimos o de corned beef, carne com menos gordura e sabor mais delicado. Delicioso, desses que dá água na boca só de lembrar.

katz deli corned beef sandwich
Sanduíche de Corned Beef: delicioso demais!

 

Em qualquer um dos dois lanches, não deixe de pedir o picles de pepino, artesanal e delicioso, e a mostarda da casa, que combina perfeitamente com as carnes.

katz's deli sandwich
O picles, feito na casa, é imperdível

 

Para beber, pedimos uma limonada da casa que era gostosa, mas nada de outro planeta.

katz's deli in new york city
Limonada da casa: boa, mas nada sensacional

 

Quando terminar de comer, deixe a sua bandeja na mesa e vá para o caixa pagar, com os tickets que recebeu na entrada. A casa só aceita dinheiro, então tenha dólares no bolso para pagar.

Se eu voltaria no Katz’s Deli? Com certeza! Além de ser uma super instituição de Nova York, o sanduíche de Corned Beef é incrível e a cara de Nova York. Tem que passar por lá e pelo menos levar um pra comer depois.

+ Tem uma tarde em NYC e não quer carregar malas? Veja onde guardar suas malas aqui +

Não comer o sanduíche de lá é tipo ir à Bahia e não comer acarajé ou ir à Alemanha e não tomar cerveja. Então já sabe, da próxima vez que estiver em Nova York (que eu espero que seja logo, pois todo mundo merece viajar para a cidade) não deixe de ir ao Katz’s Deli.
E o que é melhor: com as minhas dicas, vão achar que você é um local! Ai que chique!

Katz’s Deli (http://www.katzsdelicatessen.com/)
205 East Houston Street (corner of Ludlow Street), New York City, Tel: +1 (212) 254-2246. Metrô mais próximo: 2nd Avenue (190 m)
Segunda a quarta, das 8h às 22h45; quinta, das 8h às 2h45; sexta, das 8h até o último cliente; sábados, aberto o dia e a noite inteira; domingo, aberto até às 22h45.
Os sanduíches de Corned Beef custam entre US$ 18 e US$ 20.

 

Já foi no Katz’s Deli? Qual seu sanduíche preferido da casa? Tem dicas de outros lugares para comer Pastrami e Corned Beef em Nova York?

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!