Interior de São Paulo: 7 Coisas Para Fazer em Itirapina

O interior de São Paulo tem muitos lugares lindos. Alguns mais, outros menos conhecidos e uns até inimagináveis.
Mas a verdade é que você encontra lugares muito bonitos bem pertinho de SP, como a cidade de Itirapina, que fica a 225 quilômetros da capital e que eu tive o prazer de conhecer há algumas semanas.

+ Faça a sua própria granola em casa +

Além de ser perto, o acesso até Itirapina é muito bom. As estradas são ótimas e a viagem é bem tranquila. Só se prepare para os pedágios, pois foram quase R$ 100 pagos no total, com ida e volta.

Fui para Itirapina a convite do Broa Golf Resort e imaginei que fôssemos ficar o tempo todo no hotel, pois não sabia que a cidade tinha tanta coisa boa a oferecer.

Você pode assistir aqui o nosso passeio em Itirapina e ler a seguir sete coisas que você pode fazer na cidade.
Aliás, estes passeios também funcionam caso você se hospede em outras cidades da Serra do Itaqueri, como Brotas, São Carlos e Analândia. Todas as três ficam pertinho de Itirapina e das principais atrações indicadas neste post.

Vamos às atrações:

1.Centro de Itirapina

itirapina
Centros com coreto são sempre um charme

 

Itirapina é uma cidadezinha pequena, de cerca de 17 mil habitantes. O centro da cidade em si não apresenta grandes atrativos, mas se você quer se render de vez ao charme de uma cidade do interior, Itirapina tem tudo o que você espera: um centrinho com coreto, praça, igreja e auto-falantes tocando moda de viola aos finais de semana. Parece uma volta no tempo.

Todo o segundo sábado do mês o centro de Itirapina recebe uma pequena feira de produtores locais, que apresentam produtos variados, como doces, café, cachaça, frutas orgânicas, artesanato… dá até pra comprar umas coisinhas.

 

2. Morro do Fogão 

itirapina sp
Linda vista no Morro do Fogão

 

A cerca de 30 quilômetros do centro de Itirapina está um dos lugares mais bonitos da região, o Morro do Fogão.

O topo do morro fica no final de uma estrada de terra pouco sinalizada, no meio de um canavial. Apesar de ter trechos bastante acidentados, com cuidado é possível chegar lá com qualquer carro de passeio.

A estrada meia boca vale a pena, pois a vista lá de cima é impressionante. Do ponto mais alto do morro dá para ver a exuberância da natureza local, com paredões de mais de 100 metros que lembram grandes cânions.

Apesar de lindo, o lugar ainda tem pouca estrutura e é aparentemente pouco conhecido. Aproveite para tirar belas fotos e desfrutar da tranquilidade da natureza.

Dizem que o Morro do Fogão recebe este nome pela cor avermelhada intensa que fica durante o pôr-do-sol, parecendo que o céu está em chamas. Eu não tive o prazer de visitar o Morro do Fogão no entardecer, mas imagino que deva ser muito bonito. Vale a visita!

+ Conheça a Fazenda Água da Capoeira, pertinho de Campos do Jordão +

3. Mirante das Águas

cachoeira saltão itirapina
Cachoeira do Saltão: 70 metros de queda

 

Pertinho do Morro do Fogão fica o parque Mirante das Águas, que abriga três bonitas cachoeiras: a do Monjolinho, da Ferradura e a do Saltão, a mais famosa da região.

O lugar é na verdade um complexo turístico onde se paga R$ 20 por pessoa para entrar. Lá dentro, além das belas cachoeiras, há trilhas e muito espaço verde para passar o dia.
Quem quiser ficar por lá, há também uma área de camping.

Mas o mais imperdível mesmo são as cachoeiras. A mais indicada para banho é a do Monjolinho, com 10 metros de altura. Já a Ferradura e a do Saltão são para contemplação, com quedas de 40m e 70m, respectivamente.

 

4. Igreja de Itaqueri da Serra

itirapina onde fica
Simpática igreja de Itaqueri da Serra

 

Itirapina tem um distrito chamado Itaqueri da Serra, terra de Ulysses Guimarães, um dos principais políticos que lutaram pela democracia no Brasil.
A bucólica vila parece um lugar deserto e parado no tempo, mas seus cerca de 600 habitantes mantém com orgulho a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Por fora, a igreja, que é bonita e muito bem conservada, esconde a sua principal característica. Por dentro, ela é toda forrada com azulejo português, herança de sua colonização portuguesa.

interior de são paulo
Interior da igreja de Itaqueri da Serra

 

Se quando você chegar lá a igreja estiver fechada, não se preocupe. É só ir na casa em frente a igreja para pedir para abrir. Eles adoram receber turistas para visitação.

 

5. Represa do Broa

itirapina broa
Pôr do sol na Represa do Broa

 

Itirapina conta com uma represa muito bonita, a Represa do Broa, que além de servir para o abastecimento de água da região, é também um ponto turístico importante.

Apesar de ter o acesso restrito em alguns pontos, a Represa do Broa tem uma grande parte aberta ao público onde podem ser praticados esportes náuticos e passeios de barco, por exemplo. Dá para andar de caiaque, stand up paddle ou só ficar admirando a paisagem.

Eu fiz um passeio de barco pela represa do Broa que ia de Itirapina até Brotas e achei muito bonito. Andar de caiaque pelas águas calmas da represa também é muito divertido!

+ Visite o Templo Zu Lai em Cotia e fique zen +

6. Acervo Histórico de Aeronaves

itirapina sp fotos
Aeronave real que vimos no acervo

 

Passeio restrito aos hóspedes do Broa Golf Resort, o acervo histórico de aeronaves apresenta aeronaves antigas, clássicas e que foram usadas em guerras, além de funcionar como um pequeno museu da história da aviação brasileira.

O espaço conta também com uma pista para pousos e decolagens onde pilotos de aviões pequenos fazem suas “brincadeiras”.

Dá até para entrar em uma aeronave original da Força Aérea Brasileira e tirar umas fotos. Amantes de aviação adoram esse passeio.

 

7. Campo de golfe

itirapina broa golf resort
Vamos jogar golfe?

 

Também restrito a hóspedes, o campo de golfe do Broa Golf Resort possui 300 mil metros quadrados e é uma bela opção para quem quer dar umas boas tacadas.

Eu mesma participei de uma clínica de golfe e consegui dar uma ou duas tacadas. Mesmo que você não consiga jogar, não tem problema. O campo é super bonito e a brincadeira é bastante divertida.

 

Eu não sou grande conhecedora do interior de São Paulo. Mas gostei muito de Itirapina e fiquei com bastante vontade de voltar para conhecer os atrativos das outras cidades da região da Serra do Itaqueri.

É um ótimo lugar para uma escapada de fim de semana. Boa opção para as férias de julho!

Conhece a região? Quais são as suas dicas imperdíveis de passeio?

*A equipe do Magali Viajante viajou a convite do Broa Golf Resort, porém toda a experiência relatada aqui é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Reserve o seu quarto no Broa Golf Resort por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,TwitterYouTube, BlogLovin e Pinterest. Segue lá!