Hiyashi Somen: que tal um jantarzinho light hoje?


Assisti o filme Samba ontem e fiquei enlouquecida com essa música. Assistam este filme, é lindo demais!

Quando a gente tá de dieta, ou quer comer alguma coisa mais leve é duro: difícil sair das combinações salada com frango, frango com batata doce, sopa detox ou salada com salada.
Ainda mais se for no jantar, que aí a gente quer cortar tudo o que é carboidrato da vida e ainda tentar ser feliz.

Se você não está em uma fase super radical, sem glúten, sem carboidrato sem vida, sem nada, dá pra colocar um macarrãozinho no seu jantar e continuar comendo saudável e leve sim. Mas não dá pra ter queijinho, molho de tomate, bacon, nada disso. Cuidado com a pança com o seu macarrão.
Ele não é tão pouco calórico assim, mas é melhor do que se jogar em uma macarronada da mama. E não é só porque hoje é sexta que você tem que jogar todo o seu trabalho da semana fora. Dá sim pra comer gostoso e saudável!

Aproveitando essa fase nipônica que o blog está passando, vou apresentar para vocês uma coisa que o marido fez esses dias e eu amei e não conseguia parar de comer: Hiyashi Somen.

Para quem não tem muito contato com a cultura japonesa, somen é uma macarrão fininho, fininho, feito de farinha de trigo. Pode ser comido quente ou frio. E agora dá pra aproveitar que o frio deu uma trégua em SP e comer uma coisa refrescante, geladinha. Eu tendo a achar coisas frias mais leves que as quentes. Estou meio doida ou você também pensa assim?

Pois bem, o legal do Hiyashi Somen é que você pode colocar quase qualquer legume ou verdura que gostar em cima. Claro que tem as coisas mais tradicionais que os japoneses comem, mas estamos no Brasil e você pode inovar como preferir.
Aqui em casa, costumamos fazer com o que tem na geladeira (estou na fase do desperdício zero) e incentivo você a fazer o mesmo. Sempre costumamos ter tanta coisa na nossa própria cozinha que se a gente tivesse um pouco mais de criatividade, compraria menos e jogaria bem menos coisa fora. Além disso, é rápido e fácil de fazer. Não tem erro. O segredo é o molho e os acompanhamentos.
Hiyashi Somen - Ingredientes - Magali Viajante

O último que fizemos foi com  cenoura, vagem, pepino, tomate, nori e ovo. Tradicionalmente não vai tomate, mas o segredo aqui é aproveitar o que você tem e o que gosta de comer!

Bora comer outra comida japonesa que não seja aqueles temakis horrorosos de temakeria.

Hiyashi Somen
Ingredientes para 2 pessoas:
Hiyashi Somen - Magali Viajante

– 1/2 pacote de somen (você encontra este macarrão na Liberdade ou em lojinhas orientais)
– 1 cenoura ralada grossa
– 100g de vagem cortada ao meio
– 2 tomates cortados em oito
– 1 pepino ralado grosso
– 3 ovos
– 1 colher de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de leite
– 2 folhas de nori cortadas em tiras
– Cebolinha picada

Para o molho:
– 1/2 pacote de hondashi (à venda em lojas japonesas)
– 100 mL de Shoyu
– 50 mL de água
– 50 mL de saquê culinário seco (kirin)
– 2 cubos de gelo
– Gengibre ralado (o quanto você gostar)
– 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo:

Cozinhe o somen em água fervente (a água tem que estar fervendo bem, não só com aquelas bolinhas) por 3 minutos. Escorra e jogue bastante água fria até o macarrão esfriar e reserve.
Prepare o molho: dissolva o hondashi no shoyu e misture todos os outros ingredientes.
Coloque a vagem cortada em água fervente por um minuto, apenas para cozinhar um pouco, mas mantendo a crocância.
Bata os ovos com o açúcar, o leite e uma pitada de sal e faça um omelete bem fininho. Quando estiver pronto, corte em fatias finas.

Em um chawan (aqueles bowls japoneses) ou qualquer outro bowl individual que você tenha em casa, coloque o somen e arrume os ingredientes em cima, um ao lado do outro: a cenoura, o ovo, o tomate, a vagem, o pepino, o nori e a cebolinha. Jogue o molho por cima somente na hora de servir, ou deixe que cada um coloque o seu próprio molho.

Pronto, você vai demorar no máximo meia hora para fazer esse jantarzinho delicioso! Homens, vocês vão arrasar fazendo esse jantar pra suas mulheres, namoradas, bofes…

4 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *