Hambúrguer Vegano de Feijão e Milho | Magali Cozinha

Tenho vários amigos veganos e vegetarianos e até participo de um grupo do Whatsapp de receitas veganas.
Não sou vegetariana, tampouco vegan e nem pretendo me tornar nenhum dos dois. Mas realmente acho que comemos muito mais carne do que precisamos ou deveríamos e que dá sim pra dar uma maneirada no consumo de produtos animais.
Sou carnívora mesmo, adoro bacon, churrasco e diferentes tipos de carne, mas nem por isso preciso comer isso todos os dias.

+ Lincoln Burger: nova hamburgueria na Vila Clementino. Será que é boa? +

Com este pensamento, decidimos aderir aqui em casa ao No-Meat Monday ou Segunda sem Carne. Só que aqui em casa é diferente. Nem sempre conseguimos fazer este dia na segunda, até porque sempre sobra comida do final de semana e geralmente, elas envolvem bastante carne. Então decidimos que faríamos isso uma vez na semana, no dia em que fosse mais conveniente na nossa rotina.

Já faz um bom tempo que aderimos ao movimento e tem dado bastante certo. Reduzimos bastante o consumo de todos os tipos de carne, mas o mais legal de tudo, pra mim, é que descobrimos novos ingredientes e novas formas de comer, muito prazerosas, sem produtos animais.

E nessa busca de coisas diferentes para comer no dia vegetariano, cheguei nessa receita de Hambúrguer de Feijão Preto e Milho.
Já faz um tempo que eu estava querendo fazer um burger vegetariano, mas sempre tinha algo pra me impedir.

O Thiago também super curte essas coisas, mas ele sempre me diz que o problema das comidas vegetarianas e veganas é a nomenclatura versus a expectativa. Exemplo: quando alguém diz burger, você já imagina aquele disco de carne suculento, mal passado, com um monte de bacon e batata frita. Certo? Aí vem um burger de feijão, grão de bico, cogumelos ou qualquer raio que o parta e é claro que você não vai curtir, pois a sua expectativa era outra.
Eu meio que concordo com ele e acho que tão bizarro quanto cerveja sem álcool, é queijo vegano.
Mas quando fiz esse burger, ele até que lembra carne olhando de longe e não consegui encontrar um nome melhor pra ele.
Então já aviso: é burger, mas é vegano, de feijão e está delicioso. É só ter as expectativas corretas!

+ Escondidinho de Legumes vegetariano: fácil e delicioso +

Hambúrguer de Feijão Preto e Milho
(Dá pra fazer oito burgers)

hambúrguer vegano
Ingredientes: 

– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 1 colher de sopa de óleo de soja (ou qualquer outro óleo vegetal de sua preferência)
– 3 xícaras de chá de feijão preto cozido
– 1/2 colher de chá de cominho
– 1/2 colher de páprica (você pode usar a de sua preferência, picante ou doce)
– 1 colher de chá de sal
– 1 pimenta dedo de moça
– 1/3 de xícara de chá de farinha Panko (essa é uma farinha japonesa usada para empanar e facilmente encontrada em lojas de produtos orientais. Se você não encontrar, pode usar farinha de rosca)
– 3/4 de xícara de chá de milho (eu usei o milho de verdade, recém tirado da espiga, mas você pode usar o enlatado também)

Modo de Preparo:

Cozinhe o milho por uns 40 minutos na panela de pressão até ele ficar macio. Espere esfriar e com uma faca, tire os grãos de milho da espiga.
Cozinhe o feijão preto. Para obter 3 xícaras de feijão cozido, você vai precisar mais ou menos de 2 xícaras dele cru.

Corte em cubos bem pequenos a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça.
Em uma panela grande, refogue a cebola, o alho e a pimenta no óleo, até ficarem dourados.
Adicione aí duas xícaras do feijão cozido sem caldo (escorra bem para ele ficar bem sequinho), o sal, a páprica, o cominho e misture bem. Cozinhe a mistura até ela ficar quente.

Em um processador de alimentos, bata bem a mistura de feijão com a farinha Panko até obter uma mistura homogênea e sem pedaços grandes.

Coloque essa mistura em um bowl e adicione o feijão restante (1 xícara) e o milho cozido. Misture bem. Prove e veja se precisa de mais sal. Caso a mistura fique muito seca e você não consiga formatar os burgers, adicione um pouco da água do cozimento do feijão. Caso a mistura fique muito mole, coloque mais farinha Panko.

Modele os burgers do tamanho que você preferir. Coloque-os em uma assadeira coberta com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por 30 minutos, mas lembre-se de virá-los na metade do tempo.

hambúrguer vegano sp
Burgers ou cookies?

Você pode servi-los no prato, acompanhados de uma salada, ou dentro do pão, como um sanduíche mesmo.
Eu escolhi servir no pão de hambúrguer, com maionese de grão de bico, tomate e cebola roxa. Ficou excelente, só senti falta das batatas fritas.

hambúrguer vegano de feijão
Ah, o Thiago? Ele adorou esse meu “burger”!

+ Bullguer: um hambúrguer simples e delicioso +

Viu como dá pra comer bem e feliz sem carne?

Quando fizer essa receita, poste no Instagram com a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no feed da Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!