Gratin de Batata Doce com Bacon | Magali Cozinha

Eu sei que ainda está fazendo o maior calorão em São Paulo. Mas logo o friozinho chega (oremos) e você vai precisar renovar o seu estoque de receitas quentinhas, um pouquinho mais gordas e que fazem carinho no estômago e na alma.
No frio, a nossa vontade de comer coisas mais calóricas aumenta, e por mais saudável que você seja, vale a pena se render aos desejos e se jogar em uma delicinha de vez em quando.

+ Dicas imperdíveis do que fazer em Porto Alegre +

Pensando em comfort food fácil de fazer e perfeitas para o outono, com um friozinho moderado, resolvi trazer pra vocês esse Gratin de Batata Doce com Bacon, que é super versátil.
Dá pra trocar a batata doce por batata comum, por mandioquinha e até por mandioca. Dá pra trocar o bacon por linguiça e dá até pra tirar o embutido e fazer uma versão vegetariana. Veganos, usem a sua criatividade também. Troquem o creme de leite, o queijo e a manteiga e façam uma versão animal-friendly.
Você pode mudar quase o que você quiser, mas não dá pra mudar a delícia que é essa receita.

Gratin de Batata Doce e Bacon
(Dá para 3 pessoas)
gratin de batata doce
Ingredientes:
– 100g de bacon
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 5 batatas doce
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo
– 2 xícaras de leite
– 6 colheres de sopa de creme de leite
– 1/2 noz moscada ralada
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo
– 100g de queijo mussarela ou parmesão
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto

+ Veja todas as receitas da Magali +

Modo de Preparo:

Descasque as batatas doces e corte-as em fatias finas com a ajuda de um mandolim. Não adianta cortá-las na faca pois elas precisam ficar bem fininhas, o que é bem mais fácil de fazer com o mandolim. Coloque-as em um bowl com água gelada e suco de limão ou vinagre para que elas não escureçam. Seque bem as batatas no momento de usar.

Gratin de Batata Doce - Batatas fatiadas - Magali Viajante
Fatias bem fininhas de batata doce

Corte o bacon em cubos, pique bem o alho e corte a cebola em julienne.
Em uma panela, sue o bacon e refogue a cebola e o alho nessa gordura. Reserve.

bacon
Bacon e cebola refogados: dava pra comer isso assim, nem precisava de mais nada

Prepare o molho béchamel: em uma panela, coloque a manteiga e a farinha de trigo e deixe essa mistura cozinhar por uns três minutos, até perder o aroma de farinha crua, porém mantendo a cor clara.
Junte, de uma vez só, o leite e o creme de leite, que devem estar frios. (Essa é uma dica que vale ouro: sempre que você for usar roux, se ele estiver quente, o líquido deverá estar frio ou vice-versa. Com as temperaturas diferentes, a sua mistura não irá empelotar.
Mexa bem com um fouet e deixe cozinhar em fogo baixo até que o molho engrosse um pouco, mas ainda esteja líquido.
Tempere este molho com sal, pimenta do reino, noz moscada e o açúcar mascavo.

Gratin de Batata Doce - Molho Bechamel - Magali Viajante
Béchamel: um dos grandes molhos da cozinha

+ Aprenda a cortar cebola com a Magali +

Você pode montar este prato de duas formas: em um pirex grande, para colocar no meio da mesa, ou em panelinhas individuais, para servir de acompanhamento para cada pessoa que você for servir.
Em qualquer uma das montagens, unte o pirex ou as panelinhas com manteiga e faça camadas: comece com a batata doce crua, depois a mistura de bacon e cebola, coloque o molho béchamel por cima e cubra com um pouco do queijo ralado.
Faça umas três camadas de cada coisa, finalizando com o queijo.

gratinado de batata doce
Montando as camadas

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos para assar a batata e depois aumente a temperatura para 210°C e deixe por mais 10 minutos, para gratinar o queijo. Caso o seu forno tenha grill, ligue-os nos 10 minutos finais, para deixar o queijo bem douradinho.

Tire do forno e sirva imediatamente, com uma saladinha, ou como acompanhamento de uma carne. É de chorar de bom e vai te deixar feliz e confortável no friozinho…

gratin de batata doce
Veja como as camadas ficam lindas!

Essa receita é, tradicionalmente, um acompanhamento. Mas quando eu fiz aqui em casa, ficou tão gostoso que eu transformei em prato principal, servi só com uma saladinha e foi sucesso total!

gratinado de batata doce
Você também pode servir como acompanhamento, em uma cocotte

Depois tire umas fotos do seu Gratin e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

3 comments

Comments are closed.