Especial Receitas das Olimpíadas: Moussaka | Grécia

Os Jogos Olímpicos estão pegando fogo!
Depois da abertura sensacional na sexta feira, com direito a Gisele Bündchen, Lea T e Karol Conká, hoje o Brasil continua a fazer bonito com o ouro da Rafaela Silva no judô.

+ Veja o que fazer de legal em SP nesta semana +

E já que estamos falando de Olimpíada, não podemos deixar de falar de Grécia, o país onde os Jogos Olímpicos foram inventados.
Se você assistiu à abertura dos jogos Rio 2016, deve ter reparado que a primeira delegação a entrar foi a grega, seguida de todos os outros países em ordem alfabética até chegar no Brasil, que foi o último a entrar por ser o país anfitrião.

Segundo a regra, a Grécia sempre será o primeiro país a entrar nos Jogos, por sua importância histórica no surgimento das Olimpíadas no mundo.

Apesar de atuação tímida nos Jogos do Rio 2016 (o país tem apenas uma medalha de bronze até agora, no tiro esportivo feminino), a Grécia tem grande importância gastronômica e sua comida é apreciada no mundo inteiro.

Um dos pratos mais famosos por aqui é o Moussaka, que é quase uma lasanha de carne, berinjela e batata, e mesmo que você não esteja torcendo para nenhum atleta grego nessa Olimpíada, garanto que assistir aos jogos vai ficar bem mais gostoso com essa receitinha.

Moussaka
(Dá para 4 pessoas)
moussaka
Ingredientes:
– 3 berinjelas japonesas
– 3 batatas
– 500g de carne moída de sua preferência (originalmente o moussaka é feito com carne de cordeiro, mas eu usei patinho)
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 3 tomates
– Óleo vegetal de sua preferência
– Salsinha
– Sal
– Pimenta síria
– Canela em pó
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 400 ml de leite
– 70g de iogurte natural sem sabor
– 100g de queijo parmesão

+ Aprenda a fazer Corn Bread, uma receita típica americana +

moussaka de berinjela
Tudo pronto por aqui!


Modo de Preparo:

Para essa receita, prefira usar a berinjela japonesa do que a comum. Ela não amarga e não precisa ser deixada na água com sal, é só cortar e usar.
Corte a berinjela no sentido do comprimento em fatias de 0,5 cm. Corte as batatas da mesma maneira. Deixe os dois legumes na água.

Em uma panela grande, ferva bastante água para tirar a pele dos tomates. Faça um corte superficial em X na parte de baixo de cada tomate. Quando a água estiver fervendo, coloque os tomates e deixe ali por 30 segundos. Em seguida, retire-os da água fervente e coloque em um bowl com água gelada, para que eles parem de cozinhar. Com uma faca pequena, puxe a pele do tomate a partir do X que fez. Você verá que a pele sairá facilmente.

Corte os tomates e a cebola em cubos pequenos e pique bem o alho e a salsinha.

Prepare a carne: em uma panela, coloque duas colheres de sopa de manteiga e adicione a carne, fritando bem até ficar bem sequinha. Adicione então o alho e a cebola e refogue um pouco. Em seguida, coloque o tomate e mexa bem. Tempere com sal, pimenta síria e canela em pó, tampe e deixe cozinhar por uns 30 minutos, até a carne ficar cozida e com o sabor mais apurado. Quando a carne estiver pronta, adicione a salsinha picada.
A quantidade de canela e pimenta síria depende do seu paladar. Eu gosto de colocar bastante canela, pois acho que é essa especiaria que dá o gosto característico do Moussaka.

Enquanto a carne cozinha, prepare o molho béchamel. Em uma panela, coloque o restante da manteiga e a farinha de trigo e deixe cozinhar um pouco, até que as duas estejam bem misturadas (isso se chama roux). Adicione o leite frio ou gelado de uma vez só, mexendo com um fouet para não formar grumos. Abaixe o fogo e mexendo sempre, cozinhe até obter uma consistência mais grossa, tipo de molho branco. Quando o béchamel estiver pronto, retire do fogo e adicione o iogurte natural. Tempere com sal e reserve.

Coloque óleo em uma panela funda para fritar a batata e a berinjela. A fritura será por imersão rasa, ou seja, só é necessário colocar óleo suficiente para cobrir os legumes, uns dois dedinhos.
Seque bem a batata e a berinjela e frite em óleo quente até que os legumes fiquem dourados. Tempere com sal e reserve.

moussaka receita
Muita gente esquece de colocar batata no Moussaka, mas na receita original elas são obrigatórias

Você pode montar o seu Moussaka em um refratário ou em ramequins individuais. Qualquer que seja a escolha, o ideal é fazer algumas camadas de legumes e carne.
Comece com a batata, cobrindo o fundo do refratário, em seguida, coloque um pouco da carne. Cubra então com a berinjela e mais um pouco da carne. Faça mais duas camadas de cada até acabarem os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de carne. Cubra tudo com o molho béchamel e coloque queijo parmesão ralado por cima.

moussaka da grecia
Essa berinjela frita fica uma delícia!

Leve ao forno a 200°C por 20 minutos, até a superfície do seu Moussaka ficar douradinha.
Aí, é só atacar! Você pode servir o seu Moussaka com arroz, com uma saladinha verde ou sozinho.

Essa receita é tão boa que merece o ouro olímpico, não acha?

+ Veja todas as receitas da Magali +

καλή όρεξη!!!

 

Deixe aqui nos comentários qual país olímpico você gostaria de ver aqui no blog.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *