Cuscuz Marroquino com Frutas Secas | Receitas Natalinas #2

Eu adoro cuscuz marroquino. Acho gostoso, saudável e fácil de fazer. E desde sempre faço uma receita de cuscuz marroquino com frutas secas que acho que é a cara do Natal.

+ Café das Coisinhas: espaço charmoso da Vila Clementino +

É uma ótima alternativa para a farofa de sempre e além de dar um toque mais sofisticado à sua ceia, ainda é uma opção super versátil, já que pode ser um acompanhamento, se feito apenas com legumes e frutas secas, ou mesmo um prato principal, adicionando frango, cordeiro ou outra proteína de sua preferência.

Como é Natal, vai ter uva passa sim, mas se você não gostar, é só tirar e adaptar a receita com as frutas secas e castanhas de sua preferência.

Toca pro supermercado pra comprar os ingredientes!

+ Aprenda a fazer um delicioso Bolo de Rum para o seu Natal +

Cuscuz Marroquino com Frutas Secas
(Dá para oito pessoas)

cuscuz marroquino

Ingredientes:

– 1 pacote de cuscuz marroquino
– 1 cenoura
– 1 cebola
– 10 vagens
– 50g de damasco seco
– 50g de uva passa branca
– 50g de tâmaras
– 5 figos secos
– 50g de castanha de caju (eu gosto de usar a castanha de caju para dar um toque mais abrasileirado à esta receita, mas você pode colocar nozes, amendoim, castanha do Pará, o que preferir)
– 1 limão siciliano
– 3 xícaras de chá de chá de hortelã
– Sal a gosto
– 1 colher de sopa de mel
– 1 colher de sopa de manteiga
– Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Comece preparando o confit de limão o quanto antes: corte o limão siciliano em quatro e com a ponta da faca, faça cortes superficiais na casca. Cubra com bastante sal e deixe descansando de um dia para o outro na geladeira.
Na hora de usar, lave bem o limão para retirar todo o sal e corte em pedaços pequenos.
O ideal é fazer esse preparo um mês antes, mas caso não haja tempo ou você esqueça, é só preparar essa conserva com o maior tempo de antecedência. Minha dica: já faça um monte e deixe na geladeira, eles duram um tempão.

Corte a cenoura em rodelas médias e a cebola em fatias bem fininhas.
Cozinhe a cenoura em água fervente por uns 5 minutos, ou até ela estar cozida, porém firme. Escorra a água e reserve a cenoura em outro recipiente.

Derreta então a manteiga e o mel e adicione a cenoura cozida, deixando por alguns minutos até ela estar bem coberta pela mistura de mel e manteiga. Tempere com sal.
Adicione a vagem cortada em 3 e refogue até ela ficar macia.

Refogue a cebola no azeite até ela ficar bem dourada. Reserve.

Corte os damascos, a tâmara, o figo e as castanhas em pedaços grandes. Misture todas as frutas secas, incluindo as passas. Reserve.

Espalhe o cuscuz em uma assadeira grande (ou em um tajine, se você tiver), tempere com sal e coloque um fio de azeite.  Misture então as frutas secas e metade dos legumes. Reserve.

Prepare o chá de hortelã e quando ele ainda estiver bem quente, despeje por cima do cuscuz e feche bem a assadeira com plástico filme, sem deixar nenhum espaço para sair o vapor. O cuscuz irá cozinhar nesta mistura de chá quente e vapor. Espere uns 15 minutos.

Depois deste tempo, adicione o limão siciliano, o restante dos legumes e a castanha. Prove o tempero e se necessário, acrescente mais sal. Sirva como acompanhamento na sua ceia de Natal.

cuscuz marroquino com frutas secas

É uma excelente opção para o Natal, mas tenho certeza que vai gostar tanto, que vai querer fazer essa receita sempre!

+ Veja todas as receitas que a Magali já fez! +

Tem outras receitas de cuscuz marroquino? Deixe as suas dicas de preparo e ingredientes na caixa de comentários aqui embaixo.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

2 comments

  • Adoro cuscus marroquino !!
    Muito interessante a dica para acompanhamento da seia. Parabéns !!
    Vou ver se faço 💛💗🌲

    • Oi Nilza,

      Espero que tenha ficado bem gostoso! Vi a sua foto no Instagram e adorei!

      Beijos e FELIZ 2017

Comments are closed.