Cupcake de Ovomaltine e Café e o Dia Internacional da Mulher

Quantas vezes você, mulher, leu matérias ou receitas de sobremesas e doces totalmente direcionadas para o sexo feminino?

+ O que fazer para se divertir essa semana em SP. Confira aqui +

E quantas vezes você também teve que justificar pra si mesmo ou pra outros quando comeu um chocolate ou uma coisa mais “fora da dieta”? Ter um dia difícil, estar de TPM, ansiedade, merecimento e muitas outras justificativas para um simples bolo ou barra de chocolate?

E tem mais, quantas vezes ainda você já leu manchetes que diziam “Como driblar a sua obsessão por chocolate” ou algo do tipo e quase sempre essa matéria é publicada em sites e revistas voltadas para o público feminino?

Se a sua resposta foi muitas, inúmeras, suficientes ou mais do que eu gostaria, eu digo que o que eu desejo para este Dia Internacional da Mulher é que você deixe esses esteriótipos e generalizações pra lá e baseie as suas escolhas alimentares – e controle o seu impulso de julgar as escolhas dos outros – no que você realmente gosta e não em uma categoria de gênero, porque existem tantos gostos diferentes quanto mulheres no mundo.

Eu, por exemplo, não sou muito fã de chocolate. Até como e acho gostoso, mas não é nada que eu morra de vontade de comer. Mas que tipo de mulher não gosta de chocolate? Eu, ué!

Às vezes passo um mês inteiro sem colocar um pedacinho de chocolate na boca e frequentemente jogo um bombom fora, porque já passou do prazo de validade.

Mas pensando no Dia Internacional da Mulher, resolvi fazer alguma receita que mexa diretamente com o meu preconceito. Seria muito mais fácil pra mim falar aqui sobre uma receita com cerveja, alguma coisa com carne e comida salgada, mas resolvi tentar fazer algo diferente e unir duas coisas que são totalmente distantes no meu mundo e que eu nunca havia feito antes: chocolate e cupcake.

Confesso que sempre tive um certo preconceito com cupcake. Pra mim sempre foi uma coisa muito girlie, muito delicada, muito bonitinha demais. Sempre me agradou mais a ideia de um bolinho qualquer do que de um cupcake.
Talvez eu sempre tenha tentado me afastar dessa visão de mulher delicada que gosta de coisas fofinhas por que eu nunca fui assim.
Mas sabe qual é o problema de você ser uma mulher delicada e fofinha? Nenhum! Você, mulher, pode ser do jeito que quiser, ou melhor, ser do jeito que é.

E mesmo com toda a minha aversão à cupcakes, coisas muito doces e chocolate demais, hoje deu vontade de fazer um desses doces. Escolhi uma receita de Cupcake de Ovomaltine e Café.
E eu fui lá e fiz. Sabe por quê? Porque eu quis fazer.

E é outra coisa que eu desejo pra você, mulher, neste dia 08 de março. Pare de justificar as suas vontades. Faça simplesmente porque te deu na telha. E se deu vontade de comer um Cupcake no dia de hoje, tá aí a receita.

+ Quer mais receitas com chocolate? Esse bolo de chocolate com beterraba é o meu preferido. Clique aqui +

Cupcake de Ovomaltine e Café
(Rende 12 cupcakes)

cupcake de ovomaltine

Ingredientes:

(Para a massa)

  • 3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/3 de xícara de chá de cacau em pó
  • 1/2 xícara de chá de Ovomaltine
  • 1/4 de xícara de chá de manteiga
  • 3/4 de xícara de chá de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1/4 de xícara de café forte
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

(Para a ganache)

  • 125g de chocolate meio amargo
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 1/2 colher de sopa de café solúvel

Modo de Preparo:

Em um bowl pequeno, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal, o cacau em pó e o Ovomaltine.
Em outro bowl, misture o café, o leite e o extrato de baunilha.
Em um bowl grande, bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Acrescente o ovo e bata bem.
Vá adicionando, então, de forma alternada, a mistura de farinha de trigo e o leite aos ovos batidos com manteiga. Misture bem até obter uma massa homogênea.
Coloque a massa em forminhas para cupcake preenchendo 3/4 da capacidade e leve ao forno pré-aquecido a 170°C por 20 minutos ou até que ao espetar um palito no centro do bolo, esse saia limpo.

Enquanto o bolo assa, prepare a ganache: coloque o chocolate picado e o creme de leite fresco em um bowl e leve ao microondas por 30 segundos. Retire do microondas e mexa bem para homogeneizar.
Adicione o café solúvel e leve ao microondas por mais 30 minutos. Retire e misture bem até obter uma ganache lisa e brilhante. Leve à geladeira por uns 15 minutos.

Quando os cupcakes estiverem assados, retire do forno e deixe-os esfriar.
Quando estiverem frios, faça um corte fundo na superfície dos bolos, porém deixando a base intacta para não escorrer a ganache. Recheie esse espaço com a ganache e cubra com a tampa que tirou do bolo.

Cubra os cupcakes com o restante da ganache e decore da forma como achar melhor: com frutas, chantilly, raspas de laranja, lascas de chocolate, amêndoas, Ovomaltine…

Agora é só se deliciar!

Este cupcake me surpreendeu muito por não ser muito doce e por ficar extremamente macio e fofinho.
Como estávamos falando antes de escolhas, o legal dessa receita é que você pode adaptá-la ao seu gosto: pode comer o bolo puro, sem recheio e sem cobertura, pode rechear com ganache, brigadeiro, nutella, pasta de amendoim ou qualquer outra coisa, e essa regra também vale para a cobertura. O que vale é o que você quer e o que você gosta!

E que essa frase seja guia para esse Dia Internacional da Mulher e para todos os outros dias da sua vida: o que vale é o que você quer e o que você gosta!

+ Polêmicas de alimentação: veja aqui a minha opinião sobre o tema +

E o que eu quero hoje é comer muito Cupcake!

cupcake de café

Essa receita foi inspirada na original do site Food 52, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!