Cupcake de Camomila e Limão Siciliano

Eu gosto de cupcakes. Mas eu acho que o cupcake seria um bolinho perfeito se não tivesse aquela cobertura gordurosa e açucarada por cima. Na verdade, acho que eu gosto mesmo é do bolinho.
Então quando eu comecei a pesquisar sobre diferentes bolinhos e cupcakes que combinassem para tomar com chá, no meio da tarde, lendo um livro ou tendo uma boa conversa, eu pensei que esse cupcake de camomila e limão siciliano ficaria perfeito se eu tirasse a cobertura de manteiga que a receita originalmente sugeriria.

+ Conheça a The Oatery, a nova casa da Quaker com receitas dedicadas à aveia +

Pode ser que assim, sem cobertura, ele pareça mais um muffin ou um simples bolinho, mas pra mim, que não sou grande fã de coberturas, ele ficou delicioso.

Como o sabor de limão siciliano neste cupcake é bem suave, eu dei uma reforçada colocando uma calda da fruta por cima. Mas isso é totalmente opcional e você pode fazer ou não. Se você gosta de cobertura no seu cupcake, pode colocar também. É só procurar uma receita na internet e comer da forma como você gosta mais.

Tenho tido dificuldades para dormir nos últimos dias e por isso, estou procurando técnicas, práticas e receitas que possam me fazer sentir mais relaxada.

Meditação, exercícios de respiração, leituras leves e… chá de camomila!
Além de ser muito gostoso, o chá de camomila tem um efeito calmante muito agradável em mim. Ele não me deixa sonolenta, me sinto apenas mais tranquila e relaxada e por isso posso tomá-lo em qualquer hora do dia ou noite.

Eu recomendo que você compre as flores de camomila de verdade, a granel e não saquinhos já prontos de chá. Isso vai te dar um sabor mais natural, suave e real da camomila.

Então, além de tomar o chá, eu quis fazer algo com a camomila (além das bolsinhas de chá de camomila gelada que coloco nos olhos, para aliviar olheiras) e quando descobri esse cupcake, foi quase como completar um ciclo: chá de camomila, cupcake de camomila, bolsas de camomila para o rosto, estou pensando até em comprar um óleo essencial da flor.

E por mais que esse cupcake tenha manteiga e açúcar, ele é aquele bolinho que vai te trazer uma sensação gostosa de acolhimento, para um momento seu, perfeito para uma pausa no meio da tarde.

Ficou com vontade de provar?

+ Veja outras receitas da Magali Viajante no YouTube +

Cupcake de camomila e limão siciliano

cupcake de camomila

(Rende 12 cupcakes)

Ingredientes:

  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • ½ xícara (chá) de camomila
  • 3 gemas
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 3 claras
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar

Para a calda de limão siciliano:

  • 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • Suco de ½ limão siciliano

Modo de preparo:

Misture ¾ de xícara de açúcar com as raspas do limão siciliano e deixe descansar por 30 minutos, para que o limão aromatize bem o açúcar.

Em uma panela pequena, derreta 1 xícara de manteiga e adicione em seguida as flores de camomila. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre para não queimar. Espere a mistura esfriar totalmente antes de utilizar.

Em um bowl, misture o açúcar aromatizado com as raspas de limão e a manteiga infusionada com a camomila e bata bem com um fouet. Adicione as gemas e continue batendo.

Coloque então a farinha de trigo e o leite alternadamente, apenas misturando cada ingrediente delicadamente, com uma colher de pau, até a massa ficar homogênea e cremosa.

Bata as claras em neve e quando elas já estiverem quase firmes, adicione ¼ de xícara de açúcar. Continue batendo até obter picos firmes.
Adicione delicadamente as claras em neve à massa do bolo, misturando delicadamente.

Coloque a massa em formas de cupcake ou de muffin, untadas e enfarinhadas, enchendo somente até ⅔ da capacidade da forma.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos ou até que ao espetar um palito no centro do bolo, este sair limpo.

Deixe os bolinhos esfriarem.

Para preparar a calda, basta misturar o suco de limão siciliano com o açúcar. Banhe os bolinhos, já frios, um a um, até ficarem bem cobertos e com a superfície brilhante. Sirva-os com raspas de limão e uma xícara de chá de camomila!

Agora é só aproveitar o seu momento!

cupcake de camomila

Uma coisa que eu gostei muito nesse bolinho é que você come as flores da camomila, que por serem cozidas antes, ficam muito agradáveis em sabor e em textura.

Um delicioso motivo para uma pausa no seu dia!

+ KOF: um bom café para uma pausa no meio da tarde +

Quais são as suas táticas para relaxar e dormir melhor? Compartilhe as suas dicas comigo aqui na caixa de comentários.

Essa receita foi inspirada na original do site Little Accidents in the Kitchen, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.

Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

 

Veja mais receitas da Magali Viajante:

+ Refogado japonês de algas marinhas com cenoura e shiitake | Segunda sem carne
+ Mingau de polenta, amêndoas, coco e mirtilo
+ Biscoito de polvilho caseiro 
+ Torta de limão da Bela Gil

+ Abobrinha empanada com parmesão: um aperitivo rápido e delicioso

+ Pudim de doce de leite
+ Missi Roti: o pão indiano vegano que não consigo parar de comer
+ Bolo de limão siciliano e lavanda
+ Poke havaiano: como fazer
+ Canjiquinha cremosa com queijo sem desperdício

 

Reserve o seu hotel por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!