Creme de Espinafre Para o Começo do Inverno

Essa semana começa o inverno, segundo a previsão do tempo amanhã vai esfriar bastante em SP e este Creme de Espinafre será providencial para aquecer você nestes dias frios.

Quer curtir o friozinho de São Paulo? Reserve o seu hotel por este link do Booking

Esta é uma receita muito fácil, prática e versátil: com apenas algumas mudanças, ela se torna uma sopa lisa ou cheia de pedaços de espinafre. Feita de um outro jeito, ela vira um excelente acompanhamento para carnes grelhadas. Você decide o que quer fazer.

A primeira vez que eu fiz – e que provavelmente comi – um creme de espinafre na vida foi na faculdade. Na minha casa o pessoal não era muito fã da verdura do Popeye, mas eu lembro até hoje que gostei muito quando provei este creme pela primeira vez.

+ Conheça Itirapina, uma cidadezinha charmosa no interior de São Paulo +

Aí na semana passada eu recebi um espinafre orgânico lindo do pessoal do Da Terra e hoje enquanto pensava no que poderia fazer com ele, mergulhei em lembranças de mais de 10 anos e voltei àquele dia na faculdade de gastronomia.

Revivi lembranças, tentei lembrar da receita, fui atrás de materiais da época, testei o Creme de Espinafre e finalmente cheguei em um bom resultado para trazer para vocês.

Eu fiz como sopa e essa é aquela sopinha que não é light, mas que faz carinho e te aconchega em um dia frio. Prepare-se, pois o inverno está aí!

+ Torta de abóbora e cebola caramelizada: mais uma receita para o friozinho +

Creme de Espinafre
(Para duas pessoas)

creme de espinafre

Ingredientes:

  • 1/2 maço de espinafre
  • 1/2 cebola
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de leite frio
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Noz moscada

Modo de preparo:

Esse creme tem um preparo simples e nada mais é do que um molho béchamel misturado com o espinafre.

Pique a cebola e em uma panela funda, coloque a cebola, 2 colheres de sopa de manteiga e a farinha de trigo. Misture bem e leve ao fogo médio até a mistura obter uma coloração levemente amarelada e começar a ter um aroma mais amendoado, perdendo o aroma de farinha crua.
Neste ponto, adicione todo o leite de uma só vez, mexendo bem com um fouet para não empelotar.

O segredo do béchamel é sempre usar o roux (mistura de farinha + manteiga) quente e o leite frio, ou vice-versa.

Tempere com sal, pimenta e noz moscada ralada e cozinhe em fogo médio até obter um creme consistente e sedoso, como um molho branco.
Se você for fazer uma sopa, como eu fiz, deixe o creme um pouco mais líquido. Caso queira usar o creme de espinafre como um acompanhamento, é só cozinhar mais o béchamel para ele ficar bem grosso. Retire do fogo.

Lave e seque bem as folhas de espinafre e pique-as grosseiramente. Em uma frigideira, coloque a manteiga restante e refogue levemente o espinafre até ele murchar.

Misture o espinafre refogado no béchamel (mais espesso ou mais líquido, como desejar).

Se você for servir o creme de espinafre como uma sopa, há duas opções: uma com mais textura, com os pedaços do espinafre somente misturados ao creme, ou um mais liso e com sabor mais forte da folha. Neste caso, basta bater a mistura no liquidificador.

creme de espinafre receita
O creme mais liso, batido no liquidificador

 

Corrija o tempero e sirva com um fio de azeite, um pãozinho e um pouco de queijo parmesão. Fica uma delícia no friozinho!

creme de espinafre com creme de leite
Ou com mais textura, com pedaços de espinafre e parmesão

 

+ Crème Brûlée: sobremesa francesa com muito estilo +

Se for servir como acompanhamento, fica ótimo com carnes grelhadas e milanesa.

De qualquer jeito que decidir servir, é um prato fácil e rápido de fazer, além de ser delicioso.

Se quiser tomar um vinho, fique atento, pois o espinafre sozinho costuma favorecer um sabor amargo ou metálico na bebida. Misturado com manteiga e queijo, como o caso desta receita, um Pinot Noir da Nova Zelândia ou tintos italianos mais leves podem ser uma boa escolha!

Pode vir inverno, já estou pronta!

Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,TwitterYouTube, BlogLovin e Pinterest. Segue lá!

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *