Creme de Cenoura com Biomassa de Banana Verde | Magali Cozinha

Semana passada eu comprei algumas bananas na feira que não amadureceram. Tentei de tudo: deixei junto das super maduras, coloquei no sol, pus dentro de um saco fechado, joguei álcool e nada. Continuaram verdinhas como dólares.

Fiquei com dó de jogar fora. E lembrando das resoluções de ano novo, comecei a pensar no que eu poderia fazer de gostoso com elas. Foi aí que eu lembrei da tal da Biomassa de Banana Verde. Eu odeio este nome, biomassa. Lembra nome de combustível ou de algo que não é feito pra comer, tipo biodiesel. Mas deixando as reflexões sobre o nome pra lá, decidi dar uma de Bela Gil e encarar a biomassa de frente.

+ Saiba quais foram as resoluções de Ano Novo da Magali +

Procurei algumas receitas na Internet (algumas pareciam absurdas, outras mais factíveis) e selecionei três para fazer. Duas deram certo e uma nem tanto e eu vou postando ao longo do mês aqui no blog as minhas experiências com a biomassa.

A minha conclusão é que ela é um espessante incrível pra quem não quer usar creme de leite ou farinha. O sabor é super neutro, por isso se adequa bem tanto a receitas doces como salgadas e é facílima de fazer. Vale a tentativa!

+ Veja seis lugares incríveis para ir de bike em SP +

A receita que eu testei e que achei que a Biomassa contribuiu mais foi um Creme de Cenoura que apesar de não levar um pingo de leite, manteiga ou creme de leite, fica super cremoso. Aproveita que o nosso verão está com cara de outono e faz mais essa sopinha, super saudável e à prova de dietas sem glúten, sem lactose, sem gordura, sem nada sem sabor e veja como as suas bananas verdes que teimam em não amadurecer podem ser super aliadas na cozinha.

Creme de Cenoura com Mel, Tangerina e Cominho
(Dá para quatro pessoas)

creme de cenoura

Ingredientes:
– 3 bananas verdes (tem que ser verde mesmo, não dá certo com a banana madura)
– 3 cenouras médias
– 1 dente de alho
– 1 alho poró
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– 1 litro de caldo de legumes
– 1 ramo de tomilho (ou outra erva de sua preferência)
– 1/4 de xícara de suco de tangerina
– 1 colher de sopa de mel
– 1 colher de chá de cominho
– Sal a gosto

Modo de Preparo:

Para fazer a biomassa, lave bem as bananas e coloque na panela de pressão, com água suficiente para cobri-las. Cozinhe por oito minutos depois de “pegar pressão”.
Tire a pressão da panela, descasque as bananas, e bata-as no liquidificador, com um pouco de água, ainda quentes. Vá adicionando água aos poucos, até obter um purê cremoso e liso. A quantidade de água dependerá de quão macia as bananas estiverem e da potência do seu liquidificador. Eu usei 150 mL de água, mas pode ser que você tenha que usar mais ou menos.
Quando as bananas se tornarem este purê liso, a biomassa estará pronta.

Pique o alho e o gengibre. Corte a cenoura e o alho poró em rodelas grossas (não precisa tirar a casca da cenoura, ela tem nutrientes, gosto de cenoura e não atrapalha na textura). Não precisa picar muito bonitinho, pois depois tudo será batido no liquidificador, só é importante que os pedaços de cenoura e alho poró tenham um tamanho uniforme para cozinhar por igual.
Refogue o alho e o gengibre em um pouco de azeite e em seguida, acrescente a cenoura, o alho poró e o tomilho. Refogue bem, tempere com sal e acrescente o caldo de legumes (feito em casa, os industrializados não estão com nada). Cozinhe por uns 30 minutos com a panela tampada, até os legumes ficarem macios.

Quando os legumes estiverem cozidos, coloque-os junto com o caldo no liquidificador, acrescente 1/2 xícara de biomassa, o cominho, o suco de tangerina e o mel. Bata bem até obter um creme lisinho e beeeem cremoso. Prove e se necessário, corrija o sal.

Agora é só servir essa delícia e ver como o creme de leite não faz nenhuma falta por aqui. Pode comer sem culpa!

(Essa é uma receita testada do site M de Mulher.)

+ Quer mais receitas de sopa? Aprenda a fazer um delicioso creme de batatas +

Use a #MagaliViajante para postar as fotos das receitas que você aprender aqui nas mídias sociais. A sua foto pode aparecer no instagram da Magali.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!

 

6 comments

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *