Como e Por Que Conhecer a Falha de San Andreas na Califórnia

Muitos de vocês talvez conheçam a Falha de San Andreas por causa do filme homônimo de 2015 e alguns talvez nunca tenham nem ouvido falar do tal acidente geológico.

falha de san andreas

+ Provamos a nova Chocofritas do Burger King. Assista +

Eu já tinha ouvido falar vagamente, mas confesso que sabia bem pouco sobre a falha. O Thiago, que é mais ligado em geologia e história natural, já se interessou por passar pela falha e saber um pouco mais da história assim que decidimos que iríamos viajar para a Califórnia.

Se você não sabe do que eu estou falando, a Falha de San Andreas é um acidente geológico que separa duas placas tectônicas e que passa por toda a Califórnia, de norte a sul. Por causa dessa falha, a Califórnia é um estado que está sujeito a grandes terremotos, como o grande terremoto de San Francisco, em 1906 e o mais recente em 1989.

Dizem que cientificamente, já passou da hora de um novo terremoto na região e que um grande sismo deverá acontecer nos próximos 30 anos.

Dado o interesse do Thiago, começamos a pesquisar sobre possibilidades de passeios e tours para entender um pouco mais sobre a Falha de San Andreas e foi aí que conhecemos a Red Jeep Desert Adventures, que faz diferentes passeios na região de Palm Desert, no sul da Califórnia.

falha de san andreas real
O Red Jeep

 

Eu sei que você, que está lendo este post sobre um passeio para ver uma falha geológica, está pensando que conhecer a Falha de San Andreas deve ser a coisa mais chata do mundo, um passeio apenas para arqueólogos e estudiosos do meio ambiente, mas eu te garanto, o passeio é super legal e traz uma visão completa da história da região.
E quem tá dizendo isso não é o Thiago, que quando criança sonhava em ser arqueólogo, mas eu, que não entendo nada disso e me interesso pouco pelo assunto.

+ Veja onde se hospedar em Palm Springs +

A verdade é que o passeio da Red Jeep falará sobre a Falha de San Andreas, mas focará na natureza da região e te levará para conhecer paisagens lindíssimas e muito diferentes das que temos aqui no Brasil.

A Red Jeep oferece seis tipos de tours diferentes pelo deserto, incluindo alguns à noite para ver as estrelas, mas nós fizemos o San Andreas Fault Jeep Tour, começando cedinho.

falha de san andreas fotos reais
O casal que fez o passeio com a gente e o Greg, nosso guia

 

O tour começa às 8h30 e sai de Palm Desert, uma cidade pertinho da cenográfica Palm Springs.
Todo o passeio é feito em um jeep vermelho com capacidade para sete pessoas.
Os guias são especialistas em natureza, geografia, geologia e história da região e sabem as respostas para absolutamente todas as perguntas sobre o assunto.

falha de san andreas california
Sair cedo para fazer o passeio da Falha de San Andreas tem suas vantagens, como esse belíssimo nascer do sol que peguei na estrada

 

O bacana do tour da Red Jeep – e que é a única empresa que oferece este tipo de passeio para ver a Falha de San Andreas na região de Palm Desert – é que todo o tour acontece dentro de uma propriedade privada, ou seja, é impossível você conhecer ou andar por lá por conta própria. Uma experiência única, oferecida para poucas pessoas de cada vez.

O tour começa com uma breve explicação do que é a Falha, de como acontecem os terremotos e com a boa notícia de que a região do sul da Califórnia não é propícia para grandes abalos sísmicos.
Ufaaa, aí começamos a respirar mais tranquilos. Já imaginou estar lá no meio das montanhas e a terra começar a mexer?

falha de san andreas imagens
Vamos começar o passeio?

 

Em seguida, o Jeep segue pelo deserto de Colorado e aí que eu me surpreendi bastante.
Foi a primeira vez em que eu visitei um deserto e a paisagem é totalmente incomum para os nossos olhos. Quente, seco, árido, sem vegetação, só areia, tons de bege e marrom, quase sem vida. Quaaaaase, eu disse.
O Colorado Desert é uma das casas do papa-léguas, igualzinho aquele do desenho. Por lá também há muitos pássaros, cobras e coiotes, pena que não vimos nenhum durante o nosso passeio.

falha de san andreas a maior falha geologica do mundo
Eu desacreditando na paisagem do deserto

 

Depois de passear um pouco de jeep, começamos a subir e a paisagem começou a mudar bastante. A falta de vida e os tons beges começaram a dar lugar a muita vegetação, áreas verdes e fontes de água. Não, não era uma miragem, estávamos em um oásis.

imagens da falha de san andreas na california
Vegetação no meio do deserto? Não é uma miragem, é um oásis!

 

Lá aprendemos mais sobre a história dos índios Cauhilla, que viveram na região no século XVIII. Hoje ainda existem alguns Cauhilla, mas eles não moram mais na área que visitamos e sim, em cidades próximas.

Sempre que eu me deparo com a história de um povo antigo, fico abismada como há sabedoria e ensinamentos tão atuais, mesmo para os dias de hoje.
Eles sabiam fazer calçados, casas, protetor solar, comidas elaboradas e remédios a partir de coisas simples que encontravam no deserto.
Os Cauhilla também eram uma sociedade em que as mulheres tinham voz: elas que escolhiam seus maridos de acordo com sua aparência e habilidades, podiam escolher ter filhos os adotá-los e podiam até se separar do marido.
Isso no século XVIII e ainda tem gente que parece que não entendeu o poder feminino.

Nesse oásis, além de saber como a civilização Cauhilla se organizava, ainda conhecemos algumas plantas do deserto e suas funções, experimentamos algumas delas e procuramos por coiotes e cobras (eu tava morrendo de medo, mas queria ter visto).

falha de san andreas curiosidades
Os Cauhilla faziam um tipo de tortilla a partir deste grão, que é incrivelmente doce

 

Mas ainda não tínhamos chegado no ponto alto do passeio: a tal da Falha de San Andreas.

Voltamos para a paisagem árida do deserto e subimos mais ainda com o jeep.
Então chegamos em um lugar que lembrava uma mistura das imagens que vemos de paisagem lunar com o paisagem de Jedha, do Star Wars Rogue One (sim, eu assisti). Um monte de pedras, formações rochosas, montanhas, areia e só.

imagens da falha de san andreas
Estou no Planeta Terra?

 

Começamos a andar pelas trilhas e subir as pedras. Aqui o passeio fica mais emocionante pois você vai andando exatamente em cima da falha.
Em alguns pontos, a falha é bastante larga e dá pra passar várias pessoas ao mesmo tempo, mas em determinados lugares, a distância entre uma rocha e outra é tão pequena que uma pessoa tem que passar de lado, tomando cuidado pra não se arranhar.

fotos da falha de san andreas
Quem tem quadril largo tem que ficar de lado pra passar

 

A subida é cansativa, mas você não precisa de nenhum preparo físico e pode fazer no seu tempo. Ela é curtinha, uns 15 minutos no máximo e o pessoal da Red Jeep levam para subidas mais fáceis ou mais difíceis de acordo com a idade e perfil dos participantes.

A nossa foi uma das mais difíceis, mas valeu a pena. A vista do Coachella Valley lá do alto do deserto é inacreditável!

Lá no alto, tive uma sensação de gratidão, de fazer parte do mundo e de eu ser insignificante frente aquela imensidão, tudo ao mesmo tempo.
Mas não posso negar que tive aquela sensação de “I’m the king of the world”…

falha de san andreas estados unidos
Olha a paisagem lá do alto!

 

Então descemos da montanha, voltamos para o Jeep e terminamos o passeio novamente em Palm Desert.

Ali aprendi coisas que nunca havia ouvido antes (e que provavelmente não aprenderia na minha vida normal), vi paisagens inimagináveis e me reconectei com a natureza.
Quer mais motivos para fazer esse passeio?

Afinal, viajar tem tudo a ver com aprender novas coisas, descobrir novas culturas e acima de tudo, se desafiar a fazer coisas novas e sair do seu mundinho de sempre.

Agora eu sou fã de lugares com acontecimentos geológicos e dou muito mais chance para outros aspectos da natureza além de praias.

Foi uma mega passeio legal em 2016. Valeu Red Jeep pelo convite e Thi, por aguçar minha curiosidade!

+ Se quiser saber mais sobre este passeio, é só assistir ao vídeo clicando aqui +

*A equipe do Magali Viajante fez o passeio à convite da Red Jeep Desert Adventures, porém toda a experiência relatada aqui é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Pra conhecer todos os passeios da Red Jeep, acesse: http://red-jeep.com/

Deixe aqui nos comentários quais foram as suas melhores experiências de viagem de 2016.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!