Como é Passar o Natal em Ushuaia, na Patagônia Argentina

*Por Mari Juk

Sabemos que o final do ano está longe, mas se você é daqueles que gosta de planejar as coisas com bastante antecedência, o post de hoje conta como é passar o Natal em Ushuaia.

patagônia argentina

Reserve o seu hotel em Ushuaia.

Se você gosta de passar um Natal fofinho, daqueles com bonecos de neve, saiba que Ushuaia será bem diferente.

A cidade mais ao sul do planeta tem muitas atividades de eco turismo, como as trilhas do Parque Nacional Terra do Fogo. Tem mergulho, passeio de barco, de helicóptero, mas nada de Natal na frente da lareira com meias vermelhinhas.  No verão a média de temperatura é de 10°C. Frio para nossos padrões, mas longe de ser aquele cenário nevado dos filmes.

Ushuaia é uma cidade misteriosa. No passado, foi destino de criminosos. O Presidio Nacional começou a ser construído em 1902 e chegou a abrigar mais de 600 condenados. Durou 45 anos e hoje é um museu pitoresco.
Também é uma cidade bonita  para se admirar de longe, com as montanhas semi nevadas ao fundo. Um passeio de barco pelo Canal de Beagle revela esta paisagem de cartão-postal.

patagônia
O centro de Ushuaia visto da cabine do barco quentinho

A navegação no Canal de Beagle é imperdível. Neste passeio bacana dá para ver de perto uma ilha inteira de leões marinhos, outra de cormorões (aves típicas da região) e o lindo Farol Les Éclaireurs (“Os Patrulheiros”, em tradução livre).  Para fazer um passeio bacana escolha uma empresa com barcos pequenos. Além de ter menos gente disputando o deck, o barco menor chega bem pertinho das ilhas. É Nat Geo ao vivo!

ushuaia argentina
O farol está ativo desde 1920 e hoje funciona com painel solar

 

As trilhas da região são um capítulo à parte.  De forma independente e segura, é possível subir a montanha do Glacial Martial, que fica a 7 km da cidade. Só precisa ter pique e fôlego e você pode programar uma recompensa para o final. No pé da montanha fica A Cabaña Casa de Chá, uma casinha de boneca com quitutes quentinhos. Aconchego puro!

natal em ushuaia
Lá de cima a gente tem uma vista panorâmica de Ushuaia

Também é imperdível fazer as trilhas do Parque Nacional Tierra del Fuego, como a linda Senda Costera margeando a Bahia Lapataia e passando por bosques de vegetação local. Além desta, são mais 4 trilhas de distâncias e dificuldades diferentes.

terra do fogo
O tempo nublado empresta uma cor verde-cinza na paisagem. É deslumbrante.

 

A cereja do bolo é a trilha da Laguna Esmeralda. Saindo na direção oeste da cidade não é difícil encontrar a área de estacionamento na Ruta 3. Lá começa a trilha de 4,8 km muito bem sinalizada, com pontos de encontro numerados e placas com o telefone de emergência local. A trilha passa por bosques, pedras, uma área extensa de turba (uma vegetação esponjosa e húmida) e segue margeando um riacho. Todo o esforço vale a pena para ver a lagoa emoldurada com picos nevados ao fundo.

ushuaia o que fazer
Paisagem incrível esperando os seu olhar de contemplação

 

E o Natal? Na Argentina e em outros países latinos a comemoração se chama Noche Buena. Como no Brasil,  amigos e familiares se reúnem para trocar presentes e ceiar a meia noite. Um prato típico é de origem italiana, chamado Vitel Toné. Tem carne de terneiro, atum, alcaparras, creme de leite e anchovas. Faz todo o sentido um prato da Patagônia que combina carne de pasto e mar.
Como a cidade é pequena, poucos restaurantes ficam abertos na noite de 24/12. Eles oferecem um “menu navidad” com 3 a 4 pratos e podem custar bem mais do que uma refeição regular. Vale a pena se programar com antecedência  e escolher um lugar bacana para ceiar.

O turismo de Verão em Ushuaia é bem organizado e existem várias empresas que oferecem tours com guia e motorista. Porém para garantir os passeios neste período, sugerimos alugar um carro e fazer trilhas por conta própria.
Também sugerimos chegar na cidade alguns dias antes. Assim dá para garantir os serviços que poderão fechar nos dias de festa.
Ushuaia é um destino surpreendente que vale a pena conhecer. Se você gostar de neve, mas neve de verdade, também não pode deixar de aproveitar a cidade no Inverno. A temporada de ski por lá é super quente!

Leia mais posts do Magali Viajante sobre a Argentina:

+ Qual alfajor trazer da Argentina?
+ 10 informações práticas para a sua viagem para Buenos Aires
+ 8 pontos turísticos de Buenos Aires que você não pode deixar de conhecer
+ 2 empanadas deliciosas para provar em Buenos Aires
+ 4 parrillas para conhecer em Buenos Aires

Reserve o seu hotel em Ushuaia por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!

Submit a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *